LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Conheça 7 problemas do Windows 8 que foram resolvidos no Windows 10

30 de julho de 2015 5

Microsoft já tem muito o que comemorar com o lançamento do Windows 10. Diferente da resistência que o Windows 8 provocou nos usuários, o novo sistema está agradando, apesar de todos os problemas que ainda apresenta e estão sendo resolvidos aos poucos. Mas quais são as principais diferenças entre a atual versão e sua antecessora? Abaixo listamos pelo menos sete detalhes que foram melhorados, contrapondo os sete motivos que listamos anteriormente para adiar a atualização ao novo sistema.

Botão Iniciar

Botão Iniciar no windows 10 x Menu no Windows 8

Inúmeros usuários que compraram equipamentos com o Windows 8 recorreram ao downgrade por conta da dificuldade em se adaptar às mudanças e principalmente a ausência do botão iniciar. Isso inclusive levou a Microsoft a lançar a atualização para o Windows 8.1 com um botão Iniciar que ainda não trazia o conforto do Windows 7. Uma oportunidade se abriu para inúmeras soluções de terceiros que traziam de volta o recurso. No vídeo abaixo (que se tornou viral com mais de 1 milhão de visualizações) você relembra um usuário comum tentando entender o Windows 8 (destaque para o momento em 2:10 quando ele se dá conta de que "there's no start menu", ou não há menu Iniciar).

Com o Windows 10 a Microsoft cumpriu o prometido no vídeo promocional “It’s Familiar” (abaixo), ao unir o melhor do Windows 7 (um botão Iniciar simples) com o que havia de bom no Windows 8 (Live Tiles) em uma única solução. E vale destacar a presença da barra de pesquisa que facilita encontrar aplicativos, arquivos ou recursos do sistema. Uma novidade que deve ser potencializada com a chegada da assistente virtual Cortana em breve no Brasil.

Tela Iniciar - Modern

Tela Inicial do Windows 8 x Tela Inicial do windows 10

A Microsoft tentou substituir o botão Iniciar do Windows 7 por uma tela inicial no Windows 8 claramente voltada para dispositivos com telas táteis. O problema é que a maioria dos dispositivos Windows ainda fazem uso de teclado e mouse, levando ao desprezo e até mesmo ódio pelo novo recurso. Aplicativos de terceiros incluíam uma forma de pular essa tela na inicialização do sistema.

Como vimos no tópico anterior, as Tiles evoluíram para um formato menos intimidador no botão Iniciar do Windows 10 e o novo sistema inicia diretamente no desktop. Claro que aqueles que dispõem de dispositivos com telas táteis podem acionar um modo específico na Central de Ações, por isso, vamos seguir para a análise do modo Tablet.

Modo Tablet

Modo Tablet no Windows 10

A ideia da Microsoft com o Windows 8 era ter um único sistema operacional que funcionasse em computadores desktop, portáteis, tablets e smartphones com uma única interface de usuário, claro que essa ideia não deu certo.

O Modo Continuum do Windows 10 coloca nas mãos do usuário o poder de escolha sobre o modo de operação do sistema. Dependendo do dispositivo em uso, um computador ou tablet, um simples clique ou toque na Central de Ações permite selecionar a interface adequada. Vale rever o vídeo promocional do recurso.

Central de Ações

Charm Menu x Central de Ações

No Windows 8 a Microsoft adicionou a “Charm Bar”, menus na lateral da tela que se revelavam com um deslizar de dedo ou encostar do ponteiro do mouse, mas muitos usuários tinham dificuldade em aprender a usar o recurso, necessário para se chegar a diversas opções como conectar o dispositivo a uma segunda tela e etc.

A Central de Ações do Windows 10 é uma forma rápida e prática de se acessar os recursos mais utilizados pelos usuários. Desde conexões Bluetooh ou Wireless, modo Tablet, mensagens do sistema ou todas as configurações, dentre outras. O recurso é totalmente personalizável e de fácil acesso com um clique de mouse ou toque no canto inferior direito da barra de status, próximo ao relógio.

Janelas no Windows

Janelas no Windows 10

A própria definição da palavra que dá nome ao sistema operacional da Microsoft revela sua característica fundamental. “Windows” ou “Janelas” ditam o modo de funcionamento do sistema desde a sua primeira versão (1.0) lançada em 1985. Mas no Windows 8 houve uma mudança radical com os aplicativos Modern, a tela era totalmente preenchida (mais uma vez demonstrando o lado para dispositivos com telas táteis) e ao serem arrastados ocupavam metade ou uma parte da tela, sem muita liberdade de escolha.

Para alegria geral, o Windows 10 quebra as correntes que travavam as janelas, permitindo que aplicativos abertos possam ser arrastados para qualquer canto, redimensionados e organizados ao bel-prazer do usuário.

Navegador web – Internet Explorer x Microsoft Edge

Internet Explorer Modern x Microsoft Edge

O Internet Explorer se tornou sinônimo de navegador lento e inseguro, sendo usado mais por usuários com menos conhecimento. Para se tornar ainda mais indesejável, o Windows 8 possui não uma, mas duas versões do navegador (desktop e Modern).

O novo sistema de Redmond traz ainda a versão desktop do Internet Explorer 11, talvez pensando em usuários corporativos, mas o Microsoft Edge chega como um navegador bem mais rápido que todos os rivais e com recursos exclusivos e interessantes, como permitir escrever ou desenhar sobre páginas web para capturar essa imagem e salvar ou compartilhar, além do modo leitura que permite salvar links para visualização posterior em uma interface limpa e mais confortável.

Atualizações

Atualizações Automáticas

Finalmente, citamos um controverso recurso que evolui não apenas o que encontramos no Windows 8/8.1, mas em todas as versões do sistema lançadas até a chegada do Windows 10. Enquanto no passado os usuários sofriam com o risco de ter um sistema inseguro ou com menos desempenho que o possível por conta de drivers ou pacotes de segurança não instalados, agora o novo sistema assume o compromisso de manter a máquina com todos os recursos devidamente atualizados.

É claro que a novidade ainda não é perfeita, porque eventualmente permitiriam que drivers ou pacotes problemáticos danificassem o sistema, causando transtornos aos usuários. Mas a Microsoft publicou uma ferramenta paliativa e deve continuar evoluindo o sistema de atualizações automáticas, bem como todos os demais recursos do sistema.

Você notou alguma outra melhoria relevante ao atualizar do Windows 8/8.1 para o Windows 10? Compartilhe conosco.


5

Comentários

Conheça 7 problemas do Windows 8 que foram resolvidos no Windows 10
  • Praticamente todas me agradaram. Porém, vale ressaltar, que para o MS Edge, ainda não existem complementos, o que torna a experiência de uso um pouco ruim. Por exemplo, acessar o TC se torna complicado demais, visto tantas propagandas, coisa que não vejo em outros navegadores por conta dos complementos, tornando assim a navegação mais limpa.

      • Estou com o amigo abaixo, o Chrome quando nasceu não tinha nada também. Não dá pra fazer milagre em poucos dias de vida né fera, bora aguardar mais um tempo que nem pronto de forma total o navegador está ;D

          • Normal, acabou de lançar, mas comparando com os outros navegadores sem complementos instalador, está excepcional, que venham os complementos agora!

            • De todas essas diferenças, a que mais agradou foi a Central de Ações. Achava aquela Charm Bar indigesta

              LG Gram Style: um notebook premium e bonito por fora, mas... | Vídeo Hands-on 

              Confira destaques da nova Atualização de Abril do Windows 10 e saiba como instalar