LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

E se o seu celular fosse movido a urina? Cientistas desenvolveram uma bateria assim

20 de abril de 2016 3

O futuro reserva grandes emoções em matéria de baterias. Já existem equipes desenvolvendo uma que funciona a água e pesquisadores que falam em baterias feitas de bactérias. Mas um pessoal que se juntou à Queen Mary University of London e ao Centro de Bioenergia Bristol conseguiu desenvolver um protótipo que meio que junta as duas ideias em uma só, com boa autonomia e matéria prima de sobra, vamos dizer. É uma bateria movida a urina!

Os pesquisadores publicaram um estudo em que dizem ter utilizado células de combustível microbiais para transformar matérias orgânicas em energia por meio de processos biológicos naturais. Utilizando a urina, seria possível criar uma célula com custo estima entre 1 e 2 libras (ou 5 a 10 reais). Assim, seria possível levar energia aos lugares mais remotos do mundo, uma vez que, onde há seres vivos, há urina sendo produzida e expelida.

A energia é gerada com a passagem da urina pela célula combustível, acionando a reação microbial. Segundo os pesquisadores, esta bateria pode gerar até 2 W/m³ de energia, suficiente para carregar um celular comum. E a tecnologia ainda está em desenvolvimento, pois os pesquisadores querem melhorar o design da célula de combustível para otimizar a saída de força, ampliando a eficiência do dispositivo.

Bateria de urina

Claro que ainda é cedo para dizer que em breve será lançado algum tablet ou smartphone com bateria de urina, mas é uma possibilidade real. A tecnologia poderia baratear bastante a produção dos dispositivos. Mas primeiro elas devem chegar ao mercado em aparelhos que consomem menos energia, isso se realmente começarem a ser fabricadas em grande escala.

E pensar que na escola me ensinaram que o homem não teria combustível suficiente para atravessar todo o século 21 sem sofrer com crise energética. Quem sabe um dia não criemos cidades tão sustentáveis que a energia elétrica é produzida pela urina dos cidadãos? Loucura, talvez. Mas é possível, só não sabemos se é realmente viável.


3

Comentários

E se o seu celular fosse movido a urina? Cientistas desenvolveram uma bateria assim
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista