» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
2.159

Samsung Galaxy S21 FE

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral

Depois de tantos atrasos, eis que o Galaxy S21 FE finalmente chegou ao mercado no início de 2022, pouco antes do lançamento da linha Galaxy S22. Pode parecer um lançamento tardio, mas muitos ainda esperavam ansiosos pelo sucessor do rei do custo-benefício em 2021: o Galaxy S20 FE. Será que o novo é melhor e continua apostando em conjunto equilibrado com preço justo? É isso que você vai conferir nesta análise do TudoCelular.

Acessórios

A Samsung seguiu o mesmo adotado nos demais da linha S21 e removeu boa parte dos acessórios no Galaxy S21 FE. Você receberá apenas os seguintes itens, além do celular:

  • Cabo USB no padrão C em ambas as pontas
  • Chavinha da gaveta do cartão SIM
  • Guia do usuário
Design e conectividade

O design do S21 FE está alinhado com o da linha S21. Ele tem muito em comum com os demais modelos, sendo maior que o S21 tradicional e mais compacto do que a variante Plus. É um celular com corpo de metal, traseira de plástico levemente curva nas bordas e frente completamente plana.

O que muda é que o bloco de câmeras também é de plástico no S21 FE, diferente do S21 que tem peça de metal integrada ao aro de alumínio nas laterais. Isso dá uma sensação de celular mais barato, apesar de não interferir na estética. E comparado ao antecessor, o novo está mais compacto e leve. Ele chegou em quatro opções de cores: branca, verde, violeta e preta.

É bom ver que a Samsung não economizou na proteção da tela desta vez e temos o mesmo Gorilla Glass Victus dos demais da família, diferente do S20 FE que veio com solução inferior. A certificação IP68 continua presente para garantir resistência contra água e poeira, mas o slot para microSD foi removido.

As bordas estão mais finas e isso garante melhor aproveitamento frontal, enquanto a câmera de selfies continua no topo em furo centralizado. O leitor biométrico integrado à tela ainda é do tipo óptico e não tão avançado quanto o ultrassônico presente nos demais da linha S21. Ele responde bem, apesar de não ser dos mais precisos.

O botão de energia e de controle de volume ficam localizados do lado direito do aparelho. No topo há apenas um microfone, enquanto na parte inferior há outro microfone, entrada USB-C, alto-falante principal e gaveta para dois chips.

Versões do Wi-Fi e Bluetooth são as mesmas do S20 FE. A novidade é que o S21 FE foi lançado apenas em versão 5G, seja com Exynos ou Snapdragon.

Tela e som

A tela encolheu e agora temos 6,4 polegadas, porém com a mesma resolução Full HD+ de antes. O painel evoluiu sendo agora um Dynamic AMOLED 2X com taxa de 120 Hz e suporte a resposta de toque a 240 Hz quando o Game Mode está ativado. O que decepciona é que a taxa não é variável, ficando sempre presa a 60 ou 120 Hz a depender do modo escolhido.

O nível máximo de brilho é alto o suficiente para garantir boa visibilidade fora de casa. No entanto, a maior evolução fica para o suporte a HDR10+, que fez falta na geração anterior, e permite tirar o máximo proveito de filmes e séries em serviços de streaming. As cores apresentam boa calibração mesmo no modo Vívido que exagera um pouco mais na saturação.

O alto-falante de chamadas serve como canal secundário e isso ajuda a entregar som estéreo no Galaxy S21 FE. A saída de som na parte inferior é um pouco mais potente e consegue reproduzir melhor graves, mas o conjunto entrega boa experiência e potência com vocais bastante nítidos e agudos detalhados sem distorcer no máximo.

O S21 FE não vem acompanhado de fone de ouvido como o seu antecessor e também não possui entrada P2. A Samsung fez os mesmos cortes vistos nos demais da linha.

Desempenho

Benchmarks do Galaxy S21 FE Exynos

Benchmarks do Galaxy S21 FE Snapdragon

Chegou a hora da verdade: o Snapdragon 888 é realmente superior ao Exynos 2100? Temos em mãos as duas versões e podemos logo adiantar que no teste de velocidade focado no multitarefas, nenhuma chega a empolgar. O S21 FE com Snapdragon foi sete segundos mais rápido, porém os dois acabam recarregando alguns apps e jogos mesmo com 6 GB de RAM.

Galaxy S21 FE Exynos

Em benchmarks também temos pequena vitória para a variante com Snapdragon, mas não vai ser isso que fará você escolher um ou outro. Agora se você se importa tanto com resultados no AnTuTu, o S21 FE Snapdragon chega a 660 mil pontos, com a variante com Exynos ficando nos 600 mil.

Galaxy S21 FE Snapdragon

E jogos? Todos os games que testamos rodaram na qualidade máxima com tudo ativado e ótima fluidez em ambos. O Exynos ainda é o mais esquentadinho? Digamos que não vimos diferença e ambos dão uma boa esquentada quando são exigidos ao máximo, mas nada preocupante.

Bateria

Apesar de ter suas medidas reduzidas, a bateria de 4.500 mAh da geração anterior foi mantida. A boa notícia é que ele dura mais do que vimos no Galaxy S20 FE, mas não é o tipo de celular que vai passar mais de um dia longe de tomadas.

Galaxy S21 FE Exynos
Galaxy S21 FE Snapdragon

A parte mais curiosa é que tanto a versão com Snapdragon quanto a com Exynos renderam exatamente o mesmo. Parece que em 2021 finalmente tivemos uma boa disputa entre Qualcomm e Samsung na otimização de hardware.


O mesmo podemos dizer do tempo de recarga. Usamos um carregador de 33W e o S21 FE com Snapdragon levou 1 hora e 15 minutos para chegar a 100%, com o Exynos demorando apenas dois minutos a mais. Uma carga rápida de 15 minutos garante 26% de bateria, chegando à metade em meia hora.

Câmeras

Fotos tiradas com o Galaxy S21 FE Exynos

Fotos tiradas com o Galaxy S21 FE Snapdragon

Olhando para as especificações, temos a impressão de que a Samsung reaproveitou o conjunto fotográfico do Galaxy S20 FE, porém os sensores mudam a depender da plataforma. A versão com Snapdragon vem com o sensor IMX555 da Sony, enquanto o modelo com Exynos traz sensor da própria Samsung.

A ultra-wide também muda e temos o sensor IMX258 da Sony na variante com Snapdragon e uma alternativa da Hynix no modelo com Exynos. A câmera zoom é a mesma do S20 FE, assim como a frontal de 32 MP, que traz o sensor IMX616 da Sony em ambas as versões.

Exynos | Snapdragon




Essa diferença de sensores impacta na qualidade das fotos? Notamos que há pequenas diferenças. O modelo com Exynos tende a capturar fotos mais saturadas, tem HDR mais limitado ao fotografar contra o sol e apresenta fotos mais escuras à noite.

De qualquer forma, o S21 FE é um celular que não decepciona ao fotografar. Independente de qual versão escolher, ele registra fotos nítidas, com poucos ruídos, cores próximas da realidade e contraste alto sem exagero.

Principal | Ultra-wide



Também notamos pequenas diferenças na ultra-wide, sendo melhor no modelo com Snapdragon, especialmente à noite que apresenta fotos mais nítidas e com menor distorção nas bordas. O S21 FE com Exynos, por outro lado, leva a melhor ao usar o zoom, captura imagens mais nítidas e com melhor contraste.

Zoom



Ao fotografar à noite temos uma boa disputa entre as duas variantes: o Exynos registra fotos mais escuras, porém com melhor nitidez e menos ruídos. As fotos registradas pela variante Snapdragon apresentam um pouco de granulado. O mesmo podemos dizer das selfies em locais mais escuros, enquanto ao usar a frontal de dia temos fotos mais saturadas com o S21 FE equipado com Exynos.

Noturno



A filmadora grava em 4K a no máximo 60 fps, seja com a câmera traseira ou frontal. Há estabilização óptica com a câmera principal e teleobjetiva, enquanto as demais possuem apenas estabilização via software. O S21 FE consegue lidar bem com os tremidos, mas a frontal nem tanto. Ele tem foco ágil e captura som limpo.

Selfies



Há diferença entre as versões? O modelo com Snapdragon captura vídeos mais claros, porém com ruídos mais nítidos.

Software

O Galaxy S21 FE foi o primeiro da Samsung a ser lançado com Android 12 e One UI 4 e ele faz parte do seleto grupo de aparelhos que receberão quatro atualizações do Android e cinco anos de patches de segurança. Ou seja, você não precisará trocar de celular até sair o Android 17.

No momento em que testamos o aparelho, ele estava com pacote de segurança um mês atrasado, mas a Samsung até que vem se esforçando para soltar as atualizações mensalmente, diferente de Motorola e Xiaomi que não ligam para este detalhe importante.

O seu software é o mesmo dos demais da linha S21 e temos os recursos já conhecidos da One UI com direito ao Dex para ter uma experiência de desktop com o celular ou aprimorar a produtividade com vários extras do Android modificado da Samsung. A interface flui bem, especialmente quando a tela está em modo 120 Hz.

Rivais

O Galaxy S21 FE realmente é um celular bacana, mas se você ficou decepcionado por causa do modelo nacional ser com Exynos e prefere uma alternativa com Snapdragon, encontrará várias opções no mercado.

Da Motorola temos o Edge 20 Pro, que apesar de não vir com Snapdragon 888, entrega melhor desempenho no multitarefas que o S21 FE com plataforma da Qualcomm. Sua bateria dura mais e recarrega mais rápido, enquanto a tela possui taxa de 144 Hz para fluidez superior. O que decepciona é a falta de som estéreo e o sensor de 108 MP mal aproveitado pelo software.

Da Xiaomi há o 11T Pro com Snapdragon 888 e que também supera no desempenho com a mesma duração de bateria. O que mais impressiona no rival da Xiaomi é que ele recarrega em menos de 20 minutos, sem falar que vem com carregador na caixa. O 11T Pro também tem tela de 120 Hz, mas se destaca por ter suporte a Dolby Vision e os alto-falantes potentes otimizados pela grife Harman Kardon. As câmeras são boas e brigam de frente com o S21 FE.

Pontos fortes e fracos

Pontos fortes

  • Tela com brilho forte
  • Som estéreo equilibrado
  • Boa autonomia de bateria
  • Boas câmeras

Pontos fracos

  • Desempenho abaixo do esperado
  • Tempo de recarga poderia ser melhor
  • Sem carregador na caixa
Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

O Galaxy S21 FE tem tudo para ser o rei do custo-benefício em 2022

Embalagem e características

Galaxy S21 FE não vem com carregador, capinha ou fone de ouvido

Comodidade

É um celular razoavelmente compacto e que não escorrega fácil da mão

Facilidade de uso

É a mesma One UI já conhecida com bom nível de desempenho

Multimídia

Tela excelente e som potente garante ótima experiência multimídia

Votação Geral

Faltou gás no desempenho e carregamento poderia ser mais ágil com carregadores mais potentes

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Samsung Galaxy S21 FE