LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Limitação da internet: 21 projetos sobre o tema já foram apresentados na Câmara e Senado; conheça

03 de junho de 2016 8

A questão da franquia na internet fixa não ganhou apenas a internet. O assunto é também um dos que mais movimenta os parlamentares na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. A ponto de, acima das questões ideológicas, ter colocado até mesmo Jean Wyllys (PSOL-RJ) e Eduardo Bolsonaro (PSC-SP) em uma mesma frente parlamentar, apesar de estarem em polos opostos na maioria das outras discussões.

Até agora, foram apresentados 21 projetos de lei sobre o tema. Oito circulam na Câmara com a intenção de obrigar as operadoras a oferecerem um plano ilimitado. Outras quatro propostas tentam proibir corte ou redução de velocidade na internet. E nove projetos, sendo sete na Câmara e mais dois no Senado, querem impedir a venda de planos com franquia.

Um desses projetos foi criado por iniciativa popular, por meio do portal e-Cidadania, do Senado. E foi a proposta que obteve adesão mais rápida até o momento nesta ferramenta, reunindo mais de 20 mil assinaturas em seis dias. O projeto agora está em discussão na Comissão de Legislação Participativa.

No mesmo dia em que a Anatel publicou no Diário Oficial a suspensão da venda de qualquer plano de internet fixa, em 21 de abril, foi criada a Frente Parlamentar Mista pela Internet Livre e Sem Limites. São 228 deputados e seis senadores, incluindo Wyllys e Bolsonaro. Apesar das diferenças ideológicas, ambos, assim como tantos outros, se unem ao menos neste assunto. No entanto, ainda não foi possível sequer costurar os dez princípios norteadores da frente, em parte pelo gigantesco tamanho, em parte pelas gritantes diferenças de viés entre os participantes.

A briga ainda promete ser longa. A Anatel declarou recentemente que não pretende interferir no modelo de negócio que as operadoras pretendem utilizar, vendendo planos limitados ou não. Enquanto isso, a Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara aprovou uma audiência pública para debater o assunto com a Anatel, consumidores e operadoras. Desta vez, esperamos maior participação do que a das audiências realizadas pela Anatel, em 2013.


8

Comentários

Limitação da internet: 21 projetos sobre o tema já foram apresentados na Câmara e Senado; conheça
  • Esse negocio de limitação é a maior sacanagem que eu já vi na vida.

      • Por zeus. Bostanaro não. Esse ser desprezível devia era estar preso. Isso sim. Prisão para o Bostanaro já.

          • Fico em dúvida se o Bolsonaro é um propagandista genial ou um político imbecil. As besteiras que ele fala geram visibilidade aos projetos importantes que ele encabeça. Da forma errada... - sim, eu concordo! - ...ele é a única... - não consigo usar a palavra 'melhor' no cenário político brasileiro. - ...única opção que temos. Caso contrário, mergulharemos em uma onda de corrupção com o Aécio, numa ditadura comunista com o Lula ou numa dieta vegana com a Marina. (Temerosa com todas, porém, a última opção me da calafrios.)

              • #BOLSONARO_2018

                  • prisão porque o animal? se eles não são corruptos e não cometeram nenhum crime.

                      • Bolsonaro não tem papas na língua. Tem coisas que ele fala que acho certo. E ele não tem pena de preso, de bandido. Também não tenho, então é like.

                        • A Anatel declarou recentemente que não pretende interferir, ou seja está tirando o dela da reta e se isentando de responsabilidade pelo modelo de franquia.

                            • Está apenas se resguardando da pressão popular, ou seja, não fará mais pronunciamentos em público defendendo posicionamentos que anteriormente proferiu em defesa dos interesses das operadores. Mas com certeza vai continuar a apoiar os planos destas por de trás das aparências, pode ter certeza. Para mudar o posicionamento da Anatel, só tirando o seu Diretor.

                              Queridinha! Netflix é o aplicativo de streaming favorito dos brasileiros, diz estudo

                              TudoTV: 10 desenhos animados para voltar à infância com o Prime Video e HBO Max

                              TIM anuncia promoção de Dia das Mães com desconto de até R$ 3 mil em celulares e sorteios semanais