LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

ROG Phone 5s vs Edge 30 Pro: celular gamer vale mais que top de linha comum? | Comparativo

12 de fevereiro de 2023 3

O ROG Phone 5s busca atrair o consumidor ao ser um smartphone gamer com um custo mais acessível no mercado nacional. Do outro lado, o Edge 30 Pro vem para mostrar que um top de linha comum pode ser uma opção mais interessante aos jogadores.

Neste duelo entre os aparelhos da ASUS e da Motorola, qual deles é o mais interessante dentro da proposta para jogos? O TudoCelular te mostra a resposta neste Comparativo.

Índice do Comparativo

Design e conectividade

ROG Phone 5s

Iniciamos pelo design com dois dispositivos completamente diferentes. O ROG 5s se destaca pelos seus apelos ao público gamer, seja nos LEDs RGB na traseira, ou na presença de gatilhos ultrassônicos próximos da borda na lateral direita. Já o Edge busca seguir alguns padrões da marca, como o seu bloco de câmeras oval e o logo centralizado na traseira.

O 30 Pro ainda possui o design mais compacto e leve da dupla. Mas o seu corpo tem construção de plástico, enquanto o ROG Phone vem com um corpo mais premium de metal. De toda a forma, a traseira deles é feita de vidro, com proteção Gorilla Glass contra arranhões.

Motorola Edge 30 Pro

Ficou faltando neles uma certificação que desse resistência contra poeira e líquidos. Em segurança, o celular da ASUS contém um leitor biométrico sob a tela, contra um sensor integrado ao botão de volume no da Motorola. Na frente, apenas o Edge preferiu usar um notch em forma de furo. O taiwanês prefere manter bordas tradicionais, para deixar a aparência simétrica durante a jogatina.

A dupla dispensa qualquer slot para expansão do armazenamento. O ROG ainda possui uma porta USB-C adicional mais rápida, que também suporta DisplayPort 1.4 para transferência de vídeo. Ao menos, você vai encontrar Wi-Fi de sexta geração, Bluetooth 5.2 e NFC em ambos.

Pela proposta mais completa da ASUS, ela abre o placar.

Melhor construção

ROG Phone 5s

Proteção contra arranhões

Ambos

Visual mais moderno

ROG Phone 5s

Slot é híbrido ou dedicado?

Nenhum

Melhor solução do notch

Edge 30 Pro

Melhor solução da biometria

ROG Phone 5s

Melhor certificação de resistência?

Nenhum

Qual é mais compacto e leve?

Edge 30 Pro

Tem NFC?

Ambos

Tem Wi-Fi 6?

Ambos

Tem gatilhos?

ROG Phone 5s

Possui LEDs RGB?

ROG Phone 5s

Porta USB-C adicional

ROG Phone 5s

77 x 173 x 9.9 mm
6.78 polegadas - 2448x1080 px
75.95 x 163.6 x 8.79 mm
6.7 polegadas - 2400x1080 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


O ROG possui uma tela AMOLED contra uma OLED do Edge. As duas são capazes de reproduzir mais de um bilhão de cores. Além disso, oferecem resolução Full HD+, alto nível de brilho e um amplo ângulo de visão.

Apesar de o 5s ter um display um pouco maior, é o 30 Pro que fornece o aproveitamento frontal superior, graças às bordas menores. Mas o taiwanês responde com o Gorilla Glass Victus de proteção extra, mais avançado que a terceira geração presente no rival.

Na parte que interessa aos jogadores, os dois têm uma taxa de atualização de 144 Hz, para o máximo de fluidez possível nos jogos. Só que o modelo da ASUS ainda se diferencia pelo sensor de toque que responde a 300 Hz, para uma latência muito menor.

Assim, o ROG 5s leva mais um ponto.

Melhor tecnologia de tela

Ambos

Melhor brilho de tela

Ambos

Mais cores

Ambos

Melhor resolução de tela

Nenhum

Tela maior

ROG Phone 5s

Melhor proporção tela/corpo

Edge 30 Pro

Tela de Hz elevada?

Ambos

Sensor de toque mais rápido

ROG Phone 5s

Melhor proteção contra arranhões

ROG Phone 5s

Qualidade geral da tela

ROG Phone 5s

Som


Como tratamos de dois flagships, os celulares aqui fornecem um sistema de áudio estéreo, composto por dois alto-falantes. A diferença é que as saídas de som do ROG são frontais, sem uma na parte inferior como no Edge, o que melhora a experiência imersiva.

Ambos conseguem uma boa potência sonora e ótimo equilíbrio entre graves, médios e agudos. Só que os falantes maiores presentes no modelo gamer ajudam a dar uma qualidade maior.

Fora a presença do equalizador de 10 bandas e do conector P2 especial com amplificador dedicado no 5s. Enquanto isso, o 30 Pro não vem com a entrada padrão, mas manda um fone de ouvido na caixa com plugue USB-C.

A ASUS leva o ponto de novo pela qualidade e imersão maiores.

Som é estéreo?

Ambos

Possui entrada P2?

ROG Phone 5s

Maior equilíbrio de frequências

ROG Phone 5s

Potência sonora

ROG Phone 5s

Vem fones de ouvido na caixa?

Edge 30 Pro

Sistema


Enquanto o ROG 5s ficou disponível com o Android 11 de fábrica, o 30 Pro já sai da caixa com o Android 12 nativo. Como estas fabricantes geralmente entregam duas atualizações de software, o modelo da Motorola deverá ter uma longevidade maior.

Em rede móvel, o 5G está garantido para permitir uma velocidade rápida com a internet móvel. Além disso, as altas taxas de atualização também ajudam a deixar a navegação e as animações mais suaves nestas interfaces.

Ambos contam com recursos interessantes, mas bem distintos. O ROG se destaca pelas customizações da interface, até mesmo com possibilidade de configurar os gatilhos e usar o Game Genie para deixar o sistema pronto para jogos. Já o Edge traz os famosos gestos para ligar a lanterna e abrir a câmera, além do Ready For para transformar o smartphone em um PC portátil.

Com recursos premium de cada lado, a longevidade pesa aqui e dá o ponto para a Motorola.

Sistema bem atualizado?

Edge 30 Pro

Sistema será atualizado futuramente?

Edge 30 Pro

Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos?

Ambos

Há rede móvel 5G?

Ambos

Software mais fluido

Ambos

Desempenho
ROG Phone 5s
Motorola Edge 30 Pro

A ASUS usou a plataforma Snapdragon 888 Plus em seu celular gamer, contra o Snapdragon 8 Gen 1 inserido pela Motorola. Apesar de ser uma geração de distância apenas, o chip do Edge se mostrou muito mais rápido nos nossos testes de velocidade. Ele completou o processo em apenas 45 segundos, menos da metade do tempo total do ROG.

Também deu a lógica nos benchmarks, e o 30 Pro levou a melhor em todos os indicadores do Geekbench e do AnTuTu. Ao menos, você terá a melhor performance em games, independente da sua escolha aqui. Todos os títulos vão rodar com qualidade máxima, extras ativados e o máximo de fluidez disponível.

O multitarefas superior dá o ponto ao Edge.

Quem se sai melhor no teste de abertura?

Edge 30 Pro

Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes?

Ambos

Quem tem os melhores números de benchmark?

Edge 30 Pro

Qual o processador mais atualizado?

Edge 30 Pro

Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador?

Edge 30 Pro

Qual tem mais armazenamento?

Nenhum

Bateria
ROG Phone 5s
Motorola Edge 30 Pro

O aparelho taiwanês vem equipado com uma bateria de 6.000 mAh. Uma capacidade bem superior à de 4.800 mAh presente no concorrente. E como se comportam na prática? O ROG 5s chegou a quase 27 horas de autonomia nos testes padronizados que fizemos, com mais de quatro horas de vantagem sobre o 30 Pro.

O Edge compensa no carregamento, já que o seu adaptador de 68 W pode completar a carga dele em menos de uma hora, algo que o celular gamer da ASUS e seu acessório de 65 W não conseguem fazer.

O ROG marca pela maior duração; e o Edge pontua pela recarga mais rápida.

Qual tem mais bateria?

ROG Phone 5s

Qual recarrega mais rápido?

Edge 30 Pro

Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC?

ROG Phone 5s

Tem carregamento sem fio?

Edge 30 Pro

Câmera

De ambos os lados, encontramos um conjunto triplo de câmeras traseiras. O sensor principal de 64 MP do ROG até tira boas fotos para um celular gamer, mas fica atrás dos registros feitos pelo de 50 MP do Edge, principalmente à noite e com o modo retrato, graças à lente dedicada para isso que a Motorola usa.

A ultrawide do taiwanês sofre mais ainda em locais escuros e com perdas de detalhes, algo que o 30 Pro não peca, já que a sua câmera mais ampla tem a mesma resolução da principal. Sem contar o foco automático dela, que permite capturar macros com qualidade superior ao sensor dedicado apenas com foco fixo do rival.

Com isso, temos outro ponto para a Motorola.

Melhor conjunto de câmera traseira

Edge 30 Pro

Melhores fotos de dia

Edge 30 Pro

Melhores fotos noturnas

Edge 30 Pro

Conjunto mais versátil

Edge 30 Pro

Melhor ultrawide

Edge 30 Pro

Melhor teleobjetiva

Nenhum

Melhor macro

Edge 30 Pro (via ultrawide)

Melhor profundidade

Edge 30 Pro

Fotos tiradas com o ROG Phone 5s

A filmadora deles é capaz de gravar até em 8K a 30 fps. Ambos têm qualidade decente, um foco ágil e captura de som estéreo bastante satisfatória. A diferença entre eles está na possibilidade de o ROG 5s gravar em 4K a 60 fps, enquanto o rival é limitado a 30 fps, na presença de um sistema de estabilização mais eficiente no Edge.

Maior fluidez contra menos tremidos. Temos um empate aqui.

Possui estabilização óptica?

Edge 30 Pro

Possui estabilização eletrônica?

Ambos

Foco ágil

Ambos

Grava em 8K a 30 fps?

Ambos

Grava em 4K a 60 fps?

ROG Phone 5s

Melhor captação de áudio

Nenhum

Melhor qualidade de vídeo

Nenhum

Melhores recursos de gravação

Nenhum

Fotos tiradas com o Motorola Edge 30 Pro

A câmera frontal dos dois se sai bem nas selfies durante o dia, porém sofrem com ruídos à noite. O modo retrato faz um bom recorte, só que o fundo estourado no ROG compromete as capturas. Sem contar que o Edge é o único da dupla a filmar de frente em 4K a 30 fps, contra uma limitação apenas até Full HD do concorrente.

Em outras palavras, a Motorola anota outro ponto.

Melhor conjunto de câmera frontal

Edge 30 Pro

Câmera frontal grava em 4K?

Edge 30 Pro

Melhor selfie

Edge 30 Pro

Preço

Estes dispositivos chegaram oficialmente ao mercado nacional. O ROG Phone 5s ficou disponível a partir de R$ 6.800, mais caro que os R$ 6.500 de preço sugerido do Edge 30 Pro. No varejo atual, o cenário mudou. O modelo da ASUS já é encontrado por menos de R$ 3.000, abaixo dos R$ 4.000 cobrados pelo da Motorola.

Portanto, o celular gamer fecha o duelo com o último ponto.

Qual teve melhor preço de lançamento?

Edge 30 Pro

Qual tem menor custo atual?

ROG Phone 5s

8.4 Hardware
5 Custo Benefício

Asus ROG Phone 5s

Comparar Aviso de preço

Conclusão

Nesta batalha entre um celular gamer e um top de linha tradicional, tivemos um grande equilíbrio do que cada um entrega. O ROG Phone 5s tem um design mais completo, uma tela com menor latência, e um som de maior qualidade, fora a bateria que rende mais, apesar de demorar mais tempo na tomada.

Do outro lado, o Edge 30 Pro vem com uma longevidade superior do sistema, o desempenho mais rápido e o conjunto de câmeras de maior qualidade, em especial nas fotos traseiras e frontais.

O problema da Motorola é que ela está enfrentando um aparelho da ASUS disponível há mais tempo no mercado, o que torna o custo-benefício do taiwanês mais interessante no momento para quem joga.

RESULTADO

ROG Phone 5s: 6 PONTOS

  • Design mais completo
  • Tela maior e com latência menor
  • Som de maior qualidade
  • Bateria com maior autonomia
  • Vídeos com maior fluidez em 4K
  • Menor preço no mercado brasileiro atual

Motorola Edge 30 Pro: 6 PONTOS

  • Sistema mais atualizado
  • Desempenho multitarefas mais rápido
  • Bateria com menor tempo de recarga
  • Câmeras traseiras com fotos de maior qualidade
  • Vídeos com melhor sistema de estabilização
  • Câmera frontal com melhores selfies e filmagens em 4K

Você prefere um smartphone gamer, ou um top comum já te atende bem? Entre o 5s e o 30 Pro, qual seria a sua opção, se tivesse que dar um voto de minerva? Comente conosco!

(atualizado em 23 de abril de 2024, às 19:22)

3

Comentários

ROG Phone 5s vs Edge 30 Pro: celular gamer vale mais que top de linha comum? | Comparativo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista