
Software 25 Abr
Em março deste ano, a agência de pesquisas Statcounter mostrou um declínio relevante na parcela de usuários que utilizam o Windows 11, algo que se manteve em abril de 2024. Após atingir o seu ápice com 28,16% em fevereiro, o sistema operacional ficou abaixo de 26% de adesão.
Segundo a Statcounter, no mês passado o Windows 11 teve sua participação em 0,97 pontos, indo de 26,68% para 25.65%. Aparentemente, esses usuários preferiram migrar para o Windows 10, que completará 9 anos em breve e atingiu adesão de 70%, algo que não ocorria desde setembro de 2023.
É interessante ver que o Windows 11 perdeu uma parcela significativa de usuários no meio de seu ciclo de vida. Até mesmo o Windows 8 e Windows 8.1, que não são consideradas boas versões, só foram sofrer queda na adesão com o lançamento de novas versões.
O Statcounter não garante 100% de precisão nas suas estimativas, mas um declínio de quase três pontos para um produto em aproximadamente 1 bilhão de dispositivos é um número bem expressivo.
Alguns usuários alegam que o Windows 11 oferece poucos benefícios que valham o upgrade, principalmente depois da Microsoft encerrar alguns recursos úteis, como o subsistema para Android. Outro problema está no aumento de anúncios, que foram altamente criticados pelos consumidores.
Neste mês, a Microsoft mostrará os novos recursos de IA para o Windows 11, que pode aumentar o interesse dos usuários em efetuar o upgrade. Entretanto, rumores sugerem que as principais novidades não serão compatíveis com o hardware atual.
Curiosamente, mesmo sem receber suporte, o Windows 7 continua vivo em muitas máquinas. Segundo dados da Statcounter, 3% de todos os computadores utilizam o sistema operacional descontinuado em janeiro de 2023.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários