LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

ABES afirma que a pirataria de softwares ainda cresce no Brasil

21 de julho de 2015 4

A ABES, Associação Brasileira das Empresas de Software, é a organização mais representativa deste setor no Brasil. Seu objetivo é atuar na representação setorial nas áreas legislativa e tributária, na proposição e orientação de políticas voltadas ao fortalecimento da cadeia de valor deste mercado. O principal foco do grupo é a defesa da propriedade intelectual e combate a pirataria de softwares nacionais ou internacionais.

Com a chegada do mês de julho o grupo anunciou o resultado semestral de sua ação de Monitoramento da Internet. Através de denúncias compulsórias e notificação de violação de direitos, o primeiro semestre fez com que a entidade retirasse do ar 36.584 links, websites e anúncios de sites de leilão da internet, que davam acesso a download de cópias ilegais de software dos associados da entidade. O resultado corresponde a um aumento de 35% em comparação ao primeiro semestre de 2014.

O principal destaque ficou com a remoção de sites de leilão que somaram um total de 18.854 anúncios de software ilegais. Em termos de links diretos para downloads de cópias ilegais, foram removidos 17.191. Houve também um aumento em relação ao número total de websites, 91 foram removidos contra um total de 32 no mesmo período de 2014, um aumento de 180%.

O órgão assumiu para si a obrigação de fiscalizar qualquer violação de direito autoral em programas de computador de qualquer fabricante de software associado à ABES. Como mencionamos, o processo de remoção consiste em notificar o próprio portal e os provedores de acesso, por meio de uma solicitação de remoção, depois disso, caso o responsável se negue a fazê-lo ocorrerá um processo entre as duas partes. É importante deixar isso claro, pois a ABES não pode ter função ou ser confundida com a polícia, ela é um órgão que cuida dos interesses de suas empresas, e apenas delas.

A ABES também foi a responsável por criar um portal no qual qualquer pessoa pode fazer uma denúncia anônima sobre o uso de software pirata em uma empresa, o Denuncie Pirataria. A sua outra opção, caso o seu produto esteja sendo copiado e você não pertença a ABES é contatar diretamente o site que está disponibilizando-o.


4

Comentários

ABES afirma que a pirataria de softwares ainda cresce no Brasil
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista