
Rumores 07 Abr
Em listagem de lançamento de um notebook premium, a ASUS revelou antes da hora uma nova família de CPUs da AMD, os Ryzen 8000HX "Dragon Range Refresh". Já mencionados por outras marcas no passado, mas sem uma estreia efetiva, os processadores em questão podem ser apresentados em breve trazendo melhorias modestas em relação aos Ryzen 7000HX, atuando como uma alternativa mais "acessível" frente aos recentes Ryzen 9000HX "Fire Range".
A listagem em questão foi encontrada na varejista chinesa JD.com, e pertence ao ROG Magic 2025, laptop baseado no ROG Strix SCAR 16 destinado ao mercado asiático. Enquanto a ficha do aparelho não traz grandes destaques, a surpresa está na CPU: equipa o notebook o inédito AMD Ryzen 9 8940HX, de 16 núcleos e 32 threads rodando a até 5,3 GHz.
A solução pertence à ainda não anunciada família Ryzen 8000HX Dragon Range Refresh, que chegou a ser mencionada por marcas como a MSI no passado — menções essas que foram posteriormente removidas, possivelmente a pedido da AMD, que mantém silêncio em torno da linha até o momento.
Apesar de novo, o Ryzen 9 8940HX não traz melhorias drásticas em relação aos Ryzen 7000HX Dragon Range originais, ponto já deixado claro pela presença do termo "Refresh" no codinome da família. Temos por aqui basicamente um Ryzen 9 7945HX, incluindo os núcleos com arquitetura Zen 4 e 64 MB de cache L3, mas com frequências 100 MHz mais altas.
Na prática, a diferença de desempenho deve ser mínima. A ideia provavelmente é oferecer uma alternativa poderosa de CPU, mas com preços mais em conta comparados aos Ryzen 9000HX Fire Range, lançados no início do ano com a mais moderna arquitetura Zen 5 e clocks mais altos.
Um aspecto interessante do componente é que, mesmo sendo um Refresh, o 8940HX ainda deve figurar entre os chips mais poderosos disponíveis em notebooks, graças à sua natureza — tanto do lado da AMD, quanto da Intel, processadores cujo final do nome é "HX" empregam os mesmos circuitos de soluções para desktop, apenas adaptados para serem instalados em notebooks, dando uma grande vantagem de performance e recursos em comparação aos chips convencionais de laptops.
Ryzen 9 8940HX = Risen 9 7940HX + 0.1GHz pic.twitter.com/eeZSz0VWPm
— 孤城Hardware (@realVictor_M) April 8, 2025
Enquanto o time vermelho não confirma os Dragon Range Refresh, a ASUS dá pistas de que o lançamento desses chips deve ocorrer ainda neste mês. O ROG Magic 2025 está previsto para entrar em pré-venda em 16 de abril, com preço de 12.499 yuan (~R$ 10,2 mil), um sinal de que os Ryzen 8000HX devem ser oficialmente apresentados até lá.
Fora isso, ainda que o aparelho da ASUS seja exclusivo da China, podemos esperar que modelos globais da marca e de outras companhias também utilizem os novos processadores. Novidades devem surgir nos próximos dias.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários