LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Redmi Note 13 Pro 4G vs Galaxy A54: qual celular tem conjunto mais completo? | Comparativo

15 de março de 2024 24

O Redmi Note 13 Pro 4G é uma das novidades da chinesa para o segmento intermediário, com alguns diferenciais que prometem compensar a falta de uma rede 5G. Mas para ser uma das melhores opções da categoria, ele terá que mostrar ser capaz de bater um de seus principais concorrentes: o Galaxy A54.

Neste embate entre Xiaomi e Samsung, qual smartphone entrega o melhor conjunto para o usuário? Você confere a resposta em detalhes agora, no Comparativo do TudoCelular.

Índice do Comparativo

Design e conectividade

Redmi Note 13 Pro 4G

Iniciamos pelo design destes aparelhos com a mesma estratégia de inserir as câmeras diretamente na tampa, sem um bloco saltado ao redor. A diferença é que a chinesa preferiu usar aros gigantes para dar destaque às lentes, enquanto a coreana utilizou a mesma posição que os modelos mais caros da marca.

Mesmo assim, as fabricantes optaram por uma estrutura de plástico neles. Só que o Redmi tem um acabamento fosco do mesmo material na traseira, e o Galaxy avança mais para um vidro na parte de trás, coberto com Gorilla Glass 5 para proteger contra arranhões.

Samsung Galaxy A54

Na frente, ambos utilizam um notch em forma de furo e um leitor biométrico sob a tela. O Note 13 Pro tem o corpo mais fino e leve, fora a presença do emissor de infravermelho. Já o A54 responde com uma resistência IP67, com proteção contra poeira e água superior à IP54 presente no concorrente.

A dupla fornece opção para expandir o armazenamento, por meio da gaveta híbrida que divide o slot para cartão microSD com o espaço para o segundo chip de operadora. Em conectividade, a Xiaomi tem um Bluetooth 5.3 mais avançado que o 5.2 da rival. Por sua vez, a Samsung oferece Wi-Fi de sexta geração, com mais benefícios que a quinta da concorrente. Ao menos, o NFC está presente nos dois, para pagamentos por aproximação.

Com a construção mais premium e o design com resistência superior, o A54 abre o placar.

Melhor construção

Galaxy A54

Melhor proteção contra arranhões

Galaxy A54

Visual mais moderno

Ambos

Slot é híbrido ou dedicado?

Ambos

Melhor solução do notch

Ambos

Melhor solução da biometria

Ambos

Melhor certificação de resistência

Galaxy A54

Qual é mais fino e leve?

Redmi Note 13 Pro 4G

Tem emissor infravermelho?

Redmi Note 13 Pro 4G

Tem NFC?

Ambos

Tem Wi-Fi 6?

Galaxy A54

Bluetooth mais avançado

Redmi Note 13 Pro 4G

74.95 x 161.1 x 7.98 mm
6.67 polegadas - 2400x1080 px
76.7 x 158.2 x 8.2 mm
6.4 polegadas - 2340x1080 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


Estes dispositivos adotaram um painel com tecnologia AMOLED, que fornece um alto nível de brilho, contraste infinito e amplo ângulo de visão, sem falar na resolução Full HD+. Outra semelhança está na taxa de atualização de 120 Hz, para uma fluidez elevada em jogos compatíveis e nas animações do sistema.

O que vai diferenciar um display do outro é que o do Redmi tem 6,67 polegadas, maior que a tela de 6,4 polegadas do Galaxy. O chinês ainda oferece o melhor aproveitamento frontal, graças às bordas menores. Pelo menos, os dois contêm Gorilla Glass 5, que garante proteção extra contra arranhões.

É ponto para a Xiaomi.

Melhor tecnologia de tela

Nenhum

Melhor brilho de tela

Nenhum

Mais cores

Nenhum

Melhor resolução de tela

Nenhum

Tela maior

Redmi Note 13 Pro 4G

Melhor proporção tela/corpo

Redmi Note 13 Pro 4G

Suporte a HDR10+

Galaxy A54

Suporte a Dolby Vision

Nenhum

Tela de Hz elevada?

Ambos

Melhor proteção contra arranhões

Ambos

Qualidade geral da tela

Ambos

Som


As fabricantes não economizaram no áudio e colocaram um sistema estéreo nestes intermediários. A dupla utiliza o alto-falante de chamadas como canal adicional, porém apenas o Note 13 Pro tem uma terceira saída de som na parte superior, para uma maior imersão ao usuário.

Apesar de os celulares estarem longe da perfeição na potência sonora e não decepcionarem no bom equilíbrio entre graves, médios e agudos, você terá uma qualidade um pouco superior no Redmi.

A Xiaomi também é a única que manteve o conector físico para fones de ouvido, mas não espere o acessório na embalagem destes smartphones.

O ponto vai para a chinesa.

Som é estéreo?

Ambos

Possui entrada P2?

Redmi Note 13 Pro 4G

Maior equilíbrio de frequências

Redmi Note 13 Pro 4G

Potência sonora

Redmi Note 13 Pro 4G

Vem fones de ouvido na caixa?

Nenhum

Sistema


Estes aparelhos saem da caixa com o Android 13 de fábrica. A Xiaomi promete até quatro anos de vida útil, com os pacotes de segurança. Já a Samsung garante cinco anos de updates mensais, além das quatro versões de software.

O sistema flui bem neles, impulsionados pela taxa de atualização de 120 Hz. Somente o coreano tem suporte ao 5G, o que garante uma rede móvel mais veloz do que a quarta geração presente no chinês.

Entre os recursos, o Redmi se destaca pelos apps da Barra Lateral, pelo sensor de batimentos cardíacos integrado ao leitor de digitais e pelas várias opções de customização. Do outro lado, o Galaxy oferece os atalhos do Painel Edge, a janela dividida e o espelhamento de tela no Smart View como destaques.

A maior longevidade e o 5G dão o ponto para a Samsung.

Sistema bem atualizado?

Nenhum

Sistema será atualizado futuramente?

Galaxy A54

Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos?

Nenhum

Há rede móvel 5G?

Galaxy A54

Software mais fluido

Nenhum

Desempenho
Redmi Note 13 Pro 4G
Samsung Galaxy A54

O Note 13 Pro é equipado com a plataforma Helio G99 Ultra, enquanto o A54 traz o chip Exynos 1380. Os dois chegam com os mesmos 8 GB de RAM. Afinal, como eles se saem na prática? Tivemos um desempenho melhor do coreano nos nossos testes. Ele foi o mais rápido na primeira rodada e o mais eficiente na hora de segurar os apps abertos em segundo plano. O resultado está nos mais de 30 segundos de vantagem para o concorrente.

Os benchmarks já sinalizam para um equilíbrio superior, inclusive com uma pontuação ligeiramente maior do chinês, que não chega a 10 mil pontos a mais no AnTuTu. A GPU deles é capaz de rodar os games mais pesados, porém a do Galaxy exibe uma performance um pouco melhor.

A Samsung anota mais um ponto.

Quem se sai melhor no teste de abertura?

Galaxy A54

Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes?

Galaxy A54

Quem tem os melhores números de benchmark?

Redmi Note 13 Pro 4G

Qual o processador mais atualizado?

Galaxy A54

Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador?

Galaxy A54

Qual tem mais armazenamento?

Redmi Note 13 Pro 4G

Bateria
Redmi Note 13 Pro 4G
Samsung Galaxy A54

Os dois celulares chegam com uma bateria de 5.000 mAh. A mesma capacidade significa que encontramos autonomias iguais? Não é bem assim. Os nossos testes padronizados indicaram uma duração maior no A54, que registrou 27 horas e meia no total. Cerca de três horas acima do Note 13 Pro.

Quando vamos para o carregamento, o cenário se inverte. A Xiaomi manda um adaptador de 67 W, que completa o processo em pouco menos de uma hora. Metade das duas horas que o modelo da Samsung leva, com o seu acessório de 15 W.

Maior autonomia contra recarga mais rápida. Damos um ponto para cada.

Qual tem mais bateria?

Nenhum

Qual recarrega mais rápido?

Redmi Note 13 Pro 4G

Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC?

Galaxy A54

Tem carregamento sem fio?

Nenhum

Câmera

Ambos trazem um conjunto fotográfico composto por três câmeras. A principal de 200 MP do Redmi pode impressionar no número, mas o hardware e o software do Galaxy aproveitam melhor a de 50 MP dele. Como consequência, o coreano oferece melhor nitidez e acerta mais na faixa dinâmica e no HDR. Ao menos, os dois entregam boas imagens à noite e não decepcionam no modo retrato.

A ultrawide deles perde a qualidade em relação à principal, só que ainda oferece boas cores. A do coreano também leva a melhor não somente pela resolução superior, mas também por não deixar as fotos tão escuras quanto o rival. Por fim, a macro deles é a mais fraca do conjunto e peca pelo foco fixo, porém você ainda terá uma definição melhor na da Samsung.

O A54 marca o ponto em câmeras.

Melhor conjunto de câmera traseira

Redmi Note 13 Pro 4G

Melhores fotos de dia

Galaxy A54

Melhores fotos noturnas

Ambos

Conjunto mais versátil

Nenhum

Melhor ultrawide

Galaxy A54

Melhor teleobjetiva

Nenhum

Melhor macro

Galaxy A54

Melhor profundidade

Nenhum

Fotos tiradas com o Redmi Note 13 Pro 4G

Mesmo com um sensor tão avançado, o Redmi possui uma filmadora limitada à resolução Full HD. Já o Galaxy é capaz de gravar vídeos em 4K a 30 fps. Ambos fornecem estabilização óptica e captura de som estéreo, mas você vai encontrar uma qualidade superior de imagem e áudio no A54. Sem falar que o smartphone da Samsung também tem o foco mais ágil da dupla.

A coreana pontua de novo.

Possui estabilização óptica?

Ambos

Possui estabilização eletrônica?

Ambos

Foco ágil

Galaxy A54

Grava em 8K a 30 fps?

Nenhum

Grava em 4K a 30 fps?

Galaxy A54

Melhor captação de áudio

Galaxy A54

Melhor qualidade de vídeo

Galaxy A54

Fotos tiradas com o Samsung Galaxy A54

A câmera frontal do Note 13 Pro tem metade da resolução total do A54. Mas para além do papel, os dois fazem selfies com boas cores e tom de pele durante o dia. O Galaxy se destaca no modo retrato, com menos erros no efeito de desfoque, e nos registros à noite, por não ter perda de textura como o Redmi. O coreano também é o único deles que filma de frente em 4K.

O ponto vai para a Samsung mais uma vez.

Melhor conjunto de câmera frontal

Galaxy A54

Câmera frontal grava em 4K?

Galaxy A54

Melhor selfie

Galaxy A54

Melhor modo retrato

Galaxy A54

Preço

Apenas a Samsung lançou o seu intermediário no Brasil, por um preço sugerido a partir de R$ 2.900. No mercado atual, o Galaxy A54 também pode ser encontrado por um valor menor. Enquanto o Redmi Note 13 Pro 4G aparece na faixa de R$ 1.800 por meio de importadores, você vai poder economizar mais de R$ 200 na compra do modelo da coreana, em comparação com o rival.

O A54 leva o último ponto do confronto.

Qual teve melhor preço de lançamento no Brasil?

Galaxy A54

Qual tem menor custo atual?

Galaxy A54

7.5 Hardware
6.6 Custo Benefício

Redmi Note 13 Pro 4G

Comparar Aviso de preço
8.2 Hardware
6.7 Custo Benefício

Samsung Galaxy A54

Comparar Aviso de preço

Conclusão

Este confronto terminou com uma vitória confortável da Samsung sobre a Xiaomi. O Redmi Note 13 Pro 4G apenas foi superior na parte multimídia, com a sua tela maior e o som com três alto-falantes para maior imersão. Sem falar no seu carregamento bem mais rápido que o rival.

Mas é o Galaxy A54 que oferece o conjunto mais completo. Ele tem uma construção premium e resistente, um software com maior vida útil e suporte a 5G, um melhor desempenho multitarefas e uma maior autonomia de bateria.

Sem falar que o coreano possui um conjunto de câmeras com fotos traseiras superiores, vídeos em 4K e selfies que levam a melhor no modo retrato e à noite. O smartphone da Samsung ainda tem o menor preço no mercado brasileiro, o que permite fornecer mais benefícios e ainda economizar na compra.

RESULTADO

Redmi Note 13 Pro 4G: 3 PONTOS

  • Tela maior e com menos bordas
  • Som com mais qualidade e imersão
  • Bateria com menor tempo de recarga

Samsung Galaxy A54: 8 PONTOS

  • Construção mais premium e resistente
  • Sistema com melhor longevidade e suporte a 5G
  • Melhor desempenho multitarefas
  • Bateria com maior autonomia
  • Câmeras traseiras com melhores nitidez, faixa dinâmica e HDR
  • Vídeos em 4K
  • Selfies com modo retrato e noturno superiores
  • Menor preço no mercado brasileiro atual

Você acha que a distância entre eles é tão grande quanto mostrou o placar? Quais características mais gostou em cada smartphone? Conte tudo para a gente aí no espaço para comentários.

(atualizado em 29 de abril de 2024, às 01:04)

24

Comentários

Redmi Note 13 Pro 4G vs Galaxy A54: qual celular tem conjunto mais completo? | Comparativo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista