» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
Aviso de preço Inscreva-se para saber
quando este aparelho
estiver disponível.

Xiaomi Mi 10 Ultra

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral

Para comemorar os seus 10 anos de existência, a Xiaomi lançou o Mi 10 Ultra, que é a versão ultimate do flagship da marca. Ele é basicamente um Mi 10 com hardware melhorado, carregador super rápido e câmeras avançadas que prometem destronar Samsung e Apple. Será tudo isso realmente? Vamos conferir.

Acessórios

O Mi 10 Ultra vem em embalagem especial comemorativa com cor metálica que chama a atenção. Além do celular, você recebe os seguintes acessórios:

  • Carregador turbo de 120W de potência
  • Cabo USB no padrão C
  • Chavinha da gaveta SIM card
  • Guia do usuário
  • Capinha de silicone
  • Adaptador USB-C para P2
Design e construção

O Mi 10 Ultra parece um celular familiar e se você viu a nossa análise do Mi 10 vai entender o porquê. É basicamente o mesmo design com bordas curvas do outro modelo. Ele tem tudo o que você espera de um celular premium top de linha: corpo de metal feito de alumínio polido combinado com duas peças de vidro com proteção Gorilla Glass.

Se a empresa pretendia fazer o Mi 10 Ultra ser o seu smartphone mais completo, então ela esqueceu de incluir certificação IP68. Algumas fabricantes chinesas, como a OnePlus, já começam a investir em resistência contra água em seus celulares, mas a Xiaomi continua relutante. Resta saber se esse pequeno detalhe fará diferença para você que está interessado nesse modelo.

A parte frontal não foge do que vimos em recentes lançamentos da marca, com direito a um furo para a câmera de selfies. Ele não é grande e não vai causar distrações enquanto assiste suas séries. A curvatura nas bordas não é tão agressiva a ponto de complicar a ergonomia, mas ainda gera um nível alto de reflexos. O leitor biométrico incorporado à tela é ágil e responde bem.

Já na traseira temos um layout de câmeras diferente de todos os outros lançamentos da Xiaomi. O destaque fica para a câmera teleobjetiva com zoom óptico de 5x e zoom máximo de 120x. Claro que a chinesa iria querer estampar isso na traseira do aparelho. No topo há o usual emissor de infravermelho presente em toda a linha.

O Mi 10 Ultra possui qualidade premium e vem atualizado com as versões mais recentes das tecnologias Wi-Fi e Bluetooth. Carregamento sem fio também está presente e promete entregar até 50W, o que fará a bateria carregar muito rápido sem a necessidade de cabos.

Tela e som

A bela tela OLED de 6,67 polegadas é fabricada pela TCL e possui resolução Full HD+ com taxa de atualização de 120 Hz, sendo mais que os 90 Hz do Mi 10 Pro. O sensor de toque trabalha a 240 Hz para garantir tempo ágil de resposta do Android, o que fará grande diferença nos jogos.

O brilho da tela é bastante forte e supera os rivais das principais marcas. O painel da TCL é capaz de reproduzir mais de 1 bilhão de cores, tem contraste infinito, amplo ângulo de visão e suporte a HDR10+ compatível com os principais serviços de streaming. A calibração padrão é muito boa, porém no perfil Original é que você terá a melhor reprodução de cores. É notável que a Xiaomi realmente não tenha economizado na escolha do painel do Mi 10 Ultra.

Na parte sonora temos duas saídas de som, sendo o alto-falante de chamadas o canal secundário. Por ser pequeno, ele acaba não reproduzindo graves e tem bastante foco nos médios. Já o alto-falante próximo à entrada USB reproduz as frequências ausentes no outro e com isso gera um som balanceado. A potência sonora também é boa e não distorce quando no máximo.

Desempenho

Equipando o Mi 10 Ultra temos o Snapdragon 865, o mesmo presente no Mi 10 e Mi 10 Pro e não a versão Plus encontrada em flagships mais recentes. Aliado a isso é possível comprar o Ultra em variações com 8, 12 ou mesmo 16 GB de RAM. Que o seu hardware é bastante poderoso, não há o que discutir, porém em nosso teste de velocidade ele não foi tão bem quanto o esperado.


O gerenciamento de RAM se mostrou menos eficiente e tivemos resultado inferior ao Mi 10. Porém, ainda foi um pouco melhor comparado ao Galaxy Z Fold 2 que traz chip mais recente da Qualcomm. E benchmarks? É aqui onde o Mi 10 Ultra se destaca e supera com folga o modelo anterior da Xiaomi e fica colado no iPhone 12 Pro Max no AnTuTu.

O Mi 10 Ultra rodou bem todos os jogos que testamos, mesmo na qualidade mais alta, como é de se esperar de um celular do seu porte. Ele vem com o Game Turbo com várias ferramentas para ajudar na jogatina, sendo até possível medir a taxa de quadros por segundo.

Câmeras

O top comemorativo da Xiaomi traz quatro câmeras na traseira, como é de se esperar de qualquer lançamento de 2020. A empresa decidiu priorizar o potencial do zoom do Mi 10 Ultra e aqui temos duas câmeras do tipo teleobjetiva, sendo uma com zoom óptico de 2x e outra de 5x. Ao total, o Mi 10 Ultra entrega zoom máximo de 120x, indo além dos 100x do S20 Ultra.

Você pode olhar para a câmera principal e ficar decepcionado pelos 48 MP, enquanto o Mi 10 e vários outros top de linha apostam em câmeras com 108 MP. Mas não se engane, o Ultra registra ótimas fotos graças ao novo sensor da OmniVision aliado ao conjunto de lentes de primeira. Ele vai tão bem em câmera que bate de frente com o iPhone 12 Pro Max e supera o Galaxy Note 20 Ultra em vários cenários.

Principal | Ultra-wide




Câmera nunca foi o forte da Xiaomi, mas o Mi 10 Ultra registra ótimas fotos em qualquer lugar. Em dias ensolarados terá ótimas cores, muitos detalhes registrados e HDR eficiente. Em cenários escuros é onde mais se destaca. Ele pode sofrer um pouco com pontos muito luminosos no fundo dos cenários, mas registra fotos mais claras que os rivais da Apple e Samsung.

A câmera ultra-wide registra fotos muito mais amplas e com boa qualidade, mas ainda não é capaz de se igualar com a linha Galaxy. É comum ver um pouco de distorção nos cantos das fotos, porém não decepciona em locais escuros. Há um modo macro que usa a ultra-wide para registrar fotos de perto, mas a qualidade no geral não é igual a ter uma câmera dedicada para este tipo de foto.

Zoom


Mas vamos ao ponto principal do Mi 10 Ultra: suas câmeras com lente tele. A menor com zoom óptico de 2x registra ótimas fotos sem perder nitidez, cores ou sacrificar o HDR. Essa câmera também ajuda no desfoque de fundo com a principal, mas o resultado não é tão bom quanto outros que testamos.

O Mi 10 Pro possui uma câmera teleobjetiva que entrega zoom híbrido de 5x, porém aqui no Ultra temos zoom real de 5x para imagens mais nítidas. E se você precisar ir muito longe ainda tem o zoom digital de 120x, mas aqui a qualidade cai bastante. De qualquer forma, o Mi 10 Ultra é capaz de capturar ótimas fotos seja de perto ou de longe.

Noturno




E selfies? A câmera frontal de 20 MP comprime quatro pixels em um, o que resulta em imagem de apenas 5 MP. Isso compromete um pouco a nitidez e temos selfies inferiores ao do iPhone e linha Galaxy.

A filmadora grava em 8K a no máximo 24 fps. Se precisar de fluidez superior em seus vídeos é só descer a resolução para 4K. A qualidade da captura dos vídeos é ótima e se destaca à noite sem sofrer com ruídos. A estabilização no Mi 10 Ultra é bastante eficaz e até supera muitos flagships que testamos em 2020. O que poderia ser melhor é o seu foco que às vezes é necessário tocar na tela para que ele entenda onde você quer focar.

Selfies



A captura de áudio é bastante limpa e registra com clareza tudo que está próximo do Mi 10 Ultra. Esse era um ponto que a Xiaomi pecava bastante, mas finalmente começou a dar mais atenção.

Bateria

O Ultra traz bateria ligeiramente inferior ao Mi 10 tradicional e você já deve estar pensando que a autonomia foi sacrificada. E é realmente isso que aconteceu, mas não apenas por causa da bateria menor, mas também por falta de otimização que faz o Ultra render muito menos, chegando a uma diferença de 20%.


É bom lembrar que o aparelho vem por padrão com a tela travada no modo 120 Hz, se você optar pelos 60 Hz o tempo inteiro terá autonomia um pouco melhor. Pelo menos a MIUI detecta quando você está consumindo conteúdo estático para reduzir a velocidade da tela e ajudar a economizar bateria.


O que mais impressiona é o carregador de 120W que vem na caixa, não só pelo tamanho exagerado, mas por ser o mais potente que já vimos. E toda essa potência bruta faz o Mi 10 Ultra recarregar sua bateria em apenas 30 minutos! E com uma carga rápida de poucos minutos já terá metade da bateria recuperada.

Software

O Mi 10 Ultra já chega com MIUI 12 baseada no Android 10. Comparado à versão anterior do software modificado da Xiaomi temos uma interface refinada com novas animações, opções de privacidade aprimoradas, janelas flutuantes, centro de controle dedicado na aba de notificações e papéis de parede elegantes integrados à tela de bloqueio.

As animações do sistema e apps nativos tiram proveito dos 120 Hz da tela com fluidez ágil a 120 fps. Infelizmente, nem todos os aplicativos e jogos que você instalar vão tirar proveito disso. Mas no geral, a experiência entregue pelo Mi 10 Ultra é ótima.

Por ser um modelo lançado apenas na China, o Mi 10 Ultra não possui ROM global com suporte ao idioma português e também não vem com os apps do Google pré-instalados.

Rivais

Que o Mi 10 Ultra é um ótimo celular top de linha não há o que discutir. O problema é que ele não foi lançado oficialmente por aqui e mesmo importando sairá muito caro com preço oscilando entre R$ 5 e 6 mil, isso sem impostos aplicados.

É o preço que você pagará pelo Galaxy Note 20 Ultra, que também tem ótimo conjunto e consegue até ser melhor no multitarefas. A bateria rende igual, mas demora mais para recarregar. Pode não ser tão bom em fotos e vídeos, mas chega próximo em qualidade.

O iPhone 12 Pro Max custa o dobro, mas é o celular mais rápido que testamos em 2020. Sua bateria dura mais e suas câmeras até registram melhores fotos em alguns cenários, se destacando especialmente em selfies. O problema é o zoom muito limitado que não chega nem perto do que o Mi 10 Ultra entrega.

Comparado ao Mi 10 tradicional temos um aparelho refinado com câmeras melhores. A bateria dura menos, mas recarrega muito mais rápido. Os dois são ótimos flagships, mas se a diferença de preço for muito grande, economize e vá no mais barato.

Pontos fortes e fracos

Pontos fortes

  • Design caprichado de qualidade
  • Tela 120Hz excelente
  • Tempo de recarga impressionante
  • Ótimas câmeras para fotos e vídeos

Pontos fracos

  • Faltou certificação IP68
  • Gerenciamento de RAM poderia ser melhor
  • Poderia ter melhor câmera de selfies
  • Só existe modelo chinês
Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

Importá-lo vai sair caro, o que pode não acabar compensando diante das alternativas nacionais

Embalagem e características

Embalagem elegante para edição comemorativa vem com quase tudo o que você precisa; só faltou fone de ouvido

Comodidade

O Mi 10 Ultra é um celular grande e escorregadio, mas pelo menos vem capinha na caixa

Facilidade de uso

Sua MIUI é a versão chinesa sem suporte ao idioma português e carente dos apps e serviços do Google

Multimídia

Tela OLED excelente com 120 Hz e som potente de qualidade

Votação Geral

O Mi 10 Ultra é o melhor celular da Xiaomi, pena que não tenha uma versão global

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Xiaomi Mi 10 Ultra

Aviso de preço
Deixe-nos o seu e-mail e iremos notificá-lo quando este produto estará disponível online