04 Novembro 2024
Temos em mãos o mais potente iPhone de 2022, o 14 Pro Max. Ele traz novo entalhe, chipset mais potente, suporte ao Always-on display e uma câmera de 48 MP inédita na linha iPhone. Será este o melhor iPhone já lançado pela Apple? Vamos conferir todas as novidades para saber se vale o investimento.
O iPhone 14 Pro Max vem na mesma caixa pequena do seu antecessor e continua pobre em acessórios:
- Cabo no padrão USB-C em uma ponta e Lightning na outra
- Chavinha para a gaveta do SIM card
- Guia básico de uso
- Adesivo da Maçã
Depois de anos, finalmente tivemos uma mudança no design frontal do iPhone. O 14 Pro Max deixa o antigo entalhe e agora aposta em recorte em formato de pílula. Para quem vem do mundo Android sabe que isso não é novidade e foi usado há anos em aparelhos como o Galaxy S10 Plus lançado lá em 2019.
A novidade recebeu o nome de Ilha Dinâmica, mas ainda não deixa de ser apenas um entalhe físico que ocupa um largo espaço da tela, apesar da Apple alegar que os sensores do Face ID e câmera frontal estão 31% menores nesta geração. A parte dinâmica fica por conta do software que apresenta animações e integração com os apps nativos.
Apesar do novo recorte ter formato de pílula, na verdade temos dois furos na tela, um para a câmera de selfies e outro para o sensor do Face ID. Entre os dois temos uma faixa de pixels que permanecem desligados. Ao colocar o aparelho contra o sol verá que esta área tem um tom diferente do restante da tela ao reproduzir a cor preta.
Outro detalhe a se comentar é que por mais que o novo entalhe passe a impressão de ser menor que o antigo, ele fica em posição mais baixa, o que acaba roubando mais espaço da área útil da tela e pode atrapalhar um pouco em certos conteúdos. A linha superior de pixels é bastante fina e acaba ficando sem utilidade.
Essas mudanças não chegam a impactar no desempenho do Face ID e o reconhecimento biométrico continua tão ágil e eficiente quanto antes. Partindo para a traseira não há novidade no design. O bloco com o trio gigante de câmeras continua lá, o acabamento é de vidro fosco e agora estreia uma nova cor: roxo.
A estrutura de metal possui acabamento brilhante nas laterais. No lado direito temos apenas o botão de energia, enquanto do lado oposto há os dois botões de volume, o slider para silenciar o aparelho e a gaveta para o SIM card. É bom lembrar que o modelo vendido nos EUA não tem entrada para chip físico, enquanto o brasileiro além de ter a gaveta ainda é possível ter duas linhas digitais por eSIM.
Na parte inferior temos a entrada Lightning, o microfone e o alto-falante principal. Em termos de medidas pouco mudou; o novo está mais estreito, porém ficou mais espesso. O peso é o mesmo de antes, assim como a certificação IP68 para resistência à água e poeira.
Na parte de conectividade houve apenas uma evolução no Bluetooth que passa para a versão 5.3. O iPhone 14 Pro Max tem suporte a Wi-Fi de sexta geração, NFC e 5G. O carregamento sem fio segue com suporte máximo a 15W com uso de acessórios MagSafe.
O iPhone 14 Pro Max possui tela de 6,7 polegadas do tipo LTPO que a Apple vende como Super Retina XDR OLED de 120 Hz com suporte a HDR10 e Dolby Vision. Ela consegue reduzir a velocidade até 1 Hz, o que permitiu à empresa incorporar o Always-on display para sempre exibir informações na tela sem devorar muito da bateria.
A tela alcança um brilho bastante forte e alto contraste quando exposto à luz solar. Isso garante que você terá a melhor visibilidade em qualquer situação. Não apenas isso, mas a calibração de cores beira à perfeição com tons que estão bastante próximos da realidade. Esta combinação vem garantindo ao iPhone 14 Pro Max o título de melhor tela por algumas mídias.
A parte sonora do iPhone 14 Pro Max também merece destaque. O alto-falante de chamadas atua como canal secundário e temos um bom equilíbrio entre os dois lados para garantir som estéreo imersivo. Ele é mais potente que o iPhone 14 e Galaxy S22 Ultra. Comparado ao modelo da Samsung, o novo top da Maçã apresenta som mais equilibrado entre graves, médios e agudos.
O iPhone 14 Pro Max estreia o chip A16 Bionic, diferente dos modelos mais baratos da nova série que herdaram o A15 do ano passado. A Apple alega que seu novo hardware é 40% mais potente que os rivais com Android. Será verdade? Em nosso teste de velocidade realmente vimos o 14 Pro Max fazer o Galaxy S22 Ultra comer poeira, mas não fica tão acima do Edge 30 Ultra. Comparado ao 13 Pro Max, a diferença foi mínima.
Em benchmark tivemos um salto maior entre gerações chegando próximo de bater 1 milhão de pontos no AnTuTu. É quase 20% a mais do que o 13 Pro Max e consegue bater o top da Motorola com Snapdragon 8 Plus Gen 1 com o dobro de RAM.
O iPhone 14 Pro Max também é um ótimo celular para jogos. A Apple alega que a nova GPU possui memória 50% mais veloz, o que não apenas ajuda a ter um desempenho mais estável em jogos pesados, como também faz o novo iPhone ser ainda eficiente na renderização de vídeos e uso intenso de aplicativos de edição.
Todos os jogos que testamos rodaram suave na qualidade gráfica máxima. Não é de se espantar que um celular com hardware deste porte não apresente qualquer problema de engasgos. Aqui ele leva vantagem contra os iPhone 14 e 14 Plus por ter tela de 120 Hz para usufruir de fluidez superior.
O novo top da Apple vem com bateria de 4.323 mAh, o que apresenta uma redução de 29 mAh comparado ao antecessor. A gigante da Maçã alega que o chip A16 Bionic é até 20% mais econômico devido ao novo processo de fabricação e outras melhorias no projeto, porém isso não foi suficiente para impedir uma queda na autonomia.
É bom lembrar que fizemos o nosso teste com o Always-on display ativado, como ele vem por padrão. Com isso tivemos uma queda de 4 horas na autonomia, o que representa uma redução de pouco mais de 10%. Ainda assim, o iPhone 14 Pro Max consegue passar o dia todo longe de tomadas e supera o Edge 30 Ultra e Galaxy S22 Ultra em autonomia.
O que precisa melhorar urgentemente é o tempo de recarga. Enquanto o rival da Samsung demora 1 hora para ter sua bateria cheia e o da Motorola faz isso em menos de meia hora, o iPhone 14 Pro Max leva 1 hora e meia, mesmo usando o carregador mais potente da Apple. Com uma carga rápida de 15 minutos terá 30% de bateria para usar e o dobro em meia hora.
O iPhone 14 Pro e Pro Max compartilham do mesmo conjunto fotográfico; seja o trio na traseira ou a frontal para selfies. Comparado à geração anterior, apenas a teleobjetiva que não recebeu novidades. A principal estreia sensor de 48 MP com novas lentes e a segunda geração do sistema de estabilização da Apple.
A ultra-wide de 12 MP também ganhou um novo sensor com pixels maiores que não apenas registram mais luz, mas também temos novas lentes com maior abertura e melhorias para ajudar na captura de macros. A teleobjetiva segue com o mesmo sensor de 12 MP e mantém o zoom óptico máximo de 3x.
Principal | Ultra-wide
O iPhone 14 Pro Max registra excelentes fotos. Ele acerta nas cores, contraste e apresenta imagens limpas sem ruídos. Por padrão, ele acaba comprimindo quatro pixels em um, com visto anteriormente em celulares Android com câmera de 48 MP, o que resulta em arquivo final com 12 MP de resolução.
Zoom
A câmera teleobjetiva pode não ter evoluído nesta geração, mas ela registra fotos nítidas com cores naturais e muitos detalhes do que está distante. Mesmo que você use a câmera principal com zoom digital ainda terá ótima fotos graças ao sensor de alta resolução.
A ultra-wide impressiona pela qualidade com imagens vívidas sem distorção de lente e com bordas nítidas registrando todos os detalhes, o que é algo bem raro. O HDR funciona bem nesta câmera e o contraste fica próximo ao que é visto na principal. A ultra-wide permite chegar a até 4 cm de distância do que pretende fotografar, o que faz com que registre ótimas macros.
Macros
A ultra-wide perde definição nas bordas ao fotografar em locais com luz mais precária e isso acontece com qualquer outro smartphone. No geral, o iPhone 14 Pro Max registra fotos nítidas, com boas cores, ruídos quase imperceptíveis e contraste na medida ao fotografar à noite. Ele ativa o modo noturno por padrão e você pode controlar o tempo de exposição para ter imagens mais claras.
A câmera frontal de 12 MP também recebeu melhorias no conjunto óptico atualizado com maior abertura para capturar selfies mais claras e a adição de foco automático e estabilização óptica que ajudam a ter vídeos mais estáveis e nitidez superior.
Noturno
Selfies sempre foram o forte dos iPhones e o novo continua acertando neste ponto. Você terá imagens nítidas com cores vibrantes, mas sem saturação exagerada como algumas fabricantes Android adoram. O contraste e alcance dinâmico ajudam a realçar corretamente o tom de pele, enquanto o modo retrato faz um efeito de desfoque quase impecável.
Selfies
O iPhone 14 Pro Max é capaz de gravar vídeos em 4K a no máximo 60 fps com todas as suas quatro câmeras. Há estabilização eficiente para lidar com os tremidos, seu foco é bastante ágil e a captura de som clara e limpa.
A novidade nesta geração fica para o Modo Ação, um novo tipo de filmagem que corta as bordas do vídeo para aprimorar ainda mais a estabilização e entregar algo próximo de uma câmera GoPro. Claro que para isso o iPhone acaba reduzindo a resolução da filmagem para algo próximo de Quad HD, mas compensa pela fluidez superior.
O iPhone 14 Pro Max vem com iOS 16 de fábrica, assim como os demais da linha. Os diferenciais ficam para o Always-on display e os recursos em volta da Ilha Dinâmica, sendo estes exclusivos para os dois modelos mais caros.
A Ilha Dinâmica na maior parte do tempo permanece em sua forma estática, apresentando apenas indicações em forma de pequenos pontos coloridos no entalhe quando o microfone ou câmera estão em uso, para alertar o usuário sobre qualquer risco de invasão de privacidade por algum app executando em segundo plano.
E existe o modo ativo em que o entalhe é ampliado para exibir informações de ambos os lados relacionadas a eventos, notificações ou alertas. Esse entalhe também pode se dividir em duas partes com apps compatíveis para exibir informações separadas.
E temos um terceiro modo que expande o entalhe para uma janela pop-up no topo em aplicativos compatíveis, como o discador ou o reprodutor de músicas. Tudo se integra de forma perfeita com o sistema e até acessórios da Apple, como AirPods e Apple Watch, tiram proveito da novidade.
Claro que ainda há muito a ser explorado em nem todos os aplicativos nativos possuem suporte, assim como apps de terceiros precisam ser adaptados. De qualquer forma, é uma novidade que vem chamando a atenção e não é de se estranhar que marcas que apostam no Android tentem fazer algo parecido.
O iPhone 14 Pro Max é o melhor top de linha de 2022 ou a Samsung e Motorola têm opções melhores no mercado nacional?
O Galaxy S22 Ultra tem suas vantagens, como o menor tempo de recarga, o zoom óptico de maior alcance e os diferenciais da S Pen e extras interessantes como Samsung Dex. O iPhone, por outro lado, ganha em potência e qualidade sonora, tem desempenho superior, sua bateria dura mais e se destaca com sua poderosa filmadora que agora até consegue competir com câmeras para esportes.
A Motorola acertou no Edge 30 Ultra ao trazer um ótimo top de linha para o mercado que entrega desempenho ágil, mas não o suficiente para bater o da Apple. Ele chega perto em duração de bateria, enquanto recarrega muito mais rápido. Em câmeras é o iPhone que leva a melhor, mas o Edge também tem extras bacanas como o Ready For para usá-lo como PC conectado a uma TV ou monitor.
Pontos fortes
- Experiência multimídia exemplar
- Desempenho bastante ágil
- Boa duração de bateria
- Ótimas câmeras
Pontos fracos
- Demorado tempo de recarga
- Preço salgado por apenas 128 GB
Há opção tão boas e mais baratas no mercado, o que complica um pouco seu custo-benefício
Embalagem traz apenas o básico, nada de carregador ou fone de ouvido
O iPhone 14 Pro Max é grande, pesado e escorregadio; pelo menos tem alta resistência
É o mesmo iOS do outros iPhones com algumas novidades relacionadas ao Always-on display e a Ilha Dinâmica
A experiência multimídia é excelente com bela tela com brilho forte e som potente e de qualidade
O iPhone 14 Pro Max é o melhor celular feito pela Apple, mas cobra caro por oferecer apenas 128 GB de armazenamento
Onde Comprar
As melhoras ofertas para o Apple iPhone 14 Pro Max