O Zenfone 11 Ultra foi anunciado como uma versão ligeiramente reformulada do ROG Phone 8 Pro, abandonando a proposta de ser um flagship compacto de seus antecessores para focar em entregar maior autonomia de bateria e uma experiência mais imersiva ao assistir vídeos e jogar. O aparelho foi lançado pela ASUS no Brasil nesta terça-feira (20) pelo preço sugerido de R$ 8.999, e já está em nossas bancadas para testes.
O Zenfone 11 Ultra traz tela AMOLED de 6,78 polegadas, com resolução Full HD+ e 144 Hz, plataforma Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3, 12 GB de RAM, 256 GB de armazenamento, suporte a 5G, Wi-Fi 7, Bluetooth 5.4 e NFC, câmera frontal de 32 MP, câmera traseira tripla (50 MP / 13 MP /32 MP), bateria de 5.500 mAh com carregamento de 65W e Android 14 como sistema operacional.
2 semanas atrásSem qualquer aviso prévio, ASUS lançou o Zenfone 11 Ultra no Brasil por preços que partem de R$ 8.999, buscando competir com Galaxy S24 Ultra, Edge 50 Ultra e iPhone 15 Pro Max.
2 semanas atrásSaiba qual a real autonomia do celular Zenfone 11 Ultra neste teste de bateria padronizado.
4 meses atrásTrês novos recursos de inteligência artificial começam a ser disponibilizados via atualização para usuários do Zenfone 11 Ultra; confira.
6 meses atrásConheça agora o Zenfone 11 Ultra, a mais nova aposta da ASUS no segmento de smartphones topo de linha.
Nosso teste de bateria oficial é executado com vários apps, jogos e serviços populares em ciclos cronometrados até que a bateria esgote completamente, sendo dado um tempo de standby entre os ciclos para acompanhar o consumo em segundo plano. Brilho da tela e configurações de redes são padronizados para que possamos traçar um paralelo entre todos os modelos que passaram por nossas bancadas.
Os apps presentes nos ciclos, e seus determinados tempos de execução por ciclo, são:
- 6 minutos de uso (cada) — WhatsApp, YouTube, MX Player (vídeo offline), Spotify, PowerAmp (música offline) e Chrome;
- 1 minuto (cada) — Pokémon Go, Asphalt 8, Subway Surfers, Candy Crush, Modern Combat 5 e Injustice;
- 4 minutos de chamadas em 3G/4G;
- 2 minutos de uso (cada) — Facebook, Gmail e GMaps
Após nossos testes, chegamos aos seguintes resultados com o Zenfone 11 Ultra:
- Foram necessárias 29 horas e 56 minutos para esgotar a bateria do dispositivo;
- A tela permaneceu ligada por 14 horas e 37 minutos.
- Realizamos 22 ciclos completos de testes que incluíram:
- 132 minutos de navegação no Chrome;
- 660 minutos de WhatsApp, Spotify, PowerAmp, MX Player e YouTube (132 minutos cada);
- 132 minutos de jogos (Pokémon Go, Subway Surfers, Candy Crush, Injustice, Modern Combat 5 e Asphalt 8);
- 132 minutos de Facebook, Gmail e Google Maps (44 minutos cada);
- 88 minutos de chamadas de voz via 3G/4G.
Mesmo trazendo virtualmente o mesmo hardware e capacidade de bateria, e tela com taxa de atualização mais baixa, curiosamente o Zenfone 11 Ultra apresentou uma autonomia bastante inferior ao ROG Phone 8 Pro, mostrando que a linha gamer segue cada vez mais como a "joia da coroa" da ASUS, onde a empresa empregará seus maiores esforços em otimização de software.
Com 29 horas e 56 minutos de uso no total e 14 horas e 37 minutos de tela ativa no período, o Zenfone 11 Ultra mostrou uma boa autonomia, mas aquém do esperado para um tanque de 5.500 mAh. Para se ter ideia, ele ficou no mesmo patamar do Galaxy S24 Plus, que traz 600 mAh de bateria a menos, perdendo por larga margem também quando comparado ao realme GT 6, que traz os mesmos 5.500 mAh de capacidade.
Isso indica que o Zenfone 11 Ultra será capaz de aguentar dois dias de uso moderado sem grandes problemas, e nada impede a ASUS de liberar atualizações de software que o coloquem mais próximo do ROG Phone 8 Pro em termos de otimização, mas até então se você quer um celular top de linha com bateria que dure o máximo possível existem opções melhores no Brasil.
Comentários