LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Mercado de notebooks e desktops segue em queda no 2º trimestre de 2023; Apple cresce

11 de julho de 2023 0

O mercado de computadores pessoais — incluindo desktops, notebooks e workstations — enfrenta um período de baixa demanda dos consumidores, fazendo com que o segmento registre menores índices de vendas quando comparado ao período pré-pandêmico e dificultando o crescimento de fabricantes de dispositivos.

Na segunda-feira (10), a IDC Tracker divulgou um estudo que levantou dados referentes ao desempenho do mercado de computadores pessoais ao longo do 2º trimestre de 2023. De acordo com a pesquisa, o segmento registrou uma retração de 13,4% nos envios de dispositivos ao varejo em relação ao 2º trimestre de 2022.

A baixa demanda fez com que os estoques permanecessem abastecidos em níveis acima do normal, por mais tempo que o esperado. Com isso, as empresas precisaram reduzir o envio de produtos ao varejo. Com exceção da Apple e HP, todas as principais fabricantes tiveram redução significativa de fornecimento no último trimestre.

Liderando o mercado com uma pequena margem acima da rival, a Lenovo possui 23,1% de quota de mercado. A gigante chinesa enviou 14,2 milhões de unidades de PC no 2º trimestre de 2023, isto é, uma retração de 18,4% em relação ao mesmo período em 2022.

A HP, vice-líder do mercado, teve remessa de 13,4 milhões de aparelhos. Sua retração de apenas 0,8% indica que a fabricante norte-americana está finalmente se aproximando da normalização dos níveis de estoque após enfrentar um excesso no ano passado.

“O estoque elevado de componentes está, mais uma vez, impedindo o avanço do mercado”, disse o gerente de pesquisa Jitesh Ubrani. “Apesar dos problemas estarem diminuindo, muitos fornecedores continuam a oferecer preços reduzidos para limpar o estoque, embora os fabricantes e canais de vendas estejam cautelosos devido à demanda reduzida.”

Apple é a única entre as cinco maiores fabricantes que não registrou retração (Imagem: Apple)

Entre as cinco maiores fabricantes, a Dell foi a empresa que registrou maior retração comparando os resultados do 2º trimestre de 2023 com 2022. Com baixa de 22% nas remessas, a empresa caiu para 16,8% de market share, abrindo margem para o crescimento da Apple, que saltou de 6,8% para 8,6% no mesmo período.

Esse foi o sexto trimestre consecutivo de redução de remessas provocada por um cenário macroeconômico desfavorável e demanda fraca por consumidores e empresas, contudo, o mercado ainda teve um desempenho melhor do que o previsto para o trimestre.

As fabricantes devem seguir escoando os estoques ao longo dos próximos meses, o que poderia significar preços mais competitivos para os clientes.

Ofertas em notebooks para home office

0

Comentários

Mercado de notebooks e desktops segue em queda no 2º trimestre de 2023; Apple cresce
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2