
Asus 10 Mar
Nesta quarta-feira (10), a ASUS oficializou o seu novo celular gamer, ROG Phone 5, em evento online internacional. A fabricante taiwanesa pulou o número “4” no nome por motivos culturais devido ao simbolismo com azar em várias regiões da Ásia.
Mas será que o salto também aconteceu no conjunto que entrega em relação aos antecessores? Para descobrir a resposta, o TudoCelular preparou um comparativo em tamanho real contra ROG Phone 3, 2 e o primeiro. Veja os detalhes a seguir:
Depois de não alterar dimensões nem resolução da segunda para a terceira geração, a ASUS resolveu aplicar mudanças na tela para o ROG Phone 5. O mais recente celular gamer agora passa de 6,59 para 6,78 polegadas, com a estreia da proporção 20,4:9 na linha. Contudo, a taxa de atualização permaneceu em 144 Hz.
A modificação no aspecto também fez com que o celular ficasse maior em altura, mas menos largo. Isso facilita pegá-lo com uma mão, se pretende usá-lo na vertical, assim como dá uma visão mais ampla na horizontal.
O novo ROG 5 ainda manteve algumas características presentes desde a primeira geração. Uma delas é a ausência de um notch na frontal, outra consiste na presença de alto-falantes frontais e simétricos. Para completar, há a localização e a semelhança no formato do conjunto de câmeras – só foram acrescentando sensores a mais no decorrer das gerações.
O leitor de impressões digitais se manteve sob a tela, assim como já acontece desde o ROG Phone 2. Apenas no primeiro aparelho foi diferente, quando a biometria era na tampa traseira.
O hardware do ROG Phone, sempre priorizou as principais plataformas móveis disponíveis no mercado em cada momento. Desde a primeira geração, com o Snapdragon 845, a escolha foi pelo chipset top de linha de última geração da Qualcomm.
Para esta mais recente, é o Snapdragon 888 que acompanha o aparelho. Nas últimas duas gerações, a preferência foi pela variante Plus de cada chip, mas no caso mais recente, a desenvolvedora de semicondutores não lançou a versão mais robusta.
Já em memórias, houve um avanço significativo para o ROG 5. Até então, os modelos anteriores não passavam de 12 GB de RAM. Agora, o atual chega a 16 GB na edição padrão, com a possibilidade de chegar a 18 GB na variante Ultimate.
Em armazenamento, os antecessores chegavam a 512 GB. Mas o ROG Phone mais recente mantém em 256 GB em sua edição mais modesta. Apenas a Pro e a Ultimate contam com meio tera de espaço interno.
Para completar, há a bateria, que mantém os 6.000 mAh desde o ROG 2, com o objetivo de proporcionar muitas horas de jogatina, sem deixar o celular preso na tomada. O destaque do recém-lançado é o carregador HyperCharge de 65W, o qual promete encher até os 100% em menos tempo.
A maior evolução das câmeras aconteceu da segunda para a terceira geração, quando houve a inclusão de um sensor principal com maior resolução e uma terceira lente macro no conjunto traseiro.
Mas para o novo dispositivo da linha, não houve nenhuma alteração. O ROG Phone 5 mantém a Sony IMX686 como câmera primária de 64 MP, além dos sensores ultrawide de 13 MP e macro de 5 MP.
Nem a câmera para selfies teve qualquer mudança para esta nova geração. Segue a frontal de 24 MP também com tecnologia Quad Bayer – presente também na principal –, a qual combina quatro pixels em um.
Se não houve modificação aqui, significa que, em vídeos, o ROG Phone 5 também é capaz de filmar em resolução 8K a 30 fps com o sensor primário. Já na frente, permanece a limitação do ROG 3 em Full HD a 30 fps.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários