LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Anatel registra aumento de 32% nas reclamações sobre banda larga fixa após quarentena

08 de abril de 2020 7

Assim como o resto do mundo, o Brasil também tem adotado medidas de isolamento social como estratégia para combater a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Como consequência, isso trouxe um aumento considerável no uso da banda larga fixa durante o período.

Essa demanda acima da média levou mais gente a procurar a Anatel para registrar reclamações sobre o serviço. De acordo com dados obtidos pelo Telesíntese, o número de chamados abertos na agência reguladora cresceu 32% na segunda quinzena de março.

Entre os dias 1º e 15 de março foram registradas cerca de 27,7 mil reclamações relacionadas ao serviço de banda larga fixa. Já entre os dias 16 e 30 esse número saltou para 36,5 mil. Geralmente, a população procura a Anatel quando não consegue mais resolver seu problema por meio dos canais oficiais da operadora.


Quando o assunto é "Qualidade, Funcionamento e Reparo", o número de reclamações saltou de 8,7 mil para 15,7 mil no período analisando, representando um crescimento de 81%. Segundo a Anatel, esse comportamento dos consumidores está ligado à mudança de perfil de uso dos serviços.

Além disso, o isolamento social também foi o responsável por um aumento abrupto no tráfego do serviço de banda larga fixa. Por outro lado, as principais operadoras do país pedem um "uso sensato" das redes durante o período de quarentena para evitar uma sobrecarga da infraestrutura.

Esse apelo fez os principais serviços de streaming que atuam no Brasil reduzir a qualidade dos seus vídeos, enquanto as operadoras trabalham para atender a demanda dos usuários. Já a Anatel reforça que as manifestações dos consumidores são essenciais para que a agência consiga agir de forma fundamentada nesse momento de crise.


7

Comentários

Anatel registra aumento de 32% nas reclamações sobre banda larga fixa após quarentena
  • Engraçado as operadoras pedirem um uso sensato aos seus usuários, na hora de fazer overselling da infraestrutura ninguém pensa em ser sensato, tem node da Claro que se você divide a banda passante útil por cliente pendurado não da 10Mbps por cliente, me diz como você espera entregar 60, 120 240?

      • Isso porque só foi calculado por Modem, não foi levado em consideração nessa conta os receptores de TV que podem usar o NOW que também concorre por banda passante com o uso de banda larga.

        • Era para ser 25 agora tá 10 :/

            • Neste momento difícil nem os servidores do Google estão dando conta

                • Não força a barra, o Google fez as reduções no youtube não por ele, mas sim pra poupar as operadoras, que por fazer um overselling gigante pra baixar o custo, quando a demanda sobe a rede não aguenta mesmo.

                  • Pelo menos a reclamação na anatel é algo que na maioria das vezes tras algum resultado, todas as vezes que precisei reclamar lá as empresas resolveram os problemas rapidamente (que não resolviam pelo SAC normal da operadora)

                      • Minha era 60Mbps. Ficava sempre entre 55 -60.
                        Ofereceram a de 200 mega por R$1,00 a mais.
                        Agora nunca passa de 80.
                        Fica entre 40-80 ....

                          Android

                          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                          Android

                          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                          Windows

                          Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                          Economia e mercado

                          Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista