LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Windows 10 está matando o SteamOS? Alienware esclarece embate entre as plataformas

12 de dezembro de 2016 39

Parece que o embate entre Windows 10 e o SteamOS ganha um novo patamar nestas últimas semanas de 2016. O vigente sistema operacional da Microsoft atualmente abrange mais da metade dos PCs de usuários da famosa plataforma de jogos da Valve, e este número continua crescendo de uma forma impressionante.

Mas e quanto ao futuro do SteamOS, como seguir nesta árdua batalha contra a gigante de Redmond? Há aproximadamente dois anos, a Steam Machine munido do sistema da Valve chegou como uma possível ameaça para o Windows, com a promessa de ganhar predileção da grande fatia dos gamers nos PCs, com intuito de rivalizar diretamente e afastar a Microsoft deste nicho.

Contudo, os jogos para computadores ganharam um vigor inigualável, e atualmente as vendas das máquinas da Steam seguem em queda livre.

Esta semana, Frank Azor, co-fundador e gerente geral da Alienware, deu uma entrevista para o site PC Gamer, revelando que está vendendo números consideravelmente mais altos de máquinas com Windows do que com o sistema da Steam. Ele ressalta que a biblioteca de jogos superior do Windows 10 é um ponto que explica muito do sucesso do sistema da Microsoft.

Sem dúvida o cenário há dois anos era bem diferente do que existe nos tempos atuais. A Steam Machine nasceu para ser a alternativa ao Windows 8, visto que o mesmo afastava os jogadores devido as constantes faltas de compatibilidade com diversos jogos. Assim todos estava preocupados em perder para outras plataformas, como consoles, OS X e Android.


No ano de 2014, a Valve publicou uma nota para anunciar as empresas que iriam utilizar o SteamOS juntamente com o Steam Controller, que também estava em desenvolvimento.

A Valve atrasou bastante na criação do controle, enquanto isso estava ocorrendo, o Windows 10 estava chegando oficialmente. A Microsoft aprendeu uma lição muito valiosa – um monte de lições valiosas – com o Windows 8, e tentou corrigir com o Windows 10. O sistema é focado mais em games, eu diria. Cada lançamento também oferece compatibilidade com o Windows e, embora a execução não seja perfeita, é indiscutivelmente melhor em comparação com o Windows 8.

Complementa Azor em resposta.

Entretanto, outros especialistas também estão vendo os dois lados da moeda, explicando que a máquina da Steam foi a tentativa de Gabe Newell, co-fundador da Valve Corporation, de se libertar da dependência do Windows, depois que viu a Windows Store ameaçar significativamente sua loja.


Azor afirma que a Microsoft precisa continuar prestando atenção nos jogadores, em prol de oferecer a melhor experiência e consolidar seu reinado. A empresa também segue investindo pesado no Windows 10 no quesito games, com soluções bem interessantes para os usuários, como o Play Anywhere, por exemplo, que unifica os jogos com o Xbox One em um conceito incrível.

O mais importante é que a Microsoft continue investindo nos jogadores. Acho que a Steam Machine fez com que a Valve desse um lembrete para a Microsoft, um alerta para que a companhia percebesse tudo aquilo que ela poderia poder.

E você, concorda com o especialista e acha que a Microsoft continua investindo veemente no Windows 10 para os jogadores? Acredita que o SteamOS deixará seu último adeus em breve? Deixe-nos o seu comentário!


39

Comentários

Windows 10 está matando o SteamOS? Alienware esclarece embate entre as plataformas
  • Ao meu ver o que. Faltou foi marketing e o diferencial para o steam os, e assim nao motivo o publico a usar que por consequência nao motivo as desenvolvedoras e acabou morrendo como o Windows mobile(a fênix da tecnologia kk)

      • Atualmente a steam ainda é imbatível, mas não da para duvidar do poder da microsoft. Quem comprou placas nvidia recentemente recebeu códigos para baixar jogos da Windows Store e não da steam ! olha o perigo...

          • Depois que viu a Windows Store ameaçar significativamente sua loja.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk a onde a Windows Store ameaça o Steam kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Agora, eu sou muito mais o Windows pra jogos do que o Steam OS, bem mais...

              • O texto tava falando que o windows estava matando as steam machines ne? Mas ate a windows store tem jogos de mais relevancia que a stem para linux.

                  • Tenho que concordar com vc, realmente, a loja da MS é muito nova, mas uma coisa é verdade e devemos sempre lembrar, nesse mundo da tecnologia tem sempre um Davi enfrentando im Golias, e nesse caso o Golias é a Steam.

                      • Mas a Microsoft não é respeitada pelos gamers assim com é a Valve. Porém, eu acho que no lugar do Steam OS, A Valve poderia ter lançado uma versão do Android para suas Steam Machines, já que o mesmo é open source. E seria muito mais fácil para os desenvolvedores portar os jogos e aplicativos que já existem do Android para as Steam machines, claro que teria que adaptá-los para controle e mouse. Dessa forma, também os emuladores, etc... E claro que também os jogos de PC e os que já existem para LINUX. entende?

                          • Entendo sim, mas com relação a respeito no sru primeiro paragrafo, é muito mais do que óbvio que a Steam é mais respeitada, até porque os caras fazem isso da vida, assim como a MS faz software, embora ela tenha investido no seu sistema, acredito que ela não conseguiria ser igual a Steam tão cedo, levaria anos, e talvez nunca se torne igual, o proble,a da MS foi ter abandonado vários setores aonde ela deveria ter investido mais, tipo games e plataforma móvel por exemplo, ouve um tempo em que ela não acreditava muito em games e hoje sofre as consequências de má gestão anteriores, dinheiro ela tem, mas nem sempre só o dinheiro diz tudo, e quanto sua idéia da versão do Android até achei interesante.

                              • Nem o Android suporta mais de 8 polegadas e já fica tudo pixelado imagina em um tela de 50p............ Ahh e como desenvolvedor, não seria mais fácil não portar apps para o machine do que já games de outro OS, existem várias coisas que teriam que ser acrescentadas, o comando por controle é uma dela, dependendo da arquitetura teria que mudar tudo tb, pq o mobile é ARM

                                  • Mais assim as distros linux que iam sofre mais por que so o android iria ganhar jogos(lembrando que provavelmente ou os jogos seriam capados para rodar nos celulares ou exclusivos para rodar so na steam machine
                                    -ex:linha shield da nvidia)

                                      • Uma versão do Android para rodar os jogos nas steam machines. Jogos completos de PC.

                                          • O problema seria a steam atrair as desenvolvedoras, sendo que elas teriam que fazer os jogos para android em 2 versões uma para x86 (para as steam machines, lembrando que elas sao pc potentes com o sistema da steam so baixar o steam os no site dela) e outra mais capada em arm(para celulares)se quisessem atingir uma boa quantidade de usuarios de usuarios.

                                              • Qual sentido nisso?
                                                Se nemno steam OS que foi desenvolvido pela Valve conseguiu deslanchar, imagine um sistema capado que nem o Android

                                                  • Ele nao e capado o sistema mas e limitado para o hardware para que ele foi projetado sendo que os smartphones mais potentes nao batem os pcs mais basicos

                                                    • Não é capado, amigo. Eu falo que ao invés da Valve trazer os jogos que ela trouxe para Linux, steam OS, ela poderia ter trazido para O android e lançado uma versão do Android para as Steam machines ou PC... Pois seria muito mais fácil para os desenvolvedores portar os jogos e os aplicativos que já existem do Android de smartphone para as Steam machines, claro que teria que adaptá-los para controle e mouse. Entendeu? ao invés da Valve desenvolver o Steam OS, ela poderia ter desenvolvido um sistema baseado no Android, com os mesmos jogos que hoje existem no Steam OS.

                                                        • Você pensa muito pequeno nao seria apenas adaptalos a controle e mouse, teria adaptar os jogos e o sistema para telas maiores, o sistema e os jogos também teriam que ser adaptados para funcionar em x86 com melhor estabilidade. Mas além disso as steam escolheu o linux por ter visto um mercado em potencial que vem crescendo atualmente(ele ja possui diversos títulos bom sendo que apenas alguns deles vieram pelas steam machines). E nao seria diferente a stem apenas usar android, lembrando que o android nessa epoca esta ainda em gatinhado (dezembro de 2013)

                                                            • Se poupe, pois há vários consoles que rodam o Android, como, por exemplo, Nvidia shield, ouya etc... E os jogos funcionam perfeitamente em telas maiores (TVS). Agora, eu falo de levar os jogos do Android de uma maneira oficial... Mais os jogos de PC que hoje correm no Linux...

                                                                • e acho que nao os sistemas da google nao rodam os arquivos de linux em geral e fazer o linux rodar apps android seria a usar emuladores porque duvido que a google permita isso

                                                                    • Lembrando qur nem a nvidia consegui atrair desenvolvedoras para os aparelhos dela com android

                                                                        • Pelo que eu saiba nem um deles desmanchou pra valer e estão morrendo também o android tem.muitos jogos aim mais a maioria e bom so para mobile lembrando que loja iria ser utilizada nesse console com android a steam (nao a google play ) venda de hardware nao da dinheiro como a de software

                                                                        • Credo... Jogos mobile nas machines, credo parei por aqui

                                                              • Mas o Steam é imbatível.

                                                                • Concordo... Mas e o HL3???

                                                                    • Aí, viu? Concorrência, sem ela a porra das empresas não se mexem. Vide caso android que a anos sem inovar nada e com as recentes notícias da MS já fez o Google acelerar seus projetos. Com a graça de Deus, Google vai abandonar o android e dar vido ao seu novo SO universal. Concorrência. A Porra da MS está em todos os cantos, rapaz, isso é ruim de mais. Vem abocanhando fatias e mais fatias de vários segmentos, nuvem, games, holo, desktop, Surface, IA, e agora finalmente focando no mobile, cara, isso não é legal.

                                                                      LG Gram Style: um notebook premium e bonito por fora, mas... | Vídeo Hands-on 

                                                                      Confira destaques da nova Atualização de Abril do Windows 10 e saiba como instalar