05 Agosto 2015
A Microsoft Research é uma divisão da companhia dedicada a criar projetos e protótipos bem interessantes e se dedica a pesquisas que muito nos interessa, por exemplo, a melhoria da autonomia de baterias dos smartphones. Recentemente a equipe demonstrou um novo conceito chamado SemanticPaint. A proposta é permitir que o usuário possa interagir com uma reprodução em 3D dos objetos ao seu redor, com recursos como colorir apenas tocando com os dedos.
O sistema utiliza o Kinect para "ver", reconhecer e renderizar o cenário onde você estiver, incluindo os objetos disponíveis, como cadeiras, mesas, livros. Ele reconstrói então o cenário com uma malha 3D revestida de uma cor cinza. O sistema reconhecerá a superfície deles e você poderá nomeá-los, assim o SemanticPaint aprenderá o nome daquele objeto e utilizará as tags que você utilizar para nomear outros idênticos no futuro. E, por fim, como o nome sugere, você poderá com um simples toque, cobrir o objeto com a cor desejada, com diferentes tipos de comandos.
Confira o vídeo:
O sistema aprende continuamente a partir dessas segmentações e de tags novas partes que não estão sendo visualizadas do ambiente. A Microsoft também explica que a abordagem é totalmente online, o que permite que o processo de aprendizado e reconhecimento seja muito mais rápido que os sistemas offline.
Isso fornece aos usuários respostas em tempo real e contínuas de reconhecimento durante a captura, o que lhes permite corrigir erros imediatamente na segmentação e/ou aprendizagem - uma característica que tem sido até agora indisponíveis nos métodos de lote e offline. Isto leva a modelos adaptados ou personalizados especificamente para ambientes do usuário e classes de objetos de interesse, abrindo o potencial para novas aplicações em realidade aumentada, design de interiores e navegação humano/robôs.
As aplicações possíveis e o potencial dessa nova tecnologia são bem abrangentes. Por exemplo, a geração de mapas de ambiente personalizadas com segmentações semânticas que podem ser usados por pessoas com deficiências visuais; reconhecimento e segmentação de objetos para jogos de realidade aumentada que "compreende" o ambiente do jogador para determinar colisões e interações físicas; planejar a reforma de uma construção e design de interiores, entre muitas outras possibilidades.
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