» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
2.499

Samsung Galaxy M54

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral

O Galaxy M54 chegou ao Brasil em abril juntamente com o M14 para ampliar o vasto portfólio de opções da Samsung. Ele é um celular intermediário 5G que tem muito em comum com o Galaxy A54, o que pode gerar certa confusão na hora da compra. Nesta análise vamos conferir o que ele tem a oferecer e o que muda com relação ao outro modelo da Samsung.

Acessórios

O Galaxy M54 vem em embalagem similar a de outros lançamentos recentes da marca. Ela é na cor branca feita de papel cartão. Além do celular você recebe:

  • Carregador de 15W
  • Cabo USB no padrão C
  • Manuais
  • Chavinha para abrir gaveta do cartão SIM e microSD
Design e conectividade

A linha M tinha como principal destaque trazer bateria maior do que os modelos da linha Galaxy A. Isso foi deixado de lado na última geração, mas a Samsung decidiu voltar a apostar em bateria grande com o Galaxy M54, o que faz ele ser mais espesso e pesado do que o seu antecessor.

O design foi atualizado deixando aquele bloco quadrado com quatro câmeras no estilo cooktop e seguindo a linguagem visual adotada nos demais lançamentos da marca em 2023. Agora são apenas três câmeras alinhadas verticalmente que ficam em destaque sem nenhuma moldura à sua volta.

Olhando para a traseira do M54 vemos que o design é muito parecido com o A54. Há algumas diferenças como o acabamento em plástico liso de peça única, diferente da traseira em vidro do outro. Há menos opções de cores nesse intermediário, onde podemos escolher entre azul escuro ou prata.

O Galaxy M54 é um aparelho maior por conta da tela grande. Ele não tem certificação IP67 para resistência contra água e poeira como visto no A54. O leitor biométrico fica localizado no botão de energia na lateral direita e não diretamente no display. Ele fica sempre ativo e responde bem ao encostar o dedo.

Como já é padrão nos intermediários mais recentes da Samsung, o M54 não traz conector para fones de ouvido. A gaveta é do tipo híbrida e permite usar dois chips ou abrir mão de uma segunda linha para expandir o armazenamento. Ele foi lançado no Brasil nas opções de 128 e 256 GB, o que garante boa memória sem precisar recorrer a um cartão microSD.

Esse é mais um intermediário da Samsung com conectividade 5G, o que deixa preparado para a nova geração da internet móvel. Ele também traz Wi-Fi de sexta geração para conexão de alta velocidade, vem com Bluetooth 5.3 e NFC para usar o celular para pagamentos.

Tela e som

Uma das principais diferenças entre o Galaxy M54 e o A54 é o tamanho da tela. Esse traz painel Super AMOLED de 6,7 polegadas com resolução Full HD+ e taxa de atualização de 120 Hz. O nível de brilho é superior a muitos da categoria, o que garante boa visibilidade em locais abertos e mesmo em dias ensolarados, apesar de ficar um pouco abaixo do A54.

Mesmo com a tela bacana com cores vibrantes e bastante saturadas, ficou faltando suporte a HDR10+ para tirar melhor proveito de vídeos no YouTube e serviços de streaming. Pelo menos o contraste infinito e o amplo ângulo de visão garantem que terá uma ótima experiência de qualquer posição que segurar o celular.

Outro ponto que fica abaixo do outro intermediário da Samsung é na parte sonora. Aqui temos apenas um alto-falante, o que limita a experiência multimídia a som mono. A potência é legal, mas fica devendo na qualidade sonora. Os agudos se destacam demais quando o volume está no máximo, deixando o som distorcido e com total ausência de médios.

Apesar de ter apenas uma saída de som, há suporte a Dolby Atmos para aprimorar a sensação de áudio imersivo. Também há equalizador completo para reduzir o problema de agudos exagerados.

Desempenho

O Galaxy M54 é mais um intermediário equipado com o Exynos 1380 da Samsung. Já vimos nos modelos da linha A que este chip é capaz de entregar bom desempenho com apps populares e também não faz feio em jogos. Só é um pouco decepcionante ver que ele foi mais lento em nosso teste de velocidade focado no multitarefas comparado ao Galaxy M53 com Dimensity 900.


O M54 traz 8 GB de RAM e usa mais 4 GB do armazenamento para o RAM Plus, sendo possível ir até 8 GB. Ele consegue segurar bem todos os apps abertos e dificilmente será preciso usar tal recurso, considerando que a memória interna é muito mais lenta e vai até limitar o desempenho. Já com relação a benchmarks temos pontuações próximas do A54 e um pouco acima do M53.

E nos jogos? Call of Duty rodou bem na qualidade alta com alguns recursos extras ativados. No PUBG temos boa experiência na opção HD com taxa de quadros em alta e anti-aliasing e demais recursos habilitados.

Bateria

A bateria é o maior ponto de destaque do Galaxy M54 e temos aqui 6.000 mAh para entregar autonomia para o dia inteiro com folga, como podemos confirmar em nosso teste padronizado com o aparelho passando das 30 horas de uso moderado, o que faz ele superar outros intermediários da Samsung com bateria de 5.000 mAh.


Comparado ao antecessor tivemos um bom salto com 5 horas extras de uso. Para quem não joga ou usa muito a câmera do celular, terá bateria para dois dias tranquilamente. No entanto, o que não teve avanço nessa geração foi o tempo de recarga, que continua demorando 2 horas para encher a bateria.


Como o carregador é o mesmo de 15W de antes e a bateria cresceu, o novo acaba passando mais tempo na tomada. Uma carga rápida de 15 minutos recupera apenas 14% e chega a 30% em meia hora.

Câmeras

A parte fotográfica traz poucas novidades nessa geração. O sensor de 108 MP foi mantido, mas agora conta com estabilização do tipo óptica, o que não apenas deve entregar vídeos com menos tremidos, como também ajudará nas fotos noturnas.

A câmera ultra-wide de 8 MP e a macro de apenas 2 MP foram herdadas do antecessor, enquanto a câmera dedicada para desfoque de cenários foi abolida nessa geração. A frontal de 32 MP também foi reaproveitada e não traz novidades para selfies.

Principal | Ultra-wide



O Galaxy M54 registra boas fotos em dias ensolarados com cores vibrantes, mas sem exagerar na saturação. A ultra-wide apresenta evolução comparado ao antecessor, apesar de não vir com novo sensor. Agora é possível ter as mesmas cores e nível de contraste da principal.

O zoom é puramente digital e até que não perde tanta qualidade quando tentamos fotografar algo muito distante. O desfoque de cenário é feito via software e faz uma boa separação entre planos, apesar de limitar o contraste e desativar o HDR.

Zoom


Noturno



As fotos noturnas evoluíram e agora podemos ver mais detalhes em partes mal iluminadas, especialmente quando o modo noturno está ativo. As cores perdem a vivacidade vista nas fotos diurnas, mas é bom ver que a ultra-wide não fica inutilizada em locais escuros como é comum em muitos celulares intermediários.

Macro



A macro é a mais decepcionante do conjunto, como se espera de uma câmera simples com sensor de apenas 2 MP e sem foco automático. As selfies têm a mesma boa qualidade de antes com cores vivas e bom tom de pele. Mesmo ao fotografar à noite ainda terá boas fotos sem ruídos aparentes.

Selfies



A filmadora é capaz de gravar vídeos em 4K com a principal e frontal, ficando limitada à resolução Full HD com a ultra-wide. A qualidade dos vídeos é similar ao visto nas fotos e não sofre com ruídos em locais escuros. A estabilização lida bem com os tremidos e o foco ágil está dentro do esperado para um aparelho deste porte. A captura de som é estéreo e tem boa qualidade.

Software

O Galaxy M54 sai da caixa com Android 13 modificado pela One UI 5.1. No momento em que testamos o aparelho, ele estava com pacote de segurança dois meses atrasado. Pelo menos a Samsung promete que ele será atualizado até o Android 17, deixando-o a par dos intermediários da linha A que receberão quatro updates do robozinho.

O sistema flui bem e traz os vários recursos já vistos em outros celulares da Samsung, como o Tela Edge para favoritar os apps que mais usa e deixá-los de fácil acesso de qualquer tela do sistema.

É possível usar o botão de energia para abrir rapidamente a câmera e alternar entre a traseira e frontal. Se você deslizar seu dedo no leitor biométrico puxará a gaveta de notificações, o que torna o uso mais prático com apenas uma mão.

Rivais

O Galaxy M54 é um bom celular intermediário, mas ele tem como grande obstáculo o A54 na mesma faixa de preço e que traz certificação IP67 para proteção contra água, tela com brilho superior, som estéreo e acabamento em vidro que o torna mais premium. O M54, por outro lado, ganha em bateria e tem maior tela. Os dois registram boas fotos e vídeos, então cabe a você decidir qual o melhor para suas necessidades.

Outro rival do M54 no mercado nacional é o Moto G73. Ele é mais compacto por vir com tela menor e não traz painel Super AMOLED para cores vibrantes e amplo ângulo de visão, mas compensa pelo áudio estéreo que aprimora a experiência multimídia. O rival da Motorola vem com Dimensity 930 e foi mais ágil em nosso teste de velocidade, enquanto fica abaixo em autonomia de bateria. Em câmeras é o Galaxy que leva vantagem.

Pontos fortes e fracos

Pontos fortes

  • Bela tela AMOLED de 120 Hz
  • Bom desempenho em jogos
  • Boa autonomia de bateria
  • Câmera registra boas fotos

Pontos fracos

  • Desempenho abaixo do antecessor
  • Faltou som estéreo
  • Tempo de recarga lento
  • Custo-benefício inferior ao Galaxy A54
Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

Custo-benefício inferior ao Galaxy A54 que traz resistência à água, melhor tela e som estéreo

Embalagem e características

Sem capinha e nem fone de ouvido na caixa; carregador é de apenas 15W

Comodidade

O Galaxy M54 é um celular grande feito de plástico liso que escorrega fácil

Facilidade de uso

É a mesma One UI de outros aparelhos da Samsung, mas falta um pouco de otimização do software

Multimídia

Tela tem bom brilho e cores; a parte sonora peca por ter som mono que distorce no máximo

Votação Geral

O Galaxy M54 é um bom celular intermediário para quem curte tela grande e muita bateria

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Samsung Galaxy M54