LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Startup cria sistema que autentica usuários e detecta comportamento de ameaças

07 de julho de 2015 0

Uma patente da startup BioCatch, intitulada "Sistema, dispositivo e método para detectar a identidade de um utilizador de um dispositivo eletrônico móvel", chamou a atenção por, essencialmente, oferecer uma maneira para que os desenvolvedores de aplicativos possam autenticar usuários com base em como eles interagem com a tela do seu smartphone e pelo acelerômetro.

Com o apoio de 10 milhões de dólares em uma série de investimentos, a empresa desenvolveu o que chama de "autenticação biométrica e detecção de comportamento de ameaça". A tecnologia ajuda a bancos e empresas de comércio eletrônico a impedir fraudes on-line antes que aconteça. Uma espécie de pré-crime virtual.

A patente detalha um método que avalia o usuário através de fatores fisiológicos, como o tamanho da palma da mão, tremor da mão, coordenação dos olhos e mãos, combinados com traços de comportamento, tais como preferências de uso de dispositivos e padrões de interação, para ajudar a garantir que a pessoa é quem diz ser.

Ao utilizar essas assinaturas cognitivas, o sistema será capaz de reconhecer se o usuário que está operando um serviço online através de dispositivo móvel, por exemplo, é de fato o usuário real ou outra pessoa, de acordo com Avi Turgeman, fundador e CTO do BioCatch disse ao TechCrunch.

Especificamente, a tecnologia observa a intersecção de toque e o acelerômetro. Por exemplo o que acontece quando você desliza na tela do dispositivo, rolando para cima e para baixo? Ao observar o efeito que a sua interação tem no dispositivo, podemos eficientemente construir um forte perfil biométrico cognitivo.

Para os mais preocupados com o fato de que podem ser observados, a empresa explica que a proposta não é identificar uma pessoa, mas apenas se assegurar de que o usuário que está interagindo com o aparelho no momento é o verdadeiro dono. Para isso, por exemplo, o sistema utiliza informações sobre o usuário, como o tamanho da palma da mão, através de dados do acelerômetro e da tela sensível ao toque.

Com essa ideia, podemos considerar que seja mais um passo rumo à eliminação de senhas e tokens, um esforço que muitas das gigantes da tecnologia estão empenhando. Além disso, ainda que a autenticação biométrica não seja exatamente uma novidade, o sistema de identificação comportamento biométrico é uma ideia que visa oferecer uma defesa contra crimes virtuais, e impedi-los antes que aconteçam.


0

Comentários

Startup cria sistema que autentica usuários e detecta comportamento de ameaças
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista