LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Pode isso Arnaldo? Windows 10 bloqueia buscadores e navegadores de terceiros via Cortana

29 de abril de 2016 94

O Windows 10 vem aumentando consideravelmente sua taxa de adesão nos últimos meses, fazendo com que a base de dados coletada pela Microsoft seja cada vez maior. Com isso, a companhia percebeu que muitos usuários estavam instalando serviços que alteravam certas partes do sistema tidas como primordiais, como a integração da Cortana com o buscador Bing e com o navegador Edge.

Devido a isto, a casa de Redmond decidiu tomar uma atitude drástica, afirmando por meio de seu blog oficial que a assistente pessoal não mais será capaz de se comunicar com serviços de terceiros, utilizando apenas as próprias soluções da Microsoft para abrir links e realizar buscas na web. Isto pode parecer algo até mesmo ditatorial para alguns, já que impede que usuários escolham qual o serviço que desejam utilizar em conjunto com a Cortana.

Começando hoje, para garantir que nós entregaremos uma experiência de busca desenvolvida para o Windows 10, Microsoft Edge será o único navegador a ser executado através da caixa de busca da Cortana. A única maneira que nós temos de garantir esta experiência é com a integração entre a Cortana, o Bing e o Edge.

Devemos lembrar, porém, que nem todos os usuários possuem conhecimento suficiente para realizar este tipo de escolha, muitas vezes ficando reféns de aplicações "auto-instaladas" como Hao123 e Baidu, o que significa que a ação da Microsoft também pode ser vista como uma espécie de proteção por parte da empresa em relação a estes usuários, buscando assim garantir que a experiência de uso da Cortana não será prejudicada por este tipo de erro.

Integração da Cortana com Bing e Edge tornou-se obrigatória no Windows 10

Vale notar também que a empresa ainda permitirá que você altere seu navegador ou mecanismo de busca padrão sem qualquer tipo de problema por meio do menu de configurações do Windows 10 e do Edge, respectivamente, porém esta mudança surtirá efeito apenas em ações realizadas fora da Cortana, ou seja, sempre que você realizar uma busca dentro da assistente ela automaticamente abrirá o Edge para exibir o resultado, mesmo que o Google Chrome ou outro serviço esteja configurado como padrão.

E você, o que achou desta ação da Microsoft? Acredita que a empresa está certa em priorizar seus próprios serviços em seu sistema operacional? Deixe-nos seu comentário abaixo!


94

Comentários

Pode isso Arnaldo? Windows 10 bloqueia buscadores e navegadores de terceiros via Cortana
  • Está CORRETÍSSIMA a MS ! Não vejo problema algum em usar o Edge e o Bing. A propósito, "quem quer a mãe, quer as crias !" (;

      • pohha arnaldo

          • Ta certo. A Google e outras não ajudam a Microsoft em relação a apps na loja.

            • Vou colocar outro exemplo para explicitar o nível do absurdo: Começando hoje, para garantir que nós entregaremos uma experiência de armazenamento em nuvem desenvolvida para o Windows 10, Microsoft OneDrive será o único utilitario a ser executado através do Windows Explorer. A única maneira que nós temos de garantir esta experiência é com a integração entre o Windows Explorer e o OneDrive. Demais utilitarios (Dropbox, Google Drive...) não serão compatíveis.

                • Para forçar o uso do Edge assim, a situação não deve estar das melhores...

                    • A restrição é sobre a cortana. Seu uso diário e corriqueiro poderá continuar com outro browser.

                      Talvez uma analogia mais correta (e hipotética) seria se o Dropbox, Google Drive, etc também acessassem o serviço do OneDrive por intermédio de suas APIs, e depois fossem bloqueados de acessar o Onedrive, permanecendo somente os seus próprios serviços.

                        • A única opção de gerenciamento de arquivos é o Windows Explorer, assim como a Cortana é a única opção para pesquisa. Obviamente que sem o Windows Explorer ainda daria para usar o Dropbox, assim como dá para fazer pesquisa independente da Cortana. Não estou falando que a Microsoft deva usar API do Google para mudar os resultados da pesquisa na Cortana, só que os usuários deveriam poder escolher qual navegador querem. Um não interfere no outro,

                            • Mudar o motor de busca do Google Now pro Bing...como assim não pode?

                                • Apesar de não poder mudar o mecanismo de pesquisa, você pode escolher o navegador que quiser. Nem isso a Microsoft quer ceder.

                                    • O Edge tem integração com a Cortana e pode dar continuidade à busca do usuário e ajuda-lo. Nenhum outro navegador tem essa capacidade.

                                      Apple faz isso aos montes, Cortana tem um monte de limitação que a Siri não tem por ter acesso exclusivo ao sistema, Google bloqueia APIs no Windows Phone.

                                      A comparação mais correta seria criticar o Google por não deixar o google now abrir o edge no android. A culpa é mais da Microsoft do que do Google.

                                      No caso, se o Google quiser adequar o Chrome para se integrar direito com a Cortana, a Microsoft liberaria o acesso, se o Google nao fizer nada, ninguém pode reclamar.

                            • Não vejo problemas, na verdade vejo sim, ela tem que fazer mais esse tipo de coisa, para tornar seus produtos mais atraentes, todo mundo faz isso e nunca ninguem reclamou.

                              • "Windows 10 gratuito!" e toma mais coleira!

                                  • '-' ?? não entendo Google pode fazer isso no Seu Google Now, Siri pode fazer isso na Apple, agora me explicar por que Microsoft não pode fazer na Cortana ???

                                      • Usar o Bing até entendo, a Cortana foi feita para mostrar propaganda dele mesmo. Entretanto acho muito errado limitar o navegador. O resultado exibido no Chrome vai ser o mesmo no Edge. A experiência do usuário vai ser diminuída com essa limitação. Gosto da Cortana e do Bing, mas não vejo sentido em ter que usar o Edge para desfrutar disso. O Google Now mostra resultados do Google mas quando clico nos resultados ele abre no navegador que eu bem entender! Acredito que o mesmo ocorre na Siri - Bing.

                                    • Microsoft não esta fazendo nada demais, simplesmente a Cortona se alimenta do Bing, e esta integrada também ao Edge, não tem nada demais nisso. A Google não tem aplicativo de buscar no Windows 10 Móbile, o que tem é meia boca, se quiser usar outro navegador no Windows 10 Móbile poderá, não é proibido, só não poderá usar a cortana e simpels assim.

                                        • entre usar cortana e chrome, acho q n é uma escolha dificil de fazer, ela no meu windows 10 desktop quase nunca foi usada, e quando eu usei ela me retornou algo diferente do que pedi, alem do mais q ser forçado a usar o edge e tora x,x

                                            • Mas ai vai do gosto, tem gente que "NÃO GOSTA DO CHROME" por que ele come memoria Ram etc... ai tem gente que usar alternativa tipo o Mozilla, Opera o próprio Edge! Tipo eu não uso o Chrome por que é PESADO e Come muita Memoria Ram, eu uso um Navegador alternativa que sé chama : Citrio.

                                                • po q massa, vc anda de monociclo por ai? vc usa celular flip? vc usa oculos de cabeca pra baixo? vc n toma agua? vc vive do que a natreza ofereçe? vc e de humanas? vc é ripster?

                                                  • Se usar Cortana vai ser obrigado a usar o Edge!

                                                      • '-' Nossa Meu deus parece que o Edge é uma doença que não pode sé usado pra que isso '-' só fazer a pesquisa e depois fecha!

                                                          • Pensa bem, você está usando seu Citrio, aperta um botão dedicado à Cortana, faz uma pesquisa e clica no resultado. O que é mais funcional, abrir uma nova guia no Citrio (que poderá marcar como bookmark, usar uma extensão própria, auto preencher formulários...) ou abrir outro navegador away que não vai ter nada disso?

                                                              • ai vai e gosto, também eu uso o Edge, mais só para algumas coisa especifica tipo ver filme etc.. eu vejo tem lado Bom e Lado ruim nisso, só que para Microsoft que não tinha muita coisa Exclusiva isso pode sé torna uma coisa Exclusiva da Plataforma. Muita gente Criticava ela que não tinha mais nada exclusivo, agora essa integração da Cortana e Edge é exclusivo!

                                                                  • Quem usa o Google Now e Chrome tem vantagens, exemplo: os sites mais acessados viram cards do Google Now mostrando se há algo novo. A pesquisa de lugares no Chrome vira rotas no Google Now. Tudo muito legal, mas nem todos querem ou precisam disso e querem usar outro navegador. Só querem o mesmo no Windows.

                                                                    • mas é forçada, e nem todo mundo gosta ou usa essa integração

                                                                        • sé for depende só do usuário ele Nunca vai usa e o pessoal nunca via saber que a ´CORTANA e integrada e tem fusão no navegador...

                                                                            • Mais gente ela não está foçando ninguém ela está fazendo isso na CORTANA que é Produtor dela, :v Tipo vcs esquece que ela fez a cortana ela está fazendo tudo para integra Cortana com TODOS os ´produtor. é só não usar e desculpa ela meio que está fazendo propaganda do seu navegador para o pessoal usa e experimenta.

                                                                                • Edge já vem instalado e colocado como atalho no menu Iniciar por padrão, já tá bom de propaganda né.

                                                                                    • Mas vc acha mesmo que vai ter usuário que vai abri, Desculpa seja sincero por favor, vc acha que algum usuário leigo ou até não leigo vai abri ??? Pela Logica NÃO . é como disse vcs esquece que a CORTANA e da Microsoft parece que vcs acham que ela de outra empresa kkkk....

                                                                                        • Tá descrito como navegador de Internet, todos os sites que abrirem via algum aplicativo vão abrir o Edge, o símbolo remete ao Internet Explorer, pesquisando "Internet" na Cortana vai aparecer ele... Cortana é da Microsoft mas ela não precisa voltar a ser a idiota de antes. Depois não vá reclamar do Windows só reconhecer via USB o Windows 10 Mobile (e por isso não conectar com Android e iOS) pois o Windows é da Microsoft!

                                                                                            • Desculpa MathHD vc está exagerando ela já libero tanta coisa para o android ela não pode deixar nada exclusivo para seu sistema Tipo ela tem que sé obrigada a da tudo sem fazer propaganda dos seus produtor como outras fazem '-' ???

                                                                        • Cortona kkkkkkkkkkkkkkkk

                                                                          • em outros site tem pessoa que não entendeu como aconteceu aqui, para o pessoal que não leu a matéria, Microsoft só vai fecha para sua assistente virtual, Mas para seu navegador vc pode usar o Google, Yahoo, Baidu etc......

                                                                              • A Cortana e o Edge é da Microsoft. A integração é perfeita. Pra que se dar ao trabalho de pedir permissão para outras empresas e ter um trabalho maior ainda de fuçar as entranhas dos outros navegadores para integrar a Cortana?

                                                                                  • Óbvio. É da Cortana que estamos falando. Ela tem que ser integrada ao navegador. E vcs acham que a Microsoft iria se dar ao trabalho de integrar ela no Chrome, por exemplo? Kkkkk... L9gico que não, né. E nem sei se a Google deixaria. Afinal, a Google quer que a Microsoft se lasque mesmo.

                                                                                      • Atualmente eu pesquiso no Chrome através da Cortana. Tem até uma extensão para redirecionar toda pesquisa feita no Bing para o Google.

                                                                                          • Ainda não uso Cortana. Mas acho que a integração com o Edge deve ser melhor. Mas não sei de fato.

                                                                                              • Para quem quer usar a Cortana dentro do navegador concordo, vá de Edge. Mas eu só quero poder usar ela normalmente e quando eu precisar abrir no navegador o resultado dela que não seja no Edge!

                                                                                                • Então a Microsoft está se saindo melhor do que eu imaginava. Pois achei que não perderia tempo de trabalho fazendo esses ajustes. Bom, de todo modo, melhor para nós. E a Microsoft está de parabéns.

                                                                                                • Concordo com Microsoft®.

                                                                                                    • Logo os órgãos reguladores interferem nisso. Claro que é um absurdo essa atitude, assim como foi a questão dos navegadores lá nos anos 90, quando atitudes como essa acabaram com várias empresas e diminuíram a concorrência. Primeiro que pra colocar outro navegador como padrão no sistema já não é fácil, e o brigar os usuários com menos conhecimento usar um serviço também é desleal. Não uso esse navegador lixo (Edge) e muito menos o Bing. Já passou da hora da Google entrar de cabeça nos sistemas operacionais e nos dar mais opção de escolha.

                                                                                                      • Só pra deixar claro, ela só vai Proibi buscado de terceiro na CORTANA em quiser fazer sua pesquisa normal no Google pode usar o navegador normal.

                                                                                                        • Cortana é Bing igual Google Now é Google. Vocês parecem surpresos com essa decisão parecendo que o G Now aceita outro buscador... a União Europeia não vai intervir por serem produtos dos buscadores.

                                                                                                            • Só pensando aqui se a união europeia com seus abutres vão querer se meter nas decisões da MS como sempre faz.

                                                                                                              • Tá certo.
                                                                                                                Do mesmo jeito que a Google e Apple também podem fazer o que quiserem (apesar que alguns não concordam, mas concordam com que a MS faz) e ninguém encher o saco.
                                                                                                                E essa atitude meio que protege usuários leigos.
                                                                                                                Ninguém quer que um navegador baidu se meta nessa história.
                                                                                                                Imagina a Baidu trocando a voz da cortana ou até a cortana por uma chinesa tagarela (parece exagero, mas não duvide da Baidu. srsrsr). kkkk
                                                                                                                "Você instalou com sucesso a Baidu China tagarela com sucesso."

                                                                                                                  • Eu ia comentar sobre isso mas preferi ficar no meu canto. Nego reclama quando a Google ignora o WP no lançamento de seus serviços mas aplaude quando a Microsoft bloqueia a Cortana, vai entender...

                                                                                                                      • Pior que quando se critica a MS, e mesmo criticando ao mesmo tempo a Google e a Apple, fanboy se dói e já chega dizendo: SEU HATER DO WINDOWS.
                                                                                                                        Quem aguenta isso. kkkkkkkkkkk

                                                                                                                          • hummmm não vejo como correlação o que vc falou... a google ignora os clientes dela e não a MS... a MS tá cagando e andando para os apps da google, pra ela é até melhor, afinal de contas quanto menos apps da google mais a MS tem espaço para crescer... e no PC ela está bem estabelecida, nos smarts que ela está mal das pernas, mas eventualmente ela supera isso... quanto ao fato da MS bloquear que se altere o motor de busca da cortana não vejo nada de mais... não aplaudo mas não crucificar ela por isso... acho que é uma postura normal, afinal de contas, a cortana é um app da MS... usar um app da MS para abrir um produto da google parece ser benevolência d mais não é não??? se a MS não tivesse o serviço até entenderia, mas ela tem, e não está proibindo de vc usar o serviço (como a google faz) só está proibindo de vc vincular esse serviço da concorrente a um produto dela... e isso já é o cavalo de troia iniciando...

                                                                                                                              • E sabe de uma coisa. Aí dizem que a Google que começou com isso.
                                                                                                                                Até parece que não sabe da história da MS. A Google é só uma criança mimada perto dos leões MS e Apple.
                                                                                                                                Enfim, não querendo defender Google, mas querendo ser justo dentre tantas injustiças.

                                                                                                                                  • Sendo justo? Vc tá virando um hater notório da Microsoft, só cego não percebe.
                                                                                                                                    Justo é eu não querer nem saber de usar buscador da FPD da Google, sem vergonha, no WP7 ela já tinha um app de buscador oficial, apesar de ignorar completamente os usuários da plataforma, queria ganhar dinheiro com eles.

                                                                                                                                    • a google não começou, mas ela está cometendo os mesmos erros q a MS cometeu... isso eh burrice, prejudicar os consumidores pra se manter no poder... a MS se lascou por causa disso...

                                                                                                                                • Tá certo. .

                                                                                                                                    • Justo...pois diminui vulnerabilidades e inconstâncias...

                                                                                                                                        • Já devia ter feito, usa a cortana quem quiser.

                                                                                                                                            • Corretíssimo,o serviço é dela então ela faz como achar melhor,antes das guguetes começar a chorar olhem o boicote da google ao wm

                                                                                                                                                • Totalmente aceitável.

                                                                                                                                                    LG Gram Style: um notebook premium e bonito por fora, mas... | Vídeo Hands-on 

                                                                                                                                                    Confira destaques da nova Atualização de Abril do Windows 10 e saiba como instalar