LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Cuidado! Navegadores Chrome e Firefox estão matando aos poucos o seu SSD

29 de setembro de 2016 61

Os SSDs, discos de memória flash, tem se tornado bastante populares nos últimos anos, devido ao grande "boost" que proporcionam no desempenho de laptops e PCs quando comparado aos HDs mecânicos.

Ultimamente, seus preços tem caído bastante em comparação aos anos anteriores, além disso, opções mais avançadas como, por exemplo, os SSDs do tipo M.2 ou até aqueles do tamanho de um selo postal, recém-lançados pela Samsung, apareceram no mercado com velocidades de leitura e escrita ainda maiores do que as oferecidas por discos com conexão SATA; no entanto, apesar de toda essa evolução, eles ainda possuem uma vida útil, ou seja, estão fadados a falhar com o tempo de uso.

No caso dessas unidades de armazenamento, a medida que dados são escritos todos os dias, elas vão perdendo sua confiabilidade; em testes recentes realizados com o utilitário SSDLife — que analisa a saúde do SSD e estima a quantidade de dados lidos e escritos nele — descobriu-se dois grandes vilões que colaboram para a "morte" precoce do componente: os navegadores Chrome e Firefox.

Vida útil dos SSDs é comprometida com gravações de dados frequentes e desnecessárias

No teste em questão, foi observado que mesmo que o PC ou laptop estiver sem nenhuma outra atividade, ao abrir alguns pares de abas nos softwares cerca de 10 GB de dados eram escritos todos os dias, com o grande culpado disso tratando-se do arquivo "recovery.js".

Nele são armazenados todos os dados da sessão, incluindo a possibilidade de continuar a navegação de donde você parou, caso haja algum tipo de falha que resulte em um desligamento inesperado do sistema A boa notícia, é que no Firefox há como controlar a frequência com que o arquivo é criado. Para isso, basta seguir os passos a seguir:

  1. Na barra de endereços, digite "about:config" (sem aspas).
  2. Busque pela configuração "browser.sessionrestore.interval".
  3. O valor pré-configurado é de 15000, o que significa que a cada 15 segundos um novo recovery.js é gerado, por isso, aconselhamos alterá-lo para 300000 (algo equivalente a 5 minutos).
  4. Após isso, basta fechar as configurações e navegar normalmente.

Infelizmente, o Google Chrome não permite a alteração da frequência — pelo menos, de momento. Ou seja, por hora, caso você queira estender um pouco mais a vida útil de sua unidade SSD, é recomendável utilizar outros navegadores, a menos, é claro que você queira ver de 10 a 20 GB de arquivos sendo escritos nela todos os dias.


61

Comentários

Cuidado! Navegadores Chrome e Firefox estão matando aos poucos o seu SSD

LG Gram Style: um notebook premium e bonito por fora, mas... | Vídeo Hands-on 

Confira destaques da nova Atualização de Abril do Windows 10 e saiba como instalar