LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Dilma Rousseff defende globalização da supervisão da internet após recuo dos EUA

11 de novembro de 2015 13

A presidenta Dilma Rousseff participou do Fórum de Governança da Internet e em um vídeo transmitido na abertura oficial do evento ela defendeu a ‘globalização’ da ICANN (Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números).

A entidade é responsável pelas funções mais primárias para que a internet funcione corretamente, como a alocação do espaço de endereços do Protocolo da Internet (IPv4 e IPv6), a administração do sistema de nomes de domínio, gerenciamento do sistema de servidores-raiz, entre diversas outras funções importantes.

A polêmica é que a ICANN é subordinada ao Governo dos Estados Unidos e, de acordo com o pronunciamento da presidenta, as funções centrais da internet devem ser de caráter global. Essa é uma luta que vem sido travada há algum tempo, e os defensores da democratização do "controle da internet" tem perdido um pouco de território.

Um importante desafio diz respeito à conclusão de reforma do sistema de supervisão das funções centrais da internet, que deve resultar em uma estrutura de caráter global que efetivamente responda as demandas e anseios da sociedade e preste contas de sua atuação

Há alguns meses, o debate ganhou forças com a notícia de que os EUA estavam dispostos a abrir mão do controle da ICANN e globalizar a corporação. Porém, o país de Obama impôs algumas condições para que isso ocorresse, e o prazo para que elas fossem cumpridas seria até setembro de 2015.

Trinta experts foram incluídos na questão, incluindo três brasileiros: Demi Getschko, um dos pioneiros a implantar a rede no país e presente no Hall da Fama da Internet; o secretário-executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), Hartmut Glaser; e o chefe da Divisão de Sociedade e Informação do Ministério das Relações Exteriores, Jandyr Ferreira dos Santos Junior.

Porém, o processo ainda está em andamento para se chegar à globalização da ICANN. Os Estados Unidos adiaram para pelo menos até setembro de 2016 o fim do contrato entre o governo americano e a ICANN, ou seja, um ano além do previsto. Isso já esperado, e foi formalizado no dia 8 de agosto, dois meses após a movimentação para o cumprimento das exigências dos EUA. E ainda assim, não está garantido que o fim do contrato irá acontecer.

Dilma disse que “todos devem participar de decisões, não um país, ou grupo de poucos países, com ascendência sobre os demais”.

Arranjos intergovernamentais que excluam não são aceitáveis. Não são também aceitáveis arranjos de supervisão de apenas um ou poucos países.

A presidenta também voltou a questionar a espionagem universal das agencias americanas de inteligência, algo que ela já havia colocado em debate na ONU, há dois anos. "Não há oposição de multissetorialismo e multilateralismo: alguns temas requerem atuação multilateral”, disse Dilma.


13

Comentários

Dilma Rousseff defende globalização da supervisão da internet após recuo dos EUA
  • O ponto de vista dela e de outos paises que apoiam o fim do monopólio americano a internet e o fim da espionagem mundial esta correto ao meu ver, só falta ele ser e ter opiniões corretas em outras áreas (muitas aliás) .....

      • Na verdade o apoio aí não é somente ao fim do controle americano... É passar o bastão deste controle para os outros países.

        Ou seja, cada um "espionando" seu próprio povo, sendo isso uma ação mundial e normal.

      • Essa ordinária não nos representa, deveria o quanto antes parar de falar em nome dos brasileiros. Que vá saudar a mandioca e estocar vento o quanto quiser, mas por conta própria, bem longe do planalto.

          • Representa todos os 52kk que votaram nela!

              • Os 40 milhões de parasitas bolsistas, ccs, cumpanheirada, e também milhões arrependidos por acreditaram em suas mentiras de campanha. Hoje já não governa coisa nenhuma, tem reprovação acima de 90%, se tivesse dignidade (e com certeza não tem) já teria renunciado.

                  • NAO SOU A FAVOR DO GOVERNO, MAS VC ESTA ASSISTINDO MUITA TV(GLOBO).

                      • uai... a globo é favor do PT. Tanta merda q esse partido ta fazendo e preferem mostrar outras notícias...

                        "quem não é visto não é lembrado". Está havendo uma manifestação pacífica em frente ao congresso (acampados). Até agora não vi a globo mostrar isso.

                        Fora a moça do tempo (Maju). No mesmo dia que o marido dela (dono de uma empresa q fez umas maracutaias pro PT) foi acusado, colocaram aquela notícia de discriminação racial contra ela. Sou contra a discriminação (d qq tipo, claro), mas essa "coincidência" aí só pra tirar o foco, foi d lascar!!

                        Pesquisa mais!! papai google ta aí, não só pra procurar letra de música, mas pra informações tb. De preferência, de sites diferentes

                          • Não mesmo, tu está falando isso pra uma pessoa que nem lembra quando ligou a TV a última vez, e mesmo o que assisto sei filtrar. Minhas posições contra o PT vem de MUITOS anos antes inclusive do Lula ser eleito, já trabalhei terceirizado para prefeitura em Porto Alegre e vi de perto os desmandos desse pessoal e seus comissionados (na época a prefeitura era petista). Já sabia o que iria acontecer, só analisar um pouco de história pra ver os rumos de qualquer país que caiu nas mãos de governos populistas. São realmente parasitas, difíceis de se livrar.

                              • Trabalhador terceirizado existe em qualquer esfera no Brasil: federal, estadual, distrital e municipal. Isso também se aplica aos funcionários comissionados. Em outras palavras, os "desmandos" são praticados por todos os partidos, e não apenas pelo PT.

                                Sem falar que o tipo de trabalho a que vc foi submetido pode se tornar padrão no Brasil caso o PL 4330/04 (terceirização em qualquer atividade) seja aprovado. A oposição votou em peso a favor desse projeto e quando isso acontecer, vc saberá quem foram os responsáveis por esse "desmando" (retrocesso).

                                  • Me entendeu mal, não tive qualquer problema em trabalhar de forma terceirizada (foi para algo específico e por curto período), o que falo é a respeito de práticas de apadrinhamento que acabei vendo de perto na época. Claro que nenhum partido está isento, mas no PT isso me parece mais extremo.

                          • Isso ainda vai dar o que falar... A galera da liberdade a todo custo, a galera das teorias de conspiração, a galera que apoia a volta da ditadura... São vários lados de uma história.

                              Android

                              Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                              Android

                              Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                              Windows

                              Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                              Economia e mercado

                              Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista