LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Sobra da produção de cerveja pode ser útil para criação de baterias

13 de outubro de 2016 4

Pesquisadores da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, descobriram uma maneira de aproveitar a sobra da produção de cerveja para criar potentes baterias. A água residual, que normalmente é jogada fora, é o "segredo" da descoberta.

A produção de um barril de cerveja precisa de cerca de sete barris de água para ser feita. Ocorre que a água residual, filtrada e depois descartada, é uma matéria-prima e tanto para ser desprezada como normalmente é. Este subproduto é ótimo para produção pois pode criar eletrodos de bateria de carbono a partir de biomassa da produção da cerveja. Esse processo costuma ser caro e limitado por conta da disponibilidade de matérias-primas.

O novo processo, que ainda não foi aplicado em grande escala, utiliza alguns fungos benéficos chamados Neurospora, que crescem na água residual da produção de cerveja, rica em açúcar. O fungo cria, segundo os estudiosos, um dos "eletrodos naturais mais eficientes conhecidos até hoje".

Segundo o site Engadget, os pesquisadores já entraram com um pedido de patente. Eles acreditam que esta forma de lidar ecologicamente com a produção de cerveja possui um grande potencial comercial, faltando apenas um grande parceiro da indústria alimentícia para fornecer a água residual de forma abundante.

Enquanto isso, o noticiário sobre baterias explosivas é tomado pela Samsung. A empresa sul-coreana promete dar uma resposta satisfatória aos usuários que viram seus smartphones Galaxy Note 7 novinhos em folha entrarem em combustão "nas próximas semanas". A produção do dispositivo, inclusive, foi suspensa em todo o mundo.


4

Comentários

Sobra da produção de cerveja pode ser útil para criação de baterias
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista