LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Samsung Galaxy Note 20: Exynos e Snapdragon são equivalentes no uso real | TC Entrevista

05 de agosto de 2020 63

A Samsung apresentou seu evento Galaxy Unpacked 2020, que mostrou ao mundo as novidades de seu ecossistema, que inclui três modelos de celular top de linha - um deles, dobrável - tablets, smartwatch e fones de ouvido.

Chegaram ao mercado os novos Galaxy Note 20 e Note 20 Ultra, o Galaxy Z Fold 2, os Galaxy Tab S7 e Tab S7 Plus, o Galaxy Buds Live e o Galaxy Watch 3.

Para saber um pouco mais sobre os produtos lançados, o TudoCelular conversou com exclusividade com Renato Citrini, gerente sênior de produtos móveis da companhia sul-coreana.

O executivo deu detalhes sobre cada lançamento, como seus principais recursos e funcionalidades, justificou a escolha pelo processador próprio Exynos 990 na versão global em vez do Snapdragon pelo uso no dia a dia, e explicou os recursos de saúde presentes no Galaxy Watch 3 e seu design que se aproxima de um relógio comum.

"A gente está avançando em todas as categorias, de smartphones, smartwatches, tablets, fones de ouvido sem fio, e a gente traz inovação em todos esses campos. Onde quer que você procure produto novo da Samsung, a gente sempre tem uma coisa nova para poder trazer para o nosso público consumidor", avalia.

Nos casos da linha Galaxy Tab S7, Citrini mostrou as diferenças entre o comum e o Ultra, e também deu detalhes sobre o novo Galaxy Buds Live, e seu cancelamento de ruído ativo controlado por inteligência artificial.

A entrevista completa está no vídeo localizado no topo da matéria. Confira a seguir os principais destaques:

Exynos x Snapdragon

Para o Brasil, e para a grande maioria dos países do mundo, a versão com Exynos 990, tanto para o Galaxy Note 20 quanto para o Galaxy Note 20 Ultra, enquanto alguns países vão ter o Snapdragon 865 Plus. O que a gente vê, dentro de um caso de uso real, com pessoas usando, você não enxerga diferença de comportamento e performance desses dois processadores. O que a gente vê nesses sites que se aprofundam mais em especificações de processadores e começam a rodar testes [...] a gente não considera um caso real de uso, ninguém estressa tanto assim, ninguém consegue separar, usar todos os núcleos ou usar um núcleo só no dia a dia. Quando a gente vê o uso do dia a dia você não vê diferença entre um processador e outro, e é nisso que a gente se baseia, porque não pode ter uma diferença de performance entre um modelo e outro, porque a gente está utilizando o mesmo nome comercial, o mesmo aparelho, então a performance tem que ser equivalentes".

Renato Citrini, gerente sênior de produtos móveis da Samsung.

Novidades na S Pen

Desde a primeira versão, tem um DNA, duas características muito fortes que são a tela grande e a caneta digital S Pen, sempre isso caracterizou um produto da linha Note . Você tem uma caneta digital uma ferramenta muito útil para aumentar a produtividade. E a gente traz mais tecnologia na caneta digital, com a sensação cada vez mais presente de você estar escrevendo como se fosse uma caneta em papel com menos latência, ou seja, menos atraso entre você fazer o risco e ele aparecer na tela, praticamente imperceptível, então agora está mais rápido ainda. Novos gestos, ou seja, não é só uma caneta qeu você vai desenhar ou escrever na tela, você tem como se fosse um controle remoto, você pode associar cada gesto a uma funcionalidade. A latência no Galaxy Note 10 era de 46 milissegundos, e agora, quando a gente vai para o Note 20 Ultra, ela passa para 9 milissegundos, e isso é praticamente instantânea essa diferença entre você encostar a caneta e esse risco aparecer, e isso faz com que seja uma experiência ainda mais agradável escrever com a caneta.

Renato Citrini, gerente sênior de produtos móveis da Samsung.

75.2 x 161.6 x 8.3 mm
6.7 polegadas - 2400x1080 px
77.2 x 164.8 x 8.1 mm
6.9 polegadas - 3088x1440 px
Ir para página de comparação
Duas versões da linha Galaxy Note

Quando a gente traz duas versões, e a gente começou a fazer isso no Note 10 e Note 10 Plus, e agora a gente faz isso com o Note 20 e Note 20 Ultra, geralmente quem vai experimentar, conhecer pela primeira vez a linha Note, a gente acha que essa pessoa vai ter mais olhos para o Galaxy Note 20, e quem já é um consumidor, quem conhece a categoria e já tem o Note 10, Note 8 ou Note 9 vai ter mais olhos para o Note 20 Ultra. Aquelas pessoas que já são fieis à linha Galaxy Note a gente acha que o Note 20 Ultra vai ter muito mais a ver com o que essa pessoa já busca, mas nada impede que quem tem um Galaxy Note compre um Galaxy Note 20, mas é mais ou menos assim que a gente entende que as pessoas vão adotar a categoria Note.

Renato Citrini, gerente sênior de produtos móveis da Samsung.

Linha Galaxy Tab S7

A gente vê o tablet sendo cada vez mais utilizado, ainda mais nesse período que a gente está consumindo ainda mais conteúdo em vídeo, conteúdos multimídia, e o tablet passou a ter um fator ainda mais importante nas nossas casas. A gente viu isso em pesquisas que as pessoas estão consumindo mais conteúdo, fazendo mais chamadas de vídeo, vendo mais streaming de vídeo, mais séries, etc., e o tablet, por ter uma tela mais confortável, passou a ser o companheiro mais ideal para você acompanhar, com essa flexibilidade de poder levar para qualquer lugar, qualquer cômodo da sua casa, e o tablet pode ser transportado de maneira super rápida. A a gente anuncia o Galaxy Tab S7 e S7 Plus, a gente aumenta o tamanho da tela.

Renato Citrini, gerente sênior de produtos móveis da Samsung.

Galaxy Watch 3

É interessante que a gente tenha essas duas linhas de smartwatches, a gente tem um lançamento que a gente fez hoje, que é o Galaxy Watch 3, e a gente tem a linha do Galaxy Watch Active que ela tem um design muito mais arrojado, um pouco mais esportivo que, quando a gente olha, voltando para o Galaxy Watch 3, a gente tem um design clássico de relógio. Se você olhar a 1,5m ou 2m, você não sabe se é um smartwatch ou um relógio clássico, porque a gente reproduz todos os elementos de um relógio clássico, e ele está permitindo cada vez mais customizações.

Renato Citrini, gerente sênior de produtos móveis da Samsung.

Galaxy Buds Live

A diferença principal é o formato e o modo como você vai utilizar esse fone de ouvido. O Galaxy Buds e o Buds Plus são o que a gente chama de fone de ouvido tipo canal, ele se apoia no canal auditivo, com aquela borrachinha que ajuda na vedação, para você escutar melhor o seu som, e agora, quando a gente traz o Galaxy Buds Live, a diferença é que é um dispositivo over, aberto, ele deixa o canal auditivo aberto. Então a gente faz uma mudança grande no design, ele tem um design muito diferenciado, único, que vai encaixar na parte externa do seu ouvido, e você vai ouvir o som com toda a qualidade.

Renato Citrini, gerente sênior de produtos móveis da Samsung.

Mais Notícias
Mais Notícias
  • O Samsung Galaxy Note 20 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy Note 20 Ultra ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

63

Comentários

Samsung Galaxy Note 20: Exynos e Snapdragon são equivalentes no uso real | TC Entrevista
  • "A gente não vê uma diferença de uso prático no dia a dia"

    E incrível a coragem dos cara em entrevista %uD83E%uDD23%uD83E%uDD23%uD83E%uDD23%uD83E%uDD23

      • Mesmo que não veja, a diferença irá impactar em programas de alta performance, mas o problema é vc cobrar o mesmo valor por uma versão mais lenta de processador. A Samsung deveria dar um basta em lançar um mesmo modelo de celular top com processadores diferentes.

        • Po vamos ser ajuntar e entrar com um processos para esse lixo de EXYNOS ser banido do Brasil assim como nos EUA, chega ser lamentável tanta gente cair numa falcatrua dessas

            • Mentira! O Jerry Rig Everything fez um teste entre os dois modelos e o resultado é vergonhoso. O desempenho do Note 20 Ultra com Exynos se aproxima do Note 10 Plus (meu celular atual)! Infelizmente terei que dar uma chance aos modelos chineses e importar algo que não seja um tapa na cara do consumidor.

                • Que post tendencioso do krlh. Fizeram testes no mundo todo e o Snapdragon da de pau no Exynos. Aliás o Exynos é uma vergonha pra maioria dos processdores topo de gama. Lendo essa matéria fica fácil imaginar o quanto o Tudo celular é vendido. Lamentável.

                    • Sempre tive a linha note, hoje tenho um Note 10 12gb ram 512gb.. Mas a bateria perto dos que tem o Snapdragon fica muito a dever, sem falar que esse chip gráfico é muito inferior e até usando ele como desktop, rodando vídeos em 4k percebe-se que o desempenho fica a desejar.. Quem teve o Note 9 e pegou o 10 com certeza vê essa diferença de desempenho ..
                      A pergunta é: porque a Samsung acha que nós brasileiros temos que pagar um absurdo sabendo que os americanos e até mesmo na Coreia pagam menos e por algo melhor??!!
                      Sinceramente isso não se faz..
                      Eu não irei pegar o 20 se realmente vier com o Exynos..

                        • Desculpa ai consagrado... mas num é não kkkkk

                            • Exynos é ruim pelo fato da GPU meia boca MALI que acompanha ele. Por isso Snapdragon esta acima.

                              • Esse gerente tá de brincadeira com o público. #fanfarrão

                                  • Exynos esquenta demais, mesmo fazendo tarefas básicas como enviar mensagens. Além de consumir mais energia da bateria, quando superaquecido o kernel reduz o desempenho da unidade de processamento, causando LAG na UI e em jogos.

                                      • acertô, miseravi!!!!

                                          • Mentiroso

                                              • eu não acho. Exynos + mali + interface da samsung one ui é um desastre em desempenho. O bom é Snapdragon + adreno + android puro. Essa combinação da samsung te limita (ruim pra root e custom rom nos intermediários), tem desempenho bem inferior comprovado na prática (lag de baixo fps sofrível na navegação web em todos navegadores, touch ruim, lag geral, etc etc). Mas o problema mesmo é os infinitos bugs dos intermediários que faz o celular ficar longe de seu potencial, comprovado na prática. Isso que estou falando é fato, não uma opinião.

                                                  • Pensando no público que irá adquirir o Note 20, ainda mais considerando o preço, talvez não faça diferença. Mas fato é que o Snapdragon 865 plus é superior ao Exynos 990. Para quem joga no celular, pretende utilizar um app mais pesado ou ter uma maior duração de bateria vai sentir a diferença. Fora pra quem faz uso de ROMS customizadas, que são bem mais abundantes para os processadores da Qualcomm.
                                                    Poderíamos até mesmo questionar que, se o Exynos 990 realmente é páreo ao Snapdragon 865 Plus, porque não o colocaram nos tablets S7 que irão competir com os Ipads?Eu tinha a intenção de trocar meu Note 9 pelo Note 20, mas vou esperar até que venha um novo Galaxy Note com Snapdragon ou Exynos que compita de igual para igual com o Snapdragon tanto em CPU quanto em GPU.
                                                    OBS: Não estou dizendo que o processador Exynos é ruim, apenas que não está no mesmo patamar do Snapdragon.

                                                      • Os únicos que ficaram incomodandos foram os fanboys do Snapdragon

                                                        • "é verdade esse bilhete"

                                                            • Comédia do caralho. Até parece que brinca com a nossa cara. E a bateria comédia? Como que fica? Faz um trem bom e depois vc coloca. Não se faz uma porcaria para se usar logo de cara. COMÉDIA do caralho

                                                                • Esse Renato citrini calado é um poeta

                                                                    • ...e é por isso que eu não compro mais celular Samsung que vier com Exynos. Tomara que perca bastante mercado pros concorrentes Snapdragon. Conversa pra boi dormir, querendo chamar o usuário de burro, que não vai usar o aparelho ao máximo. Tem mais é que se lascar.

                                                                        • Se Exynos são lixo porque perdem para snapdragon, usando a mesma logicaos Snapdragon também são lixo porque perdem para Chips da Apple.

                                                                            • Pq vc paga o mesmo valor seja versão com snap ou exynos, sendo o snap com desempenho de até 25% maior. Se não são chips equivalentes, o preço tb não deveria ser.

                                                                              • isso aí é reportagem paga pela samsung?? o mundo inteiro já comparou exynos vs snapdragon e viu que o snap ganha em todos os quesitos

                                                                                • Eu sai do S7 edge pra o Xiaomi Mi9t Pro n me arrependo pq hj tenho muitas roms Aosp q deixa o cel rápido e cm muita bateria tbm tem a opção de usar a Miui customizada e tbm posso usar a gcam cm alta qualidade e msm usando root n tenho problema posso bloquear o bootloader e o cel fica original então em vz de esperar a Samsung globalizar o snapdragon eu prefiro ir pra outra fabricante assim tenho minha liberdade

                                                                                    • Todo mundo sabe que snapdragon tem um desempenho superior, até o processamento de imagem é melhor, pra quem costuma jogar meia hora de um jogo mais pesado já tá torrando um exynos, throttling comendo desempenho... O "uso real" pra ele é da galera que faz ligação e fica de rede social só.

                                                                                        • Peguei o s20 ultra e vendi, posso te dizer que até p uso em rede social o aparelho esquenta bastante. Em jogos a alternância de fps é grande, ele n se mantém estável nos 60fps, cai o tempo todo, qnd esquenta, coisa q ocorre rápido, aí cai fps mais ainda. De todos os anos que usei o exynos, esse realmente ficou muito evidente que tinha problemas nesse processador. Não estou falando como fanboy de snapdragon, até pq usei outros modelos com exynos q não me incomodaram a esse ponto da linha s20.

                                                                                          • até piada ele dizer isso quando a gente tá vendo todo dia os exynos apanhando nos testes de desempenho até dos mediatek

                                                                                              • Dr. é que está certo, no Jabaquistão tudo é possível ! %uD83D%uDC7B

                                                                                                  • Papo chato debater eternamente essa diferença de processadores, tenho um S10 e gostaria de saber onde que vejo que meu celular tem menos capacidade de processamento do que um S10 com Snapedragon ? Nem sei onde achar um S10 que tenha isso! Vamos esquecer isso e trabalhar com o que temos, afinal se não quer o celular por causa disso é só comprar outro!

                                                                                                      • A diferença de performance pode chegar a 20% depende da tarefa.

                                                                                                          • Só me resta rir desse título e na insistência da Samsung nisso de equivalência com o Snapdragon 865, principalmente na versão Plus, pra não assumir a incompetência da empresa em fazer um Exynos tão otimizado em consumo de bateria e GPU, quanto a concorrência. Tudo pra justificar em empurrar a versão Exynos com menos qualidade e mais lucro.

                                                                                                              • Quem paga caro em um Smartphone top de linha quer o melhor da
                                                                                                                tecnologia, que frustração ter a "versão capada", piadista esse
                                                                                                                executivo, mas se falasse mal perderia o emprego.

                                                                                                                  • As pessoas reclamam, mas no final comprarão a variante Exynos do mesmo jeito, porque poder de fogo, têm de sobra! É um grande mi-mi-mi isso. Existem coisas muito mais importantes na experiência, estabilidade, ecossistema, funções, qualidade dos materiais e componentes. Pode até ser 10% melhor, mas isso vai fazer diferença no uso diário? Sério que num Note 20 Ultra, com S Pen, Tela espetacular e tudo mais, vão reclamar de um processador que faz 90% de outra variante?

                                                                                                                    Eu vim de um S9 Plus (Snap 845) pra um S10 Plus (Exynos 9820). O que mudou no meu uso diário? Nada! E se fosse o Snap 855? Nada!

                                                                                                                    Excelentes aparelhos que me trouxeram excelentes experiências, e não foi apenas por causa do poder de fogo bruto do processador, até porque todos têm.

                                                                                                                      • Não é que mude a experiência, salvo em apps e games pesados, em que vc chega a ter 25% de diferença de desempenho. A questão é que está pagando por um aparelho superior, com melhores recursos e especificações, mas esse é o Note 20 com Snap. O Exynos terá o mesmo preço com desempenho inferior. Pq. Pagar o mesmo por um processador mais lento? Vc estará levando menos por mais. Isso acho sacanagem da empresa.

                                                                                                                          • eu tenho um s9 plus e me recurso a comprar a porcaria do exynos, logo voce é um fã boy da samsung que aceita tudo, hoje eu uso 2 celulares, um s9 plus e um iphone xs max, agora jamais compraria um exynos para mim, gosto de pagar por algo completo que rode tudo de boa, não aceito produtos capados e limitados.

                                                                                                                              • Errado, eu sai da Samsung (S10) e fui pro iphone pq me recuso a comprar essa porcaria de Exynos, fale única e exclusivamente por VOCÊ!

                                                                                                                                  • Dei dislike amigo, um textao com muita bobagem.

                                                                                                                                    Como você mesmo diz ''Pode até ser 10% melhor, mas isso vai fazer diferença no uso diário?''

                                                                                                                                    Então pq mesmo sendo pior vem com o preço cheio? Pode vir com Mediatek mas ajusta o valor comparável ao valor do conjunto.

                                                                                                                                    Eu pago por um SD865+ e levo um processador q não pode passar de 20 minutos de uso?

                                                                                                                                      • Eu sabia que ia chover dislike, mas ok. O preço cheio não é culpa da Samsung, é culpa dos impostos do Brasil. E não é uma "sacanagem" só no Brasil, do tipo "vamos colocar Exynos pra economizar e ter lucro"; é uma escolha demográfica, SÓ EXISTE 1 LUGAR ONDE É VENDIDO SNAPDRAGON: EUA.

                                                                                                                                        O aparelho que recebemos por um preço estratosferico é o mesmo da Europa, com 100% de imposto...

                                                                                                                                        A diferença de desempenho não é perceptível para o usuário comum, mas vocês não estão preparados para esta conversa.

                                                                                                                                          • ....
                                                                                                                                            Compare os preços nos EUA...
                                                                                                                                            com os preços praticados na europa (UK).
                                                                                                                                            Neste sentido, a maior indignação é o do europeu, que paga um valor numericamente equivalente em %u20AC ao U$. Nos Eua o modelo S20 Ultra U$1399,00 já na europa %u20AC1399.00.
                                                                                                                                            Outro ponto, os modelos com Snapdragon não são exclusivos somente para o americano, que é vendido também em outros 2 mercados.
                                                                                                                                            Certas pessoas, quando não tem conhecimento, geralmente culpa o governo e os impostos (mesmo sem saber quais incidem), para justificar a precificação dos produtos aqui comercializados.
                                                                                                                                            Portanto, acredito que, pelos seus comentários, quem não está preparado para debater sobre o assunto é você.
                                                                                                                                            Só para constar, tenho um S9+ e um S10+, por isso afirmo categoricamente que o celular com exynos apresenta desempenho inferior.
                                                                                                                                            Só para saber, seu S10+ esquenta? Caso positivo, procure saber o que é o efeito Joule...

                                                                                                                                        • Mandou bem, já pode virar politico.

                                                                                                                                            • Pego na mentira...

                                                                                                                                                • Vai se dá mal quem pegar o aparelho com Exynos, para piorar vai ficar atrás de muitos aparelhos, muito mesmo.
                                                                                                                                                  A decepção do ano 2020 é ...... Note 20 Ultra com Exynos Cansado.

                                                                                                                                                    • Equipe do tc vocês podem a apurar a informação de que a Samsung agora vai oferecer três atualizações do sistema?

                                                                                                                                                      • Definitivamente, a Samsung perdeu um cliente. Decepcionante esses lançamentos. Vergonhoso!

                                                                                                                                                          • Piada.
                                                                                                                                                            O exynos 990 que é da mesma geração do snapdragon 865 fica atrás do Dimensity 1000+ que é duas geração atrasada do exynos e snapdragon respectivamente.

                                                                                                                                                            Exynos 990 não suporta 20 minutos de stress, processador bebê bateria e diminui os FPS no desempenho gráfico

                                                                                                                                                              • Vai vir caro e capado!

                                                                                                                                                                  • Kkkkkkkkkkkk .......

                                                                                                                                                                    - menor numeros de quadros por segundo em jogos
                                                                                                                                                                    - temperatura maior em menos tempo
                                                                                                                                                                    - dura de 15-20% menos a bateria

                                                                                                                                                                    Óbvio que ele não ia admitir. Emprego bom assim , eu até iria elogiar as xings.

                                                                                                                                                                      • HAHAHAHA equivalentes em uso real, era só isso que me faltava! Estava ansioso para comprar o Note20 Ultra, mas esqueça! Exynos 990 jamais! Uma vergonha a Samsung fazer isso para o mercado brasileiro.

                                                                                                                                                                        • A Samsung tá de brincadeira né!O produto mais diferenciado que ela tem dos demais, vem pior que a linha S

                                                                                                                                                                            • Depois dessa confirmação da variante Exynos para cá, minha escolha ficará para o ano que vem. Mesmo vindo com Exynos, será uma versão mais poderosa e com certeza mais equiparável com o SD865+ ou SD875 que equipará os flagships no primeiro semestre de 2021. A promesse ficará para o Exynos 1000.

                                                                                                                                                                                • Ele só fala isso porque trabalha na empresa e ganha para falar essas coisas. Se não trabalhasse lá o posicionamento seria a favor da Snapdragon 1000%

                                                                                                                                                                                  • "a gente não considera um caso real de uso, ninguém estressa tanto assim, ninguém consegue separar, usar todos os núcleos ou usar um núcleo só no dia a dia. Quando a gente vê o uso do dia a dia você não vê diferença entre um processador e outro, e é nisso que a gente se baseia, porque não pode ter uma diferença de performance entre um modelo e outro, porque a gente está utilizando o mesmo nome comercial, o mesmo aparelho, então a performance tem que ser equivalentes".

                                                                                                                                                                                    Ninguém usa o todos os núcleos o CAR***O.
                                                                                                                                                                                    Sá p***a não sabe que eu uso o smartphone com dois ou três jogos abertos e ainda outras coisas.
                                                                                                                                                                                    Eu gosto de extrair o máximo de performance do dispositivo. E não é fazendo benchmarck.

                                                                                                                                                                                      • O pessoal que negativou não entendeu minha crítica neh? Só pode.
                                                                                                                                                                                        Ou gostam de um produto inferior.
                                                                                                                                                                                        Não sou contra o Exynos, só que ele deveria estar melhor otimizado com o sistemas.
                                                                                                                                                                                        E sim, eu abro dois jogos no smartphone, se não acredita eu não posso fazer nada.
                                                                                                                                                                                        Pois jogos com missões repetitivas são assim, vc aproveita o mais de tempo para fazer as mesmas coisa milhares de vezes para ganhar um item.
                                                                                                                                                                                        Eu uso o smartphone para jogos e multi tarefas igual a um PC. Isso que é um OnePlus 5. Imagine se fosse um Note 20.

                                                                                                                                                                                        • Não tem diferença Snapdragon x Exynos ?? Kkkkkkk
                                                                                                                                                                                          Basta ver o processamento de imagens e duração de bateria...

                                                                                                                                                                                          Android

                                                                                                                                                                                          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                                                                                                          Android

                                                                                                                                                                                          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                                                                                                          Windows

                                                                                                                                                                                          Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                                                                                                                                          Economia e mercado

                                                                                                                                                                                          Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista