LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

ASUS quebra seu próprio recorde mundial e faz Intel Core i9-13900K atingir 9 GHz com overclock

21 de dezembro de 2022 2

A ASUS quebrou o seu próprio recorde mundial ao fazer o processador Intel Core i9-13900K atingir 9 GHz com overclock. A empresa anunciou que a conquista alcançada em um sistema de bancada aberta com uma placa-mãe ROG Maximus Z790 Apex.

De acordo com a fabricante, a CPU da Intel atingiu a velocidade máxima de clock de 9,009 GHz e foi estável o suficiente para executar o programa Pifast por 6,85 segundos e o SuperPi 32M por 3 minutos, 3 segundos e 778 milissegundos.

A equipe da ASUS ROG desativou todos os E-cores do Core i9-13900K e o hyperthreading, limitando a CPU a apenas 8 P-cores e 8 threads. Também foi utilizada uma combinação meio incomum de nitrogênio líquido (LN2) e hélio líquido para resfriamento.

Segundo o SkatterBencher, um dos overclockers da ASUS, o Core i9-13900K é uma das CPUs mais "comportadas" sob nitrogênio líquido. O chip se adapta muito bem em um ambiente extremamente frio e opera bem em uma temperatura de 250°C.

O recorde anterior, que também era da ASUS ROG, foi atingido em outubro deste ano quando a equipe alcançou a frequência de 8,81 GHz com o mesmo chip Intel Core i9-13900K e na mesma placa-mãe ASUS ROG Crosshair V Formula-Z em bancada aberta.

Vale destacar que o processador Intel Core i9-13900K de 13ª Geração chega até 5.8GHz com o Max Turbo e possui um cache de 36 MB. A CPU tem 24 Núcleos, 32 Threads e utiliza o soquete de placa-mãe LGA 1700, além do chip gráfico UHD Graphics 770.

As primeiras CPUs a chegarem perto de atingir 9 GHz foram os processadores da série FX da AMD. Vários overclockers marcaram mais de 8 GHz ao longo dos anos. A linha FX da AMD foi uma das plataformas mais capazes em termos de escala de frequência.


2

Comentários

ASUS quebra seu próprio recorde mundial e faz Intel Core i9-13900K atingir 9 GHz com overclock
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista