LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Mercado global de celulares deve encolher em 2023 e voltar a crescer em 2024, segundo IDC

01 de junho de 2023 0

A desaceleração do mercado de celulares ocorre devido a vários fatores que também são vistos em outros segmentos da indústria de tecnologia. A inflação é o principal obstáculo que causou uma retração significativa do setor, e segundo as previsões divulgadas em um relatório da IDC na quarta-feira (31), o desempenho comercial não deve melhorar tão cedo.

Analistas informam que uma “fraca demanda” por novos produtos está atrasando a recuperação do mercado de celulares, que registrou um dos piores índices de vendas da última década em 2022. Conforme projetado, o segmento deve sofrer um encolhimento de 3,2% nos envios de celulares em 2023, mas voltar a crescer em 2024.

(Imagem: Reprodução/IDC)

Previsões anteriores indicavam que o mercado de celulares encolheria 1,1% em 2023. Agora, os analistas adotam uma visão mais pessimista com base no cenário desfavorável da economia global. Apesar das dificultadas esperadas para este ano, a IDC acredita que o setor verá uma recuperação em 2024 com crescimento de 6% em relação a 2023.

Nabila Popal, diretora de pesquisa, afirma que as empresas fabricantes de celulares estão mantendo uma estratégia mais cautelosa em 2023, especialmente após um período de baixa demanda que gerou excesso de estoque em 2022.

“O estoque de canais permanece elevado em muitas regiões e, embora as coisas tenham melhorado, a confiança dos fornecedores ainda é baixa”, comenta Ryan Reith, vice-presidente de rastreamento de dispositivos de consumo da IDC.

(Imagem: TudoCelular.com)

Reith observa que há uma tendência de lançamentos de celulares dobráveis, mas a inflação e os preços elevados dificultam sua expansão no mercado. Com isso, é possível que algumas empresas passem a oferecer uma gama variada de produtos com valores competitivos.

Em uma análise prévia, a IDC Brasil relatou um encolhimento de quase 7% no mercado nacional de celulares em 2022. Cerca de 40,6 milhões de smartphones foram comercializados no último ano, marcando uma redução de 1,74% na receita. Na ocasião, os especialistas apontaram que os resultados devem ser “próximos ou inferiores” no país em 2023.

Veja mais!


0

Comentários

Mercado global de celulares deve encolher em 2023 e voltar a crescer em 2024, segundo IDC
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2