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Patente da Apple mostra tecnologia de realidade aumentada capaz de remover objetos do mundo real

20 de abril de 2017 7

Nesta quinta-feira um novo pedido de patente da Apple focado em realidade aumentada foi publicado pelo escritório de patentes e marcas dos EUA. O projeto detalha um método para inserir objetos virtuais em um ambiente real e reorganizar ou remover os objetos reais deste mesmo espaço, através de um hardware avançado e algoritmos complexos.

A criação é descrita descrita no "Método e dispositivo para ilustrar um objeto virtual num ambiente real" trata-se de uma peça de "quebra-cabeças" que serve como base para essas soluções, em conjunto com outras patentes.

O pedido de hoje foi apresentado pela primeira vez na Alemanha em 2007, como uma extensão de outra patente concedida à empresa alemã especializada em AR, chamada Metaio - que a Apple acabou adquirindo em seguida.

Este pedido de patente arquivado hoje mostra técnicas para representar fielmente um objecto digital em ambiente real, e tem o foco na fusão de objetos virtuais gerados por computador com imagens do mundo real. Essa ainda é uma grande dificuldade técnica para os que desejam entregar uma experiência AR crível

Para que um objeto digital seja inserido no ambiente real de modo que se crie uma ilusão bem convincente, é necessário dados de posicionamento altamente precisos, criação de limites, dimensionamento de imagem correto e outras considerações técnicas. Sem o hardware correto executando algoritmos complexos, a imagem fica com erros de perspectiva e geometria, de modo que pareça fora de lugar ou flutuando no espaço.



A solução da Apple utiliza recursos como câmeras de alta definição, poderosos processadores de imagem integrados e hardware avançado para determinar o posicionamento e localização.

Para essa tarefa, será necessário uma câmara ou dispositivo para capturar uma imagem bidimensional de um ambiente real e verificar a sua posição relativa a um objeto ou componente na imagem. A partir daí, o dispositivo reúne informações da imagem tridimensional ou informações espaciais, incluindo o posicionamento relativo de piso e parede, e seus arredores usando mapeamento de profundidade, radar, câmeras estéreo ou outras técnicas.

Em seguida, o sistema segmenta uma determinada área do ambiente bidimensional. Estes dados de segmentação são usados ​​para mesclar um objeto virtual na imagem exibida, ao mesmo tempo em que removem porções selecionadas do ambiente real. O método permite a seleção de objetos pelo usuário e as colisões realistas entre os objetos da imagem virtual e real.

Como resultado, os usuários podem usar esta AR para posicionar ou mover móveis em uma sala sem interagir fisicamente com os objetos. Objetos virtuais como sofás e mesas podem ser colocados em um ambiente, enquanto objetos reais podem ser completamente removidos da cena. A tecnologia é ideal para vendas, serviços de manutenção, produção e outras indústrias semelhantes.


As imagens poderão ser exibidas em uma tela de smartphone, como é o caso dos aplicativos AR atuais como Pokemon Go, mas também poderá haver compatibilidade com monitores semitransparentes, normalmente usados em dispositivos como Google Glass ou HoloLens

O documento nota que sofás e mesas são apenas a ponta do iceberg, quando se trata de possíveis aplicações para esse tipo de tecnologia. Embora a patente não se aprofunde no assunto, a tecnologia apresenta os meios para tornar invisível o ambiente dentro de um carro, por exemplo, ou partes desse ambiente, oferecendo aos motoristas uma visão mais focada da estrada. Exibições do painel de infotenimento podem ser sobrepostas como objetos virtuais em uma imagem do interior de um carro.



Vale lembrar que a Metaio já descreveu essas possibilidades e a Apple está desenvolvendo sistemas de navegação baseados em AR para criar software e hardware automotivos.

Por fim, também é importante lembrar que a câmera dupla do iPhone 7 Plus é provavelmente a chave para as intenções da Apple na AR. Elas fornecem uma plataforma para detecção de profundidade, o que permite criar o Modo Retrato.


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