LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Huawei FreeBuds SE 2: fone confortável com bom som e bateria de longa duração | Análise / Review

11 de outubro de 2023 3

No começo deste mês de outubro, a Huawei lançou no Brasil o seu novo fone de ouvido TWS. O FreeBuds SE 2 chegou ao país com a proposta de entregar um bom custo-benefício ao consumidor.

O que este novo acessório entrega ao usuário? Será que ele cumpre o que promete? O TudoCelular testou o produto nas últimas semanas e detalha as características dele nesta análise completa.

Design e construção

O FreeBuds SE 2 possui um formato bem distinto do seu antecessor. A fabricante agora colocou um case de carregamento no formato retangular com bordas arredondadas, o que impede você de colocá-lo em pé. Ao menos, o peso de 33 gramas permite deixar no bolso sem qualquer incômodo.

Os fones de ouvido contam com um layout semi-intra-auricular. Ou seja, ele conta com uma saliência que chega à entrada do canal auditivo, porém sem as ponteiras de silicone que entram diretamente no ouvido. Isso, combinado aos 3,8 gramas de cada lado, permite um grande conforto no uso prolongado.

Cada parte conta com uma haste que ajuda no encaixe nas orelhas e possuem um sensor na parte traseira para permitir comandos customizáveis de toque. Já na parte inferior, ficam os pinos magnéticos para carregamento e os microfones.

O corpo deles e do case é brilhante e liso, ambos na mesma tonalidade de cor. O problema aqui está na pegada mais escorregadia, que pode demandar um certo cuidado na hora de manejá-lo. Mas ainda assim, será difícil que ele caia do seu ouvido durante atividades físicas mais leves. Também há certificação IP54, com proteção contra poeira e suor.

O estojo de carregamento ainda traz uma porta USB-C e um LED, cuja cor varia entre verde e vermelho, conforme o nível de bateria disponível tanto nos fones quanto no case – ou na cor branca, quando o acessório estiver em modo de pareamento.

A caixa vem acompanhada apenas do case, dos fones – que já vêm dentro do estojo – e de um pequeno cabo USB Tipo-C, além do guia de usuário. Não há um adaptador de tomada aqui, mas você poderá utilizar algum carregador padrão.

Conectividade e app

O Huawei FreeBuds SE 2 vem equipado com a tecnologia Bluetooth 5.3, para oferecer maior estabilidade e confiabilidade na conexão. Ele pode ser conectado a dispositivos móveis com os sistemas Android, iOS e HarmonyOS com suporte completo, além de PCs equipados com o sistema Windows.

Todo o gerenciamento é feito por meio do aplicativo Huawei AI Life, disponível para download por meio da loja oficial da marca, AppGallery. A ferramenta permite checar os status de bateria de cada lado individualmente e do case, além de buscar atualizações de software.

A aplicação também oferece alguns recursos especiais para o fone de ouvido. Estamos falando de um equalizador dedicado, com quatro configurações pré-definidas conforme a sua preferência.

Também é possível configurar os gestos de cada lado, tanto com toque duplo quanto toque prolongado. Além disso, há uma opção de “Encontrar fones”, que emite ondas sonoras em um raio de 20 metros, para achar a localização deles, caso você não saiba onde estão.

Todos os recursos ficam bem simples de se entender e utilizar. Não há qualquer segredo ou dificuldade para entender onde cada funcionalidade está disponível ao usuário. Pena que não há esse gerenciamento também em computadores.

Ficou faltando também a possibilidade de se conectar a mais de um aparelho ao mesmo tempo. Esta seria uma opção para permitir troca mais rápida de dispositivo, ainda que este modelo dispense um novo pareamento – cujo modo é ativado ao tocar no sensor de toque dos dois lados por três segundos enquanto colocados no case – para essa alternância.

Qualidade de som e microfone

Chegamos à parte principal da análise: como é o desempenho do FreeBuds SE 2 na parte sonora? Por ser um tipo mais aberto, não espere um isolamento acústico completo ao colocá-lo no seu ouvido. Mesmo assim, o produto surpreendeu com a boa qualidade.

A Huawei colocou um driver dinâmico de 10 mm neste modelo. A potência dele não chega a ser tão alta, porém o volume máximo não distorce as frequências nem apresenta um vazamento de áudio significativo para quem estiver ao redor.

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Ao menos, há um bom equilíbrio de frequências nele. Os médios e os agudos são bem claros e nítidos, o que torna uma boa qualidade de vocais. Já os graves não chegam a ser bem encorpados, porém são suficientes para uma boa experiência e não chegam a vibrar o alto-falante.

Os perfis de equalização disponíveis no aplicativo não chegam a gerar uma grande mudança no áudio, mas dão uma personalizada sutil e agradável para deixar o som mais parecido com a sua preferência.

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Para chamadas, a Huawei colocou um microfone na ponta inferior da haste de cada. Eles contam com uma tecnologia de cancelamento de ruído durante a chamada. E na prática, conseguimos ter esse bom desempenho.

Notamos que a voz sai nítida do outro lado em uma ligação, sem que a pessoa com quem você estiver falando tenha qualquer reclamação sobre não ouvir corretamente. Além disso, os barulhos do ambiente são reduzidos com eficiência, para não afetar a compreensão com vento ou outros sons de fundo.

Bateria

A Huawei inseriu uma bateria de 41 mAh em cada fone de ouvido, além de uma capacidade de 510 mAh no case. A chinesa também promete uma autonomia de até 9 horas após uma carga completa, com 40 horas na somatória com o estojo de carregamento.

Nos nossos testes de reprodução de música contínua, com um volume mediano, conseguimos chegar exatamente nas 9 horas prometidas pela fabricante com uma carga, em um dos fones, enquanto o outro – já sozinho – aguentou mais meia-hora e alcançou 9 horas e 30 minutos de duração total.

Imagens: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Depois de todas as cargas dos fones e do case esgotadas, realizamos o teste de carregamento. Utilizamos o cabo USB-C original com um adaptador de tomada de celular com potência de 15W.

Nos experimentos que fizemos, é possível completar o processo e chegar aos 100% com os fones e o case de carregamento em menos de duas horas conectado à tomada. Um tempo satisfatório, pelo total de autonomia entregue.

Considerações finais

O Huawei FreeBuds SE 2 sem dúvida fornece uma das melhores experiências em custo-benefício do segmento. O fone de ouvido oferece um design leve, compacto e com resistência a poeira e água.

A conectividade é bastante estável, graças ao Bluetooth 5.3, enquanto o aplicativo Huawei AI Life oferece uma interface bem intuitiva e fácil de gerenciar o produto, com suporte aos principais sistemas de dispositivos móveis, apesar de não estar presente nas lojas oficiais para Android e iOS.

A qualidade de som surpreende por sua boa qualidade, mesmo sem fornecer um isolamento acústico ideal, pelo seu formato. O microfone também não decepciona e permite uma chamada de voz bastante clara e nítida. Sem falar na sua bateria, com uma ótima autonomia tanto no fone quanto no case de carregamento.

Como principais pontos negativos, estão o acabamento liso, que poderá escorregar com facilidade da sua mão, a falta de conexão com mais de um dispositivo simultaneamente, e a potência que poderia ser um pouco maior.

Design leve e confortávelCertificação IP54Bluetooth 5.3App intuitivoBoa qualidade de somBoa qualidade de microfoneÓtima autonomia de bateriaBom custo-benefício
Construção lisa e escorregadiaSem conectividade duplaPotência sonora poderia ser maior

A Huawei lançou o FreeBuds SE 2 no Brasil pelo preço sugerido de R$ 199. Entendemos ser este um custo bastante aceitável para o produto mesmo neste lançamento no mercado nacional.

Entre os principais concorrentes, estão o realme Buds T100 e o Redmi Buds 4 Active, com o mesmo formato com haste e Bluetooth 5.3, só que disponíveis por um valor inicial de R$ 299. O primeiro tem IPx5, com melhor proteção contra água, enquanto o segundo traz IPx4. Ambos sem resistência a poeira. Mas há aqui a ponteira de silicone em ambos, para melhor isolamento acústico.

Qual é a sua avaliação sobre o novo fone de ouvido da Huawei para o mercado brasileiro? Interaja conosco!


3

Comentários

Huawei FreeBuds SE 2: fone confortável com bom som e bateria de longa duração | Análise / Review
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos