
Acessórios 06 Ago
09 de novembro de 2020 6
A Sony anunciou sua saída do mercado de áudio no Brasil a partir de meados de 2021, além do fechamento da sua fábrica no país. Mas isso não significa que você deixará de ouvir falar da marca até lá.
Para ficar por dentro do que há de mais recente da Sony no mercado de fones de ouvido, o TudoCelular preparou uma análise tripla com os seguintes modelos: WH-1000XM4, WF-XB700 e WF-1000XM3. Qual é o melhor para você? Descubra a resposta a seguir:
O WF-XB700 chegou no Brasil em julho deste ano com a promessa de ser um fone Bluetooth totalmente sem fio e confortável. Para isso, ele possui uma estrutura chamada Tri-hold, com um design para apoiar em três pontos da sua orelha e não te incomodar durante muito tempo de uso.
Os earbuds vêm dentro de um estojo oval pequeno, que cabe facilmente no seu bolso. Eles também são acompanhados de um cabo USB Tipo C e outros tamanhos de ponteiras, para você encontrar o que se encaixa melhor no seu ouvido.
O destaque deste modelo no áudio é o recurso que a Sony mais ressalta: o Extra Bass. Ele consegue entregar excelentes graves, para um som mais encorpado, sem deixar de lado os agudos e os médios.
O chip Bluetooth presente nas duas unidades faz o áudio chegar ao mesmo tempo dos dois lados. Além disso, este fone é resistente à água e ao suor, por causa da certificação IPX4. Ou seja, bom para quando você for na academia ou praticar algum esporte.
Ele ainda tem suporte a múltiplas assistentes de voz, como Google Assistente, Alexa e Siri. Dá para você interagir com elas, pedir informações e dar comandos nos seus dispositivos sem esforço.
A duração de bateria deste fone nos nossos testes ficou entre oito e nove horas de uso contínuo. Essa faixa está dentro do que a Sony promete para este modelo. Como não há cancelamento de ruído aqui, não tem como aumentar um pouco mais a autonomia.
Mas a boa notícia é que o case de carregamento conta com capacidade para uma carga completa do XB700. Isso significa que você terá o dobro de duração na somatória dos fones com o estojo.
Chegou a hora de a gente falar do último top de linha intra-auricular da Sony lançado no Brasil. O visual do WF-1000XM3 é composto por um acabamento de plástico. Mas não se engane aqui. Ele é um policarbonato que, além de uma aparência premium, também dá muita resistência ao produto. O material contribui bastante ainda para a leveza do fone: são oito gramas e meia para cada lado.
O case de carregamento segue o produto principal na construção, com um toque áspero para evitar quedas acidentais. A tampa é a única que se difere e vem em um alumínio também elegante.
Mas deixa eu te contar uma curiosidade. Quando for abrir o case para retirar os earbuds, você espera apoiá-lo em algum lugar, abrir a tampa e pegar as pontas, certo? Este fone vem em um estojo que tem a base justamente na tampa. Ou seria o contrário?
O importante é que você certamente precisará das duas mãos para segurar o case enquanto abre e retira os fones de dentro.
O áudio entregue pelo WF-1000XM3 é digno de um top de linha, o destaque para ele fica por conta do eficiente cancelamento de ruído. Algo semelhante ao que você pode encontrar na versão supra-auricular.
Mas o formato que vai dentro dos seus ouvidos pode facilitar a aplicação do recurso, já que você terá sete pares de almofadas, para encontrar o tamanho ideal que junte conforto e isolamento acústico.
A experiência se completa com o uso do aplicativo da Sony específico para seus headphones. Nele, você vai encontrar ferramentas como um equalizador e o controle de som adaptativo.
Por falar neste último, ele pode gerenciar o comportamento do áudio de acordo com o movimento do usuário. É no app que o proprietário deste fone também consegue configurar quais funções terão os botões dos dois lados.
A Sony promete uma bateria de seis horas com o cancelamento de ruído ativado e até oito horas, se você desativar o recurso. E nos nossos testes, conseguimos atingir o mesmo tempo prometido pela empresa no uso real.
Lembrando que o case de carregamento vem com uma capacidade que pode chegar a três cargas completas dos fones de ouvido. Então, pode considerar que a autonomia total do dispositivo pode chegar a um dia completo de uso e com o cancelamento de ruído habilitado.
O mais recente carro-chefe da Sony em fones de ouvido é o WH-1000XM4. No visual, ele pode parecer bastante com o antecessor XM3. Mas há algumas diferenças. Este tem um arco reprojetado para oferecer uma silhueta mais discreta ao usuário.
O novo modelo também está mais fino e com espaçamentos mínimos, para aproveitar ao máximo o corpo sem aumentar as dimensões. O acabamento do fone é fosco e único em toda a peça, o que dá uma aparência ainda mais premium.
Acha que um fone deste tamanho não pode oferecer conforto? Saiba que este também é um dos focos da Sony aqui. O 1000XM4 conta com distribuição da pressão no usuário pelas laterais. Em outras palavras, você vai ter um fone supra-auricular que te permite ficar horas usando sem precisar dar uma pausa
O top de linha vem dentro de um case acompanhado pelo cabo de 3,5 milímetros, um adaptador de duas saídas, para conexão em um avião, e o cabo USB Tipo C, que serve para carregar a bateria.
A fabricante japonesa manteve o mesmo processador do XM3 para cancelamento de ruído, mas colocou outras melhorias na qualidade sonora para o XM4. Uma das tecnologias de destaque é o DSEE Extreme, que consegue fazer upscaling de um áudio com baixa qualidade apenas usando tecnologia de Inteligência Artificial.
No cancelamento de ruído, este acessório promete reduzir o barulho externo cerca de 20% a mais que o XM3 em um espaço como um escritório ou uma lanchonete. E mesmo no dia a dia, você consegue notar o bom trabalho feito pelo fone – se considerar que é um over ear.
O segredo foi aprimorar o cancelamento nas frequências médias e altas. Se você for um fanático por graves e um isolamento maior, ainda pode preferir um intra-auricular. Mas saiba que não vai se decepcionar com a performance deste supra.
O novo chip do Bluetooth também deixa o processamento de dados mais ágil no fone, além de melhorar a qualidade de áudio. Ele entrega a possibilidade de o XM4 ser conectado em dois dispositivos simultaneamente.
Nos nossos testes, conseguimos alternar entre os aparelhos em algo em torno de cinco segundos. Pode parecer tempo demais para atender uma chamada, mas é muito mais prático que desconectar de um e parear em outro.
Na primeira vez, notamos algumas falhas de conexão, mas elas podem ter ocorrido porque a unidade cedida pela Sony ao TudoCelular ainda é de testes. Nada que uma correção de firmware não possa resolver para o consumidor.
Um novo conceito que chega para a linha mais premium da Sony é o Smart Listening. A empresa aplicou uma personalização do áudio conforme a sua localização. Na prática, dá para controlar a música, o cancelamento de ruído e o som ambiente dependendo de onde você estiver.
Em um local sem tanta exigência de atenção do usuário, o fone pode ser configurado para tornar a imersão completa na música. Já em um lugar mais movimentado, como a rua, dá para usar um volume mais baixo para ouvir mais o som ambiente.
Outra novidade é o Speak-To-Chat. O recurso identifica a voz do usuário e, toda a vez que perceber o início de alguma conversa, para automaticamente a reprodução da música por até trinta segundos e leva o áudio do ambiente para dentro do fone.
A Sony promete até 30 horas de duração contínua no seu top de linha mais recente. E os nossos testes confirmaram o prometido pela marca. Você terá todo esse tempo de uso sem precisar se preocupar em ter uma tomada por perto.
Se você deseja uma autonomia ainda maior que isso, poderá desativar o cancelamento de ruído, para a bateria se manter firme até 40 horas. Mas, convenhamos, esse ganho não vai compensar a perda do recurso.
Por outro lado, conectar em mais de um dispositivo ao mesmo tempo aumenta bem o consumo, mas não chega a ser o suficiente para te deixar na mão em um dia inteiro sem tirar o fone do ouvido.
O XM4 ainda conta com carregamento rápido, que entrega cinco horas de uso com somente dez minutos ligado na tomada. Quando você precisar sair e o fone estiver zerado, isso pode te ajudar a garantir um período considerável de uso se deixar carregando enquanto se troca, por exemplo.
Chegou a hora de responder a pergunta-chave da análise: qual é o melhor fone de ouvido para você? Se a sua prioridade for um acessório que entregue todos os recursos que a Sony possa oferecer, mas tem preferência para um supra-auricular, pode comprar sem medo o WH-1000XM4.
O top de linha mais recente da marca oferece tudo o que um headset pode te dar, como som de alta qualidade, bom cancelamento de ruído, bateria de longa duração e conforto para usar por bastante tempo sem ter aquela dor chata na cabeça. E vai além quando o assunto é função adicional.
Já se a sua preferência for pelos chamados earbuds, mesmo por ser o modelo do ano passado, o WF-1000XM3 vai conseguir atender suas necessidades, em especial no eficiente cancelamento de ruído que entrega – e não deixa a desejar se comparado com o AirPods Pro da Apple.
Quer a qualidade de som da Sony, mas sem pagar muito? Certamente, o WF-XB700 será uma boa aquisição para você. Ele te oferece conforto, experiência com assistentes de voz e o principal: graves bem reforçados – similares ao Galaxy Buds Plus, da Samsung. Além de ter mais autonomia que outro concorrente direto, o JBL T220 TWS.
Você pode conferir os melhores preços de cada um dos três modelos da Sony logo após este texto.
Agora, a gente quer saber de você: qual modelo te agradou mais? Já tem algum deles ou pretende comprar em breve? Interaja conosco!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários