LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Qnovo anuncia tecnologia que carrega baterias mais rápido e com maior vida útil

30 de março de 2015 0

Enquanto a tecnologia de processadores, sensores de câmera, leitores biométricos, entre outros avançam, a busca por melhorar a autonomia das baterias dos smartphones segue em constante guerra. A solução viável no momento é acelerar o processo de carga, mas a descarga ainda continua alta. Agora surgem informações de que uma nova companhia estaria estudando uma solução que promete também revolucionar este segmento. Estamos falando da Qnovo.

A novidade da Qnovo consiste não só em acelerar o tempo de recarga como vemos no Quick Charge da Qualcomm, mas também fazer um gerenciamento mais inteligente para que esta carga não acabe tão rápido. Além disso, a novidade também resolverá o problema de desgastes ocasionados nas células das baterias ao forçar o carregamento acelerado. Vamos dar uma olhada em como a tecnologia funciona e quais os benefícios que ela poderá trazer para futuros flagships.

Como funciona

Primeiro vamos entender como funciona o carregamento de uma bateria de smartphone. O processo é dividido em duas etapas - quando a carga da bateria é muito baixa, uma corrente constante é fornecida como a tensão da bateria estiver estabilizada, após o qual a corrente de carga é diminuída gradualmente até que a bateria esteja cheia. Esta técnica é conhecida como Corrente Constante, e mantém uma carga de tensão constante (CCCV).

O carregamento rápido toma o lugar da fase de corrente constante, já que este é o lugar onde o poder mais atual é passado para a bateria. Isso também explica por que ele pode levar mais tempo para carregar os últimos 10% de sua bateria do que os primeiros 10%.


A corrente de carga e descarga de uma bateria é medida em Taxa C, o que explica a relação entre a capacidade da bateria e sua carga ou tempo de descarga. Por exemplo, uma bateria de 1000mAh carregada a partir de uma fonte de 1000mAh tem uma taxa de 1 C, enquanto uma bateria 2000mAh usando a mesma fonte teria uma taxa de 0,5 C e levaria mais tempo para carregar totalmente

Taxas C mais elevadas aceleram o tempo de carregamento, onde empurram mais corrente à bateria na fase CCCV inicial, mas à custa do total dos ciclos disponíveis antes da capacidade máxima de armazenamento da bateria diminuir. Este declínio da capacidade é causada pela deterioração nos eletrodos da bateria, o que acontece gradualmente ao longo do tempo. Forçando mais corrente através da velocidade de carga, será capaz de reduzir o número de íons de lítio disponíveis para passar do cátodo para o ânodo e voltar.

Uma taxa C de cerca de 0.5 a 0.7 é típico para carregadores de smartphones, já que proporciona um bom equilíbrio entre a velocidade de carga e tempo de vida total. Os valores mais elevados, superiores a 1C, podem encurtar o limite de ciclo de carga total da bateria e a maioria das fabricantes recomendam uma taxa inferior a 1C. No entanto, com a tecnologia da Qnovo reivindica permitir uma taxa de C de até 1,5 permitindo ao mesmo tempo, pelo menos, 800 ciclos antes do esgotamento da bateria. Normalmente, as baterias de ions de lítio vão durar uma média de 1000 ciclos quando submetidas a regimes de carga padrão.


Qnovo informa que sua tecnologia permite isso através do controle em tempo real de dados e danos, usando algoritmos para ajustar a taxa de carga através de um ciclo de feedback. O sistema destina-se a maximizar a quantidade de corrente de carga da bateria que pode sustentar a qualquer ponto do ciclo de carga, sem causar danos adicionais para a bateria. Ao invés de um conjunto estado atual constante, Qnovo pode ajustar a corrente de 0.7C a 1.5C dependendo do estado e condição da bateria a qualquer momento.

Circuitos de carregamento rápido semelhantes da Qualcomm regulam a corrente de carga a uma taxa adequada para a bateria do aparelho durante a fase atual mais constante, mas não está claro quão ativamente a corrente é monitorada e ajustada, quando comparado com a tecnologia da Qnovo.

Qnovo alega que a sua tecnologia, rodando a 1.5C, pode carregar uma bateria não especificada até a capacidade de 50% em apenas 20 minutos e pode chegar a 80% em 35 minutos. Para efeitos de comparação, um carregador 0.5C padrão mais antigo pode levar apenas uma hora para atingir 50% da capacidade máxima, usando o mesmo carregador e bateria. No entanto, em tempo real, será um pouco complicado manter uma carga constante de 1.5C o tempo inteiro.


Nós já sabemos que a tecnologia Quick Charge 2.0 da Qualcomm pode fazer a bateria do Nexus 6 chegar a 50% em 40 minutos. Enquanto a solução da OPPO diz ser capaz de alcançar 75% em apenas 30 minutos. Qnovo testou sua tecnologia com um adaptador com suporte ao Quick Charge 2.0 e descobriu que ele pode carregar uma bateria de 2.100mAh a até 55% em apenas 20 minutos, 73% em 30 minutos e 85% em 40 minutos.

Isso é muito rápido, mas nós gostaríamos de ver uma comparação mais direta com uma bateria de tamanho semelhante antes que possamos definitivamente afirmar se esta solução é mais rápida do que a de concorrência.

Aplicações práticas

Diante dos dados acima, podemos contatar que a solução da Qnovo, usando os seus milagrosos algoritmos QNS, poderá entregar uma vida útil quase três vezes maior mantendo uma taxa constante entre 0,7C e 1,2C, fazendo com que smartphones recarreguem mais rapidamente sem gerar desgastes desnecessários de suas células.


No entanto, se queremos maximizar a cobrança com base nesta tecnologia, nós vamos precisar primeiramente de hardware compatível. O novo chip QN200 da Qnovo suporta carregamento rápido a taxas de até 1.5C e um ciclo de vida de 800 recargas. O chip pode ser instalado ao lado de processadores existentes em chipsets fabricados atualmente, tais como os utilizados pela tecnologia Quick Charger 2.0 da Qualcomm, para monitorar e maximizar a quantidade de corrente que será passada para a bateria.

Tudo será gerenciado pelo software da Qnovo, mas a mesma afirma que não pretende disponibilizar atualmente o seu aplicativo para evitar problemas no uso com outras tecnologias. Em vez disso, a empresa diz que está trabalhando com fabricantes de dispositivos móveis para integrar seu software e hardware em futuros produtos, embora nenhuma data ou produtos tenham sido anunciados ainda.


0

Comentários

Qnovo anuncia tecnologia que carrega baterias mais rápido e com maior vida útil
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista