LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Haja rancor! Maior ataque DDoS da história é apontado como vingança contra PSN

18 de novembro de 2016 5

No último mês, um massivo ataque DDoS, utilizando mais de 15 mil dispositivos, derrubou os servidores da Dyn, um dos principais provedores de DNS da Internet, com queda de diversos websites, como NetFlix, Spotify e até mesmo redes de games online, como a Xbox Live e PlayStation Network.

Os analistas de segurança atribuíram o problema ao botnet Mirai, um software malicioso capaz de infectar qualquer dispositivo com endereço IP, e transformar a máquina em um ‘zumbi’. Contudo, segundo novos relatórios desta semana, os especialistas em segurança digital apontaram que o problema foi causado por uma única pessoa: um gamer enfurecido com a plataforma de jogos da Sony, que quis descontar sua mágoa.

A nota foi disponibilizada por Dale Drew, chefe de segurança da empresa norte-americana Level 3 Communications, uma referência nos segmentos de conectividade e segurança online.

No caso do Dyn, acreditamos que o relativamente pouco sofisticado cibercriminoso quis derrubar um serviço de jogos sobre o qual tinha um profundo ódio pessoal, e utilizou botnets para conseguir isso.

Ressalta Drew, sem mencionar de forma direta o nome da PSN, porém, fontes afirmaram ao The Wall Street Journal que o ‘serviço’ em questão, de fato era a plataforma da gigante japonesa Sony.


Se este fato for comprovado, é difícil acreditar que uma única pessoa seja responsável por causar um estrago tão grande em serviços online. Mas caso a pessoa tenha muito dinheiro, isto não chega a ser um empecilho, visto que no ataque de outubro o culpado teria gasto pouco mais de US$ 7,5 mil (equivalente a R$ 25.324 em conversão direta na cotação atual) para adquirir este tipo de recurso em lojas presentes na Deep Web.

O ex-funcionário do FBI e especialista em segurança da informação, Bob Anderson, afirma que hoje é bem fácil conseguir as ferramentas para causar um ataque deste porte, que funciona causando uma sobrecarga de acessos em um servidor, que no fim não consegue responder à excessiva demanda, e de forma iminente acaba ‘jogando a toalha’.

Para realizar um ataque DDoS, os hackers de antigamente precisavam reunir o peso de múltiplos servidores ao redor do mundo. Hoje, com uma infinidade de dispositivos, câmeras e eletrônicos conectados, eles não precisam mais disso.

Explicou Anderson à revista Forbes.

A Sony já recebeu constantes reclamações a respeito da PlayStation Network, que também sofreu graves ataques em 2014, tendo posteriormente uma repaginação total no esquema de segurança.


5

Comentários

Haja rancor! Maior ataque DDoS da história é apontado como vingança contra PSN
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista