LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Comparativo em tamanho real: Zenfone 7 Pro vs Galaxy S20 Ultra e Note 20 Ultra

26 de agosto de 2020 4

E finalmente a linha de flagships da Asus recebeu sua aguardada atualização geracional: os Zenfone 7 e 7 Pro foram anunciados, e a fabricante atendeu aos pedidos de muitos, trazendo ótimos recursos de hardware combinados com uma construção premium.

Mas, com quais celulares esse lançamento irá disputar atenção? Bem, falamos de um top de linha com o que há de mais moderno oferecido pela Qualcomm, e com câmeras potentes. No mercado nacional teríamos produtos da Samsung chamando a atenção por recursos parecidos. Então como eles se comparam? É o que veremos nesse artigo!

77.28 x 165.08 x 9.6 mm
6.67 polegadas - 2400x1080 px
77.2 x 164.8 x 8.1 mm
6.9 polegadas - 3088x1440 px
76 x 166.9 x 8.8 mm
6.9 polegadas - 3200x1440 px
Ir para página de comparação
Câmeras

Começamos por um dos assuntos mais complexos na hora da análise de smartphones. Câmera por câmera muitos intermediários tem três, até quatro lentes. E a qualidade de um sensor e o trabalho de software do sistema precisam estar bem integrados também para ótimos resultados, afinal, foi-se a época que o número de megapixels determinava campeões nesse sentido.

Com o Zenfone 7 Pro temos uma peculiaridade em relação aos Galaxy Note 20 Ultra e S20 Ultra: as câmeras traseiras são as mesmas utilizadas como sensores frontais. Aqui, há uma diferença grande em termos de versatilidade para selfies, uma vez que é possível usar tanto o sensor principal de 64 MP com estabilização OIS, o ultra-angular de 113º com capacidades macro, e ainda a teleobjetiva para zoom ótico de 3x.

Os concorrentes oferecem sensor de 10 MP e 40 MP respectivamente. Entregam imagens de qualidade, mas não conseguem alcançar esse grande diferencial do Zenfone 7 Pro.

Por outro lado, quando falamos em fotografias com as lentes traseiras, ambos modelos da Samsung entregam um sensor principal de 108 MP que tem como principal vantagem entregar grande quantidade de detalhes, que podem ser isolados em ampliações no pós-edição.

Além disso, o Note 20 Ultra tem zoom híbrido de 50x e o S20 Ultra tem Space Zoom de 100x. São recursos particulares e que quando utilizados em seus respectivos limites não entregam a qualidade ideal de fotografia, mas podem oferecer uma versatilidade de registros que o Zenfone 7 Pro não alcança.

Quando falamos em vídeo, todos os modelos entregam gravações em Ultra HD 8K, com o modelo da Asus capturando um pouco mais de quadros.

Tela e design

Do ano passado para cá aumentou a pressão em cima das fabricantes para avançarem para outras áreas quanto aos seus tops de linha. Assim, o consumidor passou a se interessar mais pelos lançamentos com altas taxas de atualização do display.

Os modelos da Samsung entregam 120Hz, com o Note 20 Ultra trabalhando com esse modo de forma dinâmica e por demanda. O Zenfone 7 Pro traz a agradável surpresa de embarcar nesse movimento, mas com um display de 90Hz. Isso não é necessariamente ruim, e o usuário já deverá notar uma boa diferença em termos de fluidez da interface.

O Zenfone 7 Pro é ainda o que traz a menor tela entre eles, mas ainda assim em um painel considerado grande por muitos: 6,67 polegadas contra 6,9 dos seus rivais. Uma peculiaridade de design é que o celular da Asus se apresenta com painel sem entalhes, já que seu módulo de câmera gira para fazer as fotografias frontais.

Por outro lado, um aspecto negativo para alguns será o leitor biométrico na lateral. Ambos modelos da Samsung entregam leitura de impressões biométricas na própria tela.

A construção de tela de todos os aparelhos é em AMOLED, ou seja, aqui estão os típicos ganhos dessa tecnologia, como pixels pretos realmente apagados, cores mais vívidas e outras peculiaridades esperadas de um produto premium.

Em termos de resolução, os aparelhos da sul-coreana alcançam resolução Quad HD, ao custo de exigir mais bateria, ou seja, o usuário precisa abrir mão de um pouco da autonomia. Em todo caso, a linha Galaxy, em seus tops de linha, permite que a resolução seja alterada para definições inferiores, como Full HD+, o máximo atingido pelo Zenfone 7 Pro.

Bateria e hardware

Fãs de chipsets da Qualcomm: querem uma boa notícia? O novo flagship da Asus segue apostando na dona do Snapdragon, e chega com o modelo 865 Plus, enquanto a Samsung insiste em disponibilizar seus aparelhos com SoC da Qualcomm apenas em mercados como Estados Unidos e Coreia do Sul.

A Samsung já disse em entrevista ao TudoCelular que sey Exynos 990 é capaz de entregar experiência similar a dos chips de alto desempenho da Qualcomm. Porém, testes e pesquisas já apontaram que o SoC da concorrente é capaz de oferecer mais autonomia, por exemplo, de forma geral.

O Snapdragon 865 Plus, inclusive, permite que o Zenfone 7 Pro chegue com suporte a 5G. O Galaxy Note 20 Ultra também terá essa capacidade adicionada ao lado do Exynos 990, enquanto o S20 Ultra, no Brasil, não conta com esse suporte.

Se a Asus aqui pode se considerar com alguma vantagem pelo SoC da Qualcomm, por outro lado seus 8 GB de RAM podem até ficar parecendo pouco em comparação aos 12 GB ofertados com os tops de linha da Samsung. Mas, de forma geral, todos contam com boas quantidades de memória para multi-tarefas e mesmo atividades mais avançadas que estressam esses chips, como edição avançada de fotografia, vídeo, e jogos pesados.

Sobre a bateria, todos oferecem capacidades próximas: o Galaxy Note 20 Ultra tem 500mAh a menos que seus rivais, e alguns ainda poderão considerar a adoção do Snapdragon 865 Plus no Zenfone 7 Pro uma vantagem nesse sentido. Porém, problemas de autonomia são bem menores para o usuário em uma época em que as fabricantes conseguem compatibilizar seus dispositivos com carregamento ultra rápido, garantindo boas porcentagens de bateria com poucos minutos de tomada.

Diante dessas especificações e dessas diferenças, qual flagship você estaria mais inclinado a comprar, levando em conta um cenário em que todos possuam preços similares? Afinal, o custo de dois desses modelos ainda não foi divulgado no Brasil.

Talvez não seja uma conclusão fácil de ser tirada, uma vez que existem peculiaridades de câmera entre eles, de desempenho, e outros pormenores, como o atrativo recente da Samsung em oferecer três anos de atualizações de SO aos seus modelos.

Seja como for, conte para a gente nos comentários suas impressões sobre esse lançamento e o que você acha sobre os seus possíveis rivais no mercado nacional!

  • O Asus Zenfone 7 Pro ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy Note 20 Ultra ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy S20 Ultra ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

4

Comentários

Comparativo em tamanho real: Zenfone 7 Pro vs Galaxy S20 Ultra e Note 20 Ultra
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista