LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Bitcoin do governo? Mais um país ganha criptomoeda oficial criada pelas autoridades

08 de dezembro de 2016 12

Desenvolvida em 2009 como uma criptomoeda para que pessoas e empresas se envolvam no livre comércio sem os olhos curiosos (e a taxação) de governos, a bitcoin é a moeda virtual mais conhecidas no mundo. No entanto, existem "concorrentes", como Aeon, Litecoin e Ethereum.

Agora, mais um dinheiro que não existe de forma física foi anunciado. O Senegal criou sua moeda nacional totalmente digital, utilizando a mesma tecnologia do bitcoin, a blockchain. A nova moeda eletrônica recebeu o nome de e-CFA e terá o mesmo valor do dinheiro em papel, que continuará a ser usado.

A tecnologia blockchain, usada por várias criptomoedas, inclusive, permite que as transações financeiras sejam transparentes e alegadamente seguras. O novo meio de pagamento só é possível graças a um acordo entre o Banco Regional de Marchés (BRM) e a eCurrency Mint Limited, startup. A moeda será distribuída exclusivamente pelo Banco Central senegalês, e passou pelas regras de moeda eletrônica estabelecidas pelo Banco Central da União Econômica e Monetária da África Ocidental (UEMOA).

A estimativa é de que a e-CFA seja levada a outros países nos próximos anos, sobretudo ali na região do Senegal, como Costa do Marfim, Benim, Burkina Faso, Mali, Níger, Togo e Guiné-Bissau. No entanto, não há prazo para que isso se concretize.


Curiosamente, nenhum país desenvolvido usa tal tecnologia como moeda forte - o que é um forte indício para se ficar de olho na segurança e transparência das criptomoedas. A Tunísia substituiu sua moeda digital original chamada eDinar e desenvolveu uma outra versão, que utiliza a tecnologia blockchain. E quem diria? A África servindo como um território de testes tecnológicos e financeiros.

Bitcoin no mundo e no Brasil

Pouco a pouco, a criptomoeda já começa a ser aceita em empresas tecnológicas. É o caso do Steam, famoso site de venda de jogos, que desde abril aceita o bitcoin como forma de pagamento. Estima-se que a a Valve decidiu aceitar essa arriscada moeda após diversos usuários de países como Índia e China começarem a ingressar na plataforma, e nesses mercados em especial, o uso de cartões de crédito não é algo muito comum.

No Brasil, a tecnologia ainda caminha. No entanto, uma startup criou caixas eletrônicos que revertem dinheiro em papel em créditos de moeda virtual na hora. A BitcoinToYou, corretora brasileira de moedas virtuais, instalou o primeiro caixa eletrônico que funciona com bitcoin feito com tecnologia totalmente nacional em Betim (MG). Há planos de inaugurar novos terminais, em breve, em cidades como São Paulo e Brasília.


12

Comentários

Bitcoin do governo? Mais um país ganha criptomoeda oficial criada pelas autoridades
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista