LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Câmara discute discute padronizar carregadores de celular no Brasil

17 de junho de 2015 27

Na última terça-feira (16), uma audiência pública na Câmara foi convocada para discutir a maneira como as fabricantes de celulares tratam os carregadores, discutindo sobre uma proposta de padronização deste modelo.

O projeto de lei 32/2015, do deputado Sergio Vidigal (PDT-ES), estabelece que todos os telefones produzidos e comercializados em solo brasileiro usem a mesma interface para o carregador – até mesmo o seu iPhone que utiliza carregadores Lightning. O padrão ainda não foi definido e deverá ser escolhido pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) levando em consideração uma série de fatores.

A justificativa para o projeto é que, com os plugues padronizados, será o ato de carregar um celular se tornará muito mais fácil, mesmo quando você vende o sue smartphone para outra pessoa. Outro fator importante é que, com isto, acredita-se que a concorrência entre os fabricantes de dispositivos móveis e seus carregadores aumentem, reduzindo o valor dos equipamentos.

Na Europa, iniciativa semelhante foi adotada em meados de 2010, quando a Comissão Europeia e as maiores fabricantes de celulares fecharam um acordo para padronizar o uso do modelo mini-USB em seus dispositivos. O objetivo também foi semelhante: com o plugue padrão, um celular vendido não precisa ser, necessariamente, entregue com um novo carregador. A EU também discutiu questões ambientalistas, visando a desvalorização de carregadores defasados e esquecidos pelos donos por falta de uso.

O Congresso discute o tema desde 2009, mas há controvérsias. Dois outros projetos de lei (6415/2009 e 7133/2010) que tratavam do mesmo assunto foram protocolados, rejeitados e arquivados sob o argumento de que a exigência atrasaria a produção tecnológica do país. E, como o cenário brasileiro é sempre cheio de surpresas, não devemos ficar surpresos com um padrão exclusivo em nosso território – assim como já acontece com as tomadas.

Certamente, fabricantes de smartphones como a Apple apelarão ao resultado, se for positivo, para continuar disponibilizando seus aparelhos com plugues exclusivos. A Apple só começou a padronizar os seus aparelhos com o modelo Lightning, que inclusive também são fabricados no Brasil, em 2012, e de lá pra cá, todos os seus dispositivos móveis (lançados após este período) contam com a entrada. Seria uma dura queda ter que refazer tudo somente para um mercado em específico.


27

Comentários

Câmara discute discute padronizar carregadores de celular no Brasil
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista