LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

E aí, vai melhorar? Anatel estuda liberar mais frequências para uso da telefonia móvel

30 de setembro de 2016 0

A Anatel, em uma mais uma medida que visa beneficiar as operadoras e, consequentemente, os usuários, coloca em consulta pública durante os próximos 60 dias um proposta para liberar a frequência de 2,3 e 2,5 GHz, atualmente ocupadas pelas emissoras de televisão. Com essa fatia de espectro vaga, os serviços de telefonia e acesso à internet poderiam ter sua qualidade melhorada.

Essa proposta tem como objetivo resolver um problema que não afeta diretamente o consumidor, mas, principalmente, as emissoras na realização de reportagens externas, ou os famosos "links", como se diz nos telejornais. Acontece que para haver essa transmissão do local até a sede da emissora, a faixa de 2,4 GHz é utilizada e, devido a isso, são causadas interferências com sistemas Wi-Fi.

De acordo com Rodrigo Zerbone, relator da proposta, a utilização da frequência acaba não sendo de forma completa e a melhor solução para isso é a troca de espectro. Enquanto as operadoras passariam a usar as faixas citadas anteriormente, as emissoras de televisão ficariam com as de 2025 MHz a 2110 MHz e 2200 a 2300 MHz somente para os serviços de SARC e RpTV (repetidoras). Já para as reportagens móveis seriam liberadas as faixas de 3,3 a 3,4 GHz, não causando assim mais nenhum tipo de interferência com outros sinais.

Além disso, conforme já estabelecido em Decreto Presidencial, fica também incorporado pelos regramentos da Anatel a fixação da data limite de ocupação dos 700 MHz pela radiodifusão até o ano de 2018. Vamos torcer para que essa boa proposta seja aprovada e o país finalmente, ou ao menos comece, a solucionar todos os entraves ligados a esse assunto.


0

Comentários

E aí, vai melhorar? Anatel estuda liberar mais frequências para uso da telefonia móvel

Queridinha! Netflix é o aplicativo de streaming favorito dos brasileiros, diz estudo

TudoTV: 10 desenhos animados para voltar à infância com o Prime Video e HBO Max

TIM anuncia promoção de Dia das Mães com desconto de até R$ 3 mil em celulares e sorteios semanais