LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Smartphones holográficos e flexíveis são o futuro com o projeto HoloFlex

06 de maio de 2016 0

As tecnologias animadoras que são inventadas no cinema e na literatura podem, enfim, chegar a nossa realidade. Um projeto desenvolvido pela Human Media Lab, uma das áreas da Universidade de Queens, nos Estados Unidos da América, promete tornar possível a criação de smartphones e demais dispositivos com telas holográficas e flexíveis.

Trata-se do HoloFlex, juntando, em seu nome, as duas principais características da iniciativa, usando tecnologias como campo de luz, estereoscópico tridimensional e telas OLED, organic light-emitting diode, ou diodo emissor de luz orgânico, traduzindo do inglês, para criar resultados que impressionam. Embora a novidade exista apenas como um protótipo, já foi demonstrada de um modo completamente funcional pela equipe responsável por seu desenvolvimento. No vídeo abaixo, é possível ver o HoloFlex em ação:

O primeiro exemplo do HoloFlex mostra a tecnologia sendo usada para a modelagem 3D. Nota-se que o usuário consegue, por meio da tela sensível ao toque, carregar um molde já pronto a uma base central, colocando-a facilmente como parte do desenho geral. Para interagir com o display em três dimensões, X, Y e Z, pode-se usar os dedos, como normalmente é feito em aparelhos celulares modernos, no controle dos dois primeiros eixos, enquanto o último, a profundidade, muda conforme a estrutura do aparelho é dobrada, como se o utilizador estivesse puxando a imagem holográfica para baixo.

O segundo exemplo é mais tradicional, colocando em protagonismo o famoso jogo Angry Birds. Ao invés de 2D, os personagens aparecem em três camadas, sendo que lançar o pequeno pássaro vermelho em busca do porco é uma ação feita ao dobrar o smartphone, imitando a resistência e a reação de um elástico, por exemplo.

Ao juntar a camada de tela que oferece o campo de luz e o painel OLED flexível, chamado também de FOLED, a Human Media Lab foi capaz de criar efeitos tridimensionais sem o auxílio de óculos especiais. A tecnologia se assemelha, em partes, à encontrada no Nintendo 3DS, por exemplo, portátil que consegue reproduzir conteúdo 3D aos olhos nus, também não precisando de equipamentos extras.

Embora o material FOLED já esteja avançado a ponto de exibir mídias em Full HD (1920 x 1080 pixels), a parte que provê o campo de luz trabalha em uma resolução de apenas 160 x 104. Isto acontece, naturalmente, pois o HoloFlex é apenas um projeto sendo estudado pela Universidade de Queens, ainda estando distante de sua estreia pública. Mas, oras, eles conseguiram usar, em um mesmo dispositivo, tecnologias flexíveis, holográficas e em três dimensões sensoriais. Isso, por si só, deve ganhar um “viva”. O futuro da telefonia móvel parece ser brilhante.


0

Comentários

Smartphones holográficos e flexíveis são o futuro com o projeto HoloFlex
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista