LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Zenfone 6 vs Motorola Edge: uma linda tela ou uma câmera flip? | Comparativo

12 de setembro de 2020 30

O Zenfone 6 é lá do ano passado, mas está bem atualizado e tem processador top de linha de 2019. O Motorola Edge chega com design moderno, processamento de intermediário premium. Estão custando praticamente a mesma coisa.

É a pergunta que muitos de vocês fazem: investir em um celular flagship do ano passado ou em um intermediário mais caprichado do ano atual? Vamos ver um pouco mais sobre isso neste comparativo aqui no TudoCelular.com.

Índice do comparativo

Design

Asus Zenfone 6

As duas empresas investiram em visuais diferentes do que costumam ter em seus aparelhos. De corpo comprido e esguio, o Edge traz a tela em cascata para os lados, câmeras alinhadas na vertical e traseira reta em plástico, com moldura em alumínio.

O Zenfone 6 tem partes retas na traseira de vidro, mas os cantos começam a arredondar. A frente não tem qualquer detalhe e a câmera é um módulo que gira, algo que não apareceu similar no mercado mesmo mais de um ano desde o lançamento mundial.

No Edge, a câmera frontal é um furo no canto superior, e o Motorola traz a pequena vantagem de ter a proteção contra respingos d'água, que embora não seja uma proteção completa em si, ainda é melhor do que nada no Asus.

Motorola Edge

Em tamanho e peso eles são bem parecidos, mas o Edge acaba sendo um pouco mais comprido e alto. A biometria do rival Motorola é na tela, e mesmo funcionando bem não é tão rápida quanto a do Zenfone 6, que fica na traseira.

Ambos são dual SIM, mas apenas o Zenfone 6 não tem slot híbridos, com o Edge dividindo o segundo espaço com o microSD.

A Motorola até tentou com a proteção contra respingos, mas a Asus abriu o placar com o ponto.

Melhor construção Zenfone 6
Slot é híbrido ou não? Zenfone 6
Possui alguma resistência? Motorola Edge
Melhor solução do notch Zenfone 6
Melhor solução da biometria Nenhum
Qual é mais leve e mais fino? Zenfone 6
75.44 x 159.1 x 9.2 mm
6.4 polegadas - 2340x1080 px
71.1 x 161.64 x 9.29 mm
6.7 polegadas - 2340x1080 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


Em tela, nenhuma das duas empresas é conhecida por ter os melhores displays, mas também não se saem mal. Com uma borda muito menor e sendo mais alto, as 6.7 polegadas do Edge são maiores que as 6.4 polegadas do Zenfone 6. O aproveitamento tela corpo é mais de 12% superior no Motorola.

O aspecto da tela é dos dois é de 19,5:9, e tem a tecnologia IPS no Zenfone e OLED no Edge. Embora nenhum deles tenha um brilho satisfatório, a Motorola sai na frente por ser o primeiro intermediário no país a trazer a taxa de atualização em 90Hz.

As cores são mais vibrantes na tela OLED do Edge, mas os dois contam com HDR10 para assistir conteúdos com essa tecnologia no Netflix e YouTube, por exemplo.

Esse ponto é então indiscutivelmente do Motorola Edge.

Melhor tecnologia de tela Motorola Edge
Melhor resolução de tela Nenhum
Melhor proporção tela/corpo Motorola Edge
Tela de Hz elevado? Motorola Edge
Qualidade geral da tela Motorola Edge

Som


No som, temos celulares que se preocupam mais com áudio do que outros da mesma fabricante, mas um se destaca. Os dois são estéreo, mas enquanto o Edge apenas usa seu falante de chamadas, mais baixo, para isso, o Zenfone 6 consegue ter um som bem potente e equilibrado.

Os dois têm conexão P2 e os fones que vem na caixa são interessantes. O da Motorola distorce um pouco com som baixo, menos quando alto, mas os fones do Zenfone 6 são bem altos e têm mais qualidade geral, incluindo o áudio de 24-bit/192kHz. Para fones sem fio, o aparelho da Asus também conta com protocolos aptX HD.

É mais um ponto que fica com o Zenfone 6.

Som é estéreo? Ambos
Possui entrada P2? Ambos
Possui protocolos de alta qualidade e ajustes para Bluetooth e fio? Zenfone 6
Vem fones de ouvido na caixa? Ambos

Sistema


A Motorola é uma empresa que começou falando de Android mais simples em seus aparelhos, e foi adicionando cada vez mais coisas. A Asus segue o caminho contrário, e migrou de uma interface poluída para uma mais simplificada.

Os dois estão no Android 10, e mesmo o Zenfone 6 já tendo sido atualizado uma vez, chegará ao Android 11 assim como o Edge, e assim os dois devem ficar. Nos recursos, a Motorola concentra quase todos no app Moto, que traz coisas ligadas a gestos e mais.

Na ZenUI, bons recursos também se espalham pelo sistema, mas nenhum dos dois é recheado de coisas como uma OneUI ou MIUI.

Nas conexões, o Edge é o primeiro intermediário no Brasil a trazer o 5G, sendo até compatível com o 5G DDS que nem seu irmão mais poderoso, o Edge+, traz. No restante, trazem WiFi dual band e Bluetooth que é versão 5 para ambos, mas 5.1 mais novo no Edge.

O 5G não é tão relevante agora, mas deve ser mais no ano que vem, no custo benefício isso dá o ponto ao Edge.

Sistema bem atualizado? Ambos
Sistema será atualizado futuramente? Ambos
Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos? Nenhum
Faltam conexões? Sobram? Motorola Edge

Desempenho

O Edge até pode ser mais novo, mas o Zenfone 6 é um topo de linha do ano passado. Ele traz chipset Snapdragon 855, com 6 GB ou 8 GB de RAM. Já o Edge traz o chipset intermediário Snapdragon 765G com 6 GB de RAM. Os dois têm armazenamento de 128 GB, com o Zenfone 6 trazendo também uma de 64 GB.

É um resultado mediano para o Edge, que não é ruim mas fica, ao menos nos benchmarks, fica 37% abaixo do Zenfone 6. Em nossos testes padronizados de abertura a diferença chega a 90%. É uma injusta diferença de categorias.

Os dois vão atuar bem no dia a dia, e a tela de 90Hz compensa um pouco da fluidez oferecida de maneira mais natural pelo Zenfone 6. Para jogos, vai tudo rodar liso e com bom desempenho no Asus, enquanto que o Edge teve engasgos pontuais em alguns títulos como PES 2020.

Não tinha outra opção a não ser o ponto para o Zenfone 6.

Quem se sai melhor no teste de abertura? Zenfone 6
Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes? Zenfone 6
Quem tem melhores números de benchmark? Zenfone 6
Qual o processador mais atualizado? Motorola Edge
Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador Zenfone 6
Qual tem mais armazenamento? Nenhum

Bateria

Com 5.000 mAh, a bateria do Zenfone 6 é maior do que a de 4.500 mAh do Edge. E isso se traduz sim em melhores números gerais para o concorrente da Asus. As pouco mais de 17 horas do Edge o equiparam a aparelhos flagship deste ano, mas o Zenfone passa das 22 horas de autonomia.

Os dois vão durar um dia fora da tomada, mas o Zenfone pode chegar a até dois dias de bateria se o uso for moderado. Na hora da recarga, os dois trazem carregador rápido de 18W na caixa, e estranhamente o Edge levou alguns minutos a mais para chegar aos 100%, passando das duas horas e meia do Zenfone 6.

Outro ponto que fica para o Zenfone 6.

Qual tem mais bateria? Zenfone 6
Qual recarrega mais rápido? Zenfone 6
Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC? Zenfone 6
Tem carregamento sem fio? Nenhum

Câmeras

Sendo mais novo, o Motorola Edge já entrou na competição voraz de maior número de câmeras que temos em 2020, e por isso tem bem mais que o Zenfone 6, que investe apenas em duas, veja:
Zenfone 6: wide principal de 48 megapixels com abertura f/1.8 e PDAF e Laser AF;
Motorola Edge: wide principal de 64 megapixels com abertura f/1.8 e PDAF, uma telefoto de 8 megapixels com 2x de zoom óptico, uma ultrawide de 16 megapixels e um sensor TOF 3D.

A câmera do Zenfone 6 tira fotos com o HDR em modo automático e os resultados são muito bons. Mesmo contra a luz tem um bom balanço entre brilho e contraste. A principal do Edge tem qualidade decente, com cores vibrantes e HDR eficiente.

Os dois contam com odo noturno, que não atua muito no Edge, mesmo não prejudicando muito, e que acaba sendo mais eficiente no Zenfone 6. Na ultrawide, o Edge se sai melhor, e mesmo perdendo um pouco de detalhes não distorce os cantos como o Asus.

O Edge ainda traz o sensor telefoto que tem zoom óptico de 2x, melhor do que o zoom digital de 2x do Zenfone, mesmo pecando um pouco na qualidade geral. O recorte é bom em ambos, e mais suave no Zenfone.

Eles acabam empatando por aqui.

Melhor conjunto de câmera traseira Motorola Edge
Melhor DxOMark, se tiver Apenas o Zenfone 6
Cores mais equilibradas Ambos
Melhores fotos noturnas Zenfone 6
Melhores fotos externas Ambos
Melhores fotos internas Ambos

Fotos tiradas com o Asus Zenfone 6

Para os vídeos, os dois gravam em 4K, mas apenas o Zenfone 6 consegue fazer isso a 60 fps, e com a estabilização eletrônica ligada. O Edge não traz estabilização, e traz qualidade mediana de imagem, com captura de áudio estéreo com boa qualidade e foco automático um pouco lento.

O Zenfone 6 tem boa qualidade, leva essa mesma qualidade para a frontal e ainda tem sistema que acompanha o objeto filmado. O foco é ágil e a captura de áudio é decente.

O ponto dos vídeos fica com o Zenfone 6.

Possui estabilização óptica? Nenhum
Possui estabilização eletrônica? Zenfone 6
Grava em 4k a 60fps? Zenfone 6
Melhor em vídeo Zenfone 6

Fotos tiradas com o Motorola Edge

Nas selfies o Zenfone leva a melhor por ter na traseira o mesmo conjunto que na frente, trazendo capturas muito boas em um sensor de 48 megapixels. O sensor do Edge é de 25 megapixels com abertura f/2.0 e faz capturas bem bacanas, com bom recorte, mas inferiores às da Asus e sem o flash dela.

Ponto também para o Zenfone 6.

Melhor conjunto de câmera frontal Zenfone 6
Câmera frontal grava em 4k? Zenfone 6
Melhor selfie Zenfone 6

Preço

Esse comparativo só está acontecendo porque, apesar de ter sido lançado por R$ 5.500, o Motorola Edge já pode ser encontrado por R$ 3.500. Com o Zenfone 6 foi o contrário, que chegando por R$ 2.700 hoje se encontra por R$ 3.100.

Estando parecidos, é provável que o Edge ainda caia um pouco até o final do ano, e deve se equiparar ao Zenfone 6, que não tem data para cair de preço, uma vez que teve sua subida devido ao dólar que não está dando folga.

Entretanto, pela correr do comparativo, esse ponto fica com o Zenfone 6, que tem também melhor custo benefício.

Qual teve melhor preço de lançamento? Zenfone 6
Qual tem melhor custo benefício? Zenfone 6
8.9 Hardware
4.9 Custo Benefício

Asus ZenFone 6

Comparar Aviso de preço
8.6 Hardware
4.1 Custo Benefício

Motorola Edge

Comparar Aviso de preço

Conclusão

Mesmo sendo do ano passado, o Zenfone 6 ainda é uma ótima escolha. O problema fica no seu aumento de quase 15% dos últimos meses, mas na faixa dos três mil ainda pode ser uma boa opção, ainda mais chegando no Android 11.

O Motorola Edge, se cair abaixo dos 3 mil, pode começar a se tornar mais atraente. Por enquanto, mesmo tendo caído radicalmente de valor, só traz a vantagem da tela melhor e do 5G por aqui.

RESULTADO

Asus Zenfone 6: 8 PONTOS

  • Melhor construção
  • Melhor áudio
  • Melhor desempenho
  • Melhor duração de bateria
  • Ótima câmera
  • Melhor em vídeos
  • Melhor em selfies
  • Bom custo benefício

Motorola Edge: 3 PONTOS

  • Melhor tela
  • Já é 5G
  • Ótima câmera

E é isso. Você concorda que um smartphone do ano passado se sai tão melhor que um dessa ano? Acha que o preço desses aparelhos está justo? Queremos saber!

(atualizado em 29 de setembro de 2020, às 09:46)

30

Comentários

Zenfone 6 vs Motorola Edge: uma linda tela ou uma câmera flip? | Comparativo
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 142.058 mortes em 4.745.464 casos confirmados | Relatório diário

Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Setembro 2020

LG

Moto G8 Plus vs LG K51S: mais câmeras fazem fotos melhores? | Comparativo

Android

Novo Tracker 2021: app e WiFi a bordo fazem diferença? | Análise / Review