LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Raspberry Pi ganha upgrade de câmera com novos sensores Sony de 8 megapixels

26 de abril de 2016 0

A câmera do Raspberry Pi vai ganhar, finalmente, um upgrade. Sem atualização e difícil de ser encontrado desde 2014, o sensor de 5 megapixels compatível com o popular minicomputador vai saltar para 8 megapixels. A mudança chega com uma parceria realizada com a Sony, que vai oferecer seu sensor Sony IMX219 para o módulo.

A novidade chega em duas variantes, uma comum, sensível a luz visível; e outra câmera infravermelho, para capturar imagens no escuro, ideal para sistemas de vigilância equipados com Raspeberry Pi. No anúncio oficial, os criadores do computador garantiram que o upgrade traz muito mais vantagens do que aumento de definição.

Isso é mais do que apenas um upgrade de resolução: é um salto em frente na qualidade da imagem, fidelidade de cores e desempenho de pouca luz.


O desempenho de captura de imagens em ambientes pouco iluminados é, segundo o engenheiro da Raspberry Pi, Naush Patuck, um dos principais desafios das novas câmeras.

Em relação ao processo de ajuste, eu acho que você poderia dizer que a maior parte do esforço foi para o sombreamento da lente e ajuste AWB. Além da correção de sombreamento fixo, nosso algoritmo de sombreamento automático da lente cuida de um módulo por vez, seguindo variações de fabricação. AWB é complicado porque temos de garantir resultados corretos sobre uma grande parte da curva de temperatura de cor; no caso do IMX219, usamos imagens iluminadas por fontes de luz de 1800 K [luz muito avermelhada] até 16000 K [luz muito azulada].

Os novos componentes serão vendidos pelo mesmo preço das câmeras originais, US$ 25, ou R$ 88,60 em conversão direta e sem considerar frete dos revendedores RS Components e Element14.


0

Comentários

Raspberry Pi ganha upgrade de câmera com novos sensores Sony de 8 megapixels
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista