LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Mais segurança contra falsificações: novo CNH passará a ter QR Code a partir de maio

10 de maio de 2017 2

Na tentativa de iniciar uma aparente tendência de modernização dos documentos emitidos no Brasil, chegou a vez do 'DENATRAN' (Departamento Nacional de Trânsito) em parceria com o Ministérios das Cidades apresentar uma nova solução para um problema antigo que atingia o setor de trânsito nacional, a falsificação da carteira de motorista.

Para evitar fraudes, todas as CNHs emitidas a partir deste mês virão estampadas com um QR Code especial no verso do documento. Esse código pode ser escaneado através dos smartphones garantindo a autenticidade do documento.

A novidade foi apresentada oficialmente nesta terça-feira (9), e serve como uma medida extra de segurança para as autoridades. Na suspeita de fraudes, basta ler o código disponível no documento.

O novo modelo oficial de CNH já está valendo desde o dia 1 de maio de 2017, segundo os dados do Departamento Nacional de Trânsito já forma emitidas mais de 300 mil carteiras no novo padrão.


Para verificar a autenticidade dos documento, basta baixar o app 'Lince' para conseguir ler o QR Code com sucesso. O aplicativo está disponível tanto para Android como para iOS. Sendo assim, todo mundo pode conferir, por exemplo, a sua foto e outras informações cadastradas no banco de dados do DENATRAN para confirmar se está tudo OK com o documento.

Vale destacar que todo o processo para a criação do novo padrão de segurança foi desenvolvido em software livre. Em relação a aplicação de taxas extras ou aumento de preço da licença, o diretor do DENATRAN declarou que não existe nenhuma razão especial para qualquer tipo de cobrança extra para os interessados em tirar o CNH. Porém, é importante lembrar que a emissão da carteira de motorista é estadual, sendo assim, cada estado pode regulamentar a mudança de uma forma diferente.

O objetivo do Departamento de Trânsito é converter em até 5 anos quase 100% das carteiras de motoristas para o novo padrão mais seguro.

Gostou da novidade? Só nos resta ficar na torcida para que a mudança não venha com cobranças extras para o bolso dos motoristas.


2

Comentários

Mais segurança contra falsificações: novo CNH passará a ter QR Code a partir de maio
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos