LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Projeto visa construir telas de smartphones que não consomem energia

24 de novembro de 2015 7

Foto: Reprodução.

O Bodle, patente da startup Bodle Technologies, promete trazer para os smartphones o que praticamente todos os usuários sonham: economia de energia quando se trata de telas. O projeto nasceu de alunos e pesquisadores da Universidade de Oxford e consiste em um material com características de mudança de fase, ou seja, ele tem a capacidade de regular variações de temperaturas em sua superfície.

A grande discussão sobre o projeto gira entorno da questão da luminosidade da tela de um smartphone que, sem dúvida alguma, é o fator que mais consome energia dos aparelhos.

Numa tela de vidro, como explicado por seus idealizadores, o Bodle pode determinar a qualidade de calor e qual será a frequência de cores a ser transmitida por curtos disparos de eletricidade. O material consegue manter brilho, nitidez e a alta resolução funcionando normalmente utilizando baixos níveis de energia, e dependendo do uso, nenhuma energia será necessária para que a informação seja exibida nos displays.

O material serve para várias aplicações e não se limita apenas aos smartphones, podendo ser aplicado também em janelas de prédios para regular a passagem da luz do sol e ondas infravermelhas, por exemplo.

Esta tecnologia é capaz de fornecer telas com cores vívidas que se assemelham ao papel, mas com resolução muito alta. Ele também é capaz de renderizar vídeos em extrema resolução que também podem ser vistos com luz solar iluminando a tela.

O projeto já recebeu os primeiros investimentos de grandes empresas, embora a Boble Technologies tenha se limitado a não revelar quais os nomes por trás destes investimentos. Embora promissora, a tecnologia não deverá chegar tão cedo para o mercado e um primeiro protótipo deve ficar pronto nos próximos meses.


7

Comentários

Projeto visa construir telas de smartphones que não consomem energia
  • "Que não consomem energia". Ok, então acho que vou jogar fora todos meus livros de Física e esquecer tudo que já aprendi. Depois dessa tela milagrosa quem sabe lançam um veículo com motor de movimento perpétuo também.

      • Pouco sensacionalista

          • Deve ser "baratinho" criar essa tela. Já até imagino os preços dos aparelhos.

              • Alguma coisa vai consumir energia se alguma coisa for alterada, é física não mágica.

                  • Poderia ser algo que gastasse a energia gerada por ela mesma.

                      • Não dá, até porque não tem motor com eficácia 100%. Mesmo que fosse possível (mas aí o motor não teria nenhuma utilidade), necessitaria de alguma energia para iniciar.

                          • poderia funcionar assim como os motores perpétuos que não 100% mas com o movimento feito geraria energia para dar o próximo impulso e manter funcionando assim "eternamente" até que as peças se desgastem.Ninguém criou algo mesmo sendo possívle usando magnetismo pq no bolso ngm gosta de mexer né, mas seria ótimo. de tempos e tempos o motor receberia mais impulso caso fosse exigido por alguém. Mas algum tipo de armazenador seria necessário como supercapacitor.

                        Android

                        Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                        Android

                        Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                        Windows

                        Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                        Economia e mercado

                        Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista