LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Qualcomm explica como funciona sua tecnologia Quick Charge 2.0

06 de novembro de 2014 38

Com a vida da bateria ainda lutando para acomodar as necessidades dos usuários de smartphones mais pesados, reduzir o tempo de carregamento é a próxima missão das fabricantes. A Tecnologia de carregamento rápido da Qualcomm pretende fazer exatamente isso. A última versão 2.0 permite carregar até 75 por cento mais rápido do que os dispositivos de carregamento normais, onde você pode carregar seu smartphone com até 60 por cento de carga em apenas 30 minutos.

O Quick Charge 2.0 está disponível para todos os SoCs mais recentes da Qualcomm, o que significa que a maioria de nós deve ser capaz de se beneficiar de velocidades mais rápidas de recarga. Mas, você deve estar se perguntando: como isso afetará a sua bateria?

Como funciona


Antes de começar, uma breve nota sobre as baterias em geral. Essencialmente, as baterias são carregadas pela corrente entregue a eles pela fonte de alimentação. Aplicando corrente adicional em um conjunto de tensão da bateria que resulta em mais energia, o que pode acabar acelerando o processo, mas também requer componentes mais robustos de carga que podem suportar níveis de potência elevados. Especificações com valores de amperes diferentes em adaptadores de carregamento acabam modificando o tempo que leva para carregar o seu telefone, mas não há um limite máximo para a quantidade de corrente que pode ser empurrada pelo carregador.

Dispositivos que recebem carga, como smartphones e tablets, incluem circuitos reguladores que irão limitar a corrente de recebida para evitar a dissipação térmica em excesso e, portanto, dano potencial. Fontes de carregamento, como adaptadores de rede elétrica, levam energia da rede convertendo-a em uma forma que normalmente não excede as especificações máximas do dispositivo que está sendo cobrado. Com smartphones, o adaptador tem uma fonte AC de alta tensão que converte a carga para 5 volts DC com um montante máximo de consumo de corrente.

A tecnologia Quick Charge 1.0 da Qualcomm foi projetada para maximizar a eficiência de carregamento para até 10 watts de potência, permitindo uma corrente máxima de 2 amperes através de um adaptador USB ou porta de voltagem padrão de 5 volts. Já a versão 2.0 permite um nível ainda maior de transferência de energia entre a fonte de alimentação e o dispositivo inteligente, até um máximo de 36 watts em determinados cenários. A Qualcomm divide sua tecnologia 2.0 em duas classes, A e B. Estamos mais interessados na classe A, que se aplica aos smartphones, tablets e outros eletrônicos portáteis.

As especificações para Classe A permitem que uma corrente máxima de carregamento possa chegar até a 3 amperes, dependendo da fonte. Um carregador típico de smartphone poderá alcançar até 5 volts, e com 3A de impulso de corrente de carga, e o Quick Charge 2.0 pode entregar até 15 watts de potência.

Dispositivos da Classe A também podem trabalhar com 5, 9 ou 12 volts, portanto, a segunda geração da tecnologia oferece maior flexibilidade. A gama de tensões mais altas significa que um único carregador pode trabalhar com uma ampla gama de dispositivos e também garante um desempenho de alta qualidade, reduzindo o impacto de eventuais perdas de tensão que aparecem ao longo de grandes distâncias de cabos longos ou cabos de baixa qualidade.

Tanto o Quick Charge 1.0 quanto o 2.0 são compatíveis um com o outro, o que significa que você pode usar um dispositivo desenvolvido com a tecnologia 2.0 usando um carregador 1,0. No entanto, apenas um dispositivo 2.0 é compatível com carregador 2.0, que permitirá oferecer até 3 amperes de potência ou até mais.

Por que preciso de um novo adaptador de energia?


Se você verificar a classificação atual do adaptador de rede que veio com seu smartphone, você provavelmente vai descobrir que ele é avaliado com qualquer valor entre 1 e 2 amperes, dependendo de sua idade. O Quick Charge 2.0 pode oferecer um carregador de no máximo 3A, então você vai precisar de uma fonte de energia capaz de produzir uma maior quantidade de corrente do que o seu carregador de telefone típico.

O Quick Charge 2.0 tecnicamente trabalha com qualquer adaptador USB capaz de produzir 3A ou mais de 5 volts e simplesmente limita a corrente para o máximo permitido. Como dissemos antes, aparelhos compatíveis com a versão 1.0 serão limitados a máximo 2A mesmo mesmo que estejam conectados em uma corrente de 3A. Este, no entanto, não é um problema para os dispositivos habilitados com a tecnologia Quick Charge da Qualcomm.

Não se preocupe com a marca


Várias fabricantes de smartphones possuem seus próprios adaptadores que visam melhorar os tempos de carregamento, mas a verdade é que estes são apenas uma das exigência para ser ter a tecnologia funcionamento perfeitamente.

O Turbo Charger da Motorola e o Quick Charger da HTC são dois exemplos de carregadores que oferecem até três amperes de saída com 5 volts de tensão, e funcionam com qualquer smartphone compatível com Quick Charge 2.0. O importante é ficar atento se o carregador será compatível com a tecnologia de carregamento adotada em seu smartphone, para que você possa tirar proveito máximo.

Mesmo havendo uma pequena seleção de adaptadores que permitem carga rápida, a tecnologia é universal e você pode tirar proveito de tempos mais rápidos de recarga desde que tenha um smartphone compatível e um carregador capaz de fornecer a corrente suficiente.

Como o Quick Charge 2.0 é uma característica da série Snapdragon 800 da Qualcomm, praticamente todos os principais smartphones flagship do momento têm suporte à tecnologia. O adaptador da HTC tecnicamente pode trabalhar com qualquer smartphone com Quick Charge 2.0 e 1.0. Você pode conferir no site oficial da Qualcomm quais modelos de smartphones são compatíveis com tais tecnologias.


38

Comentários

Qualcomm explica como funciona sua tecnologia Quick Charge 2.0
  • "Um carregador típico de smartphone poderá alcançar até 5 volts, e com 3A de impulso de corrente de carga, e o Quick Charge 2.0 pode entregar até 15 watts de potência."

    Amigo, esta informação é redundante pois uma fonte de tensão de 5V por 3A nos dá exatamente 15W de potência, igual a do Quick Charge 2.0.

    O certo não seria 5V por 300mA ou 0,3A?

    Abraços

      • O meu carregador é o turbo Power, eu não entendo muito dele na parte das especificações, onde tem 3 saídas de: 5, 9 e 10V incluindo o standart. Alguém poderia me explicar!?

        • Ele esta de cabeça quente kkk

            • Meu celular é um moto G4 meu carregador é um Power turbo e ele está esquentando muito oq pode ser ?

              • Eu tenho um moto g5 e o carregador turbo compatível com o quik charge 2.0 não funciona

                  • Qual vale mais a pena para um LG G4? Um carregador Quick charge da Motorola ou um carregador genérico de 3,8A?

                    • O carregador turbo do meu moto x play está com mau contato, tentei trocar por outro cabo mas aí não ficou mais com a função turbo, pensei que só o plugue fosse da função turbo mas se não tiver o cabo original perde a função turbo

                        • sim, o convencional nao turbo power contem 2 fios ja o turbo power contem 4 fios, use qualquer cabo de qualquer marca desde q ele seja compativel com turbo power

                            • E como você explica o funcionamento desse cabo de 4 fios? Qual a utilização dos outro 2 além da alimentação?

                                • Comunicação. Os carregadores agora são inteligentes, eles conversam com o smartphone para saber se ele suporta ou não a tecnologia.

                                    • Então seguindo esse raciocínio eu não conseguirei trocar arquivos com o computador utilizando um cabo "convencional não turbo power"?

                                        • Os cabos USB, antes do tipo C, são compostos de quatro fios. Dois é o VCC e GND, que são os de alimentação e os outros dois D+ e D- são para transferência de dados. Mas existem cabos no mercado apenas com dois, os de alimentação, porque vai ser usado apenas em carregadores. Mas, os novos carregadores estão precisando dos de dados atualmente, para fazer a comunicação. Imagina um carregador colocar 12v em um aparelho que só suporta 5v, seria uma tragédia. Os cabos que você usa para transferência de dados entre o computador e o celular tem que ter, obrigatoriamente, os quatros fios. O ideal é usar o cabo que veio no carregador, porque além dele já ter todos os fios, eles têm uma bitola maior, que suporta a corrente máxima do dispositivo.

                                            • Mvclima bom dia.
                                              Você está certo, eu fiz o teste e realmente não houve comunicação com o computador com o cabo que carregou lentamente meu celular, apenas serviu de carregador. Muito obrigado pelo esclarecimento e parabéns pela dedicação de compartilhar conhecimento.

                                      • Olá, não tem nada a ver, porque tenho moto x play e uso o cabo de um celular de 2012. O q interfere é a qualidade do cabo e o comprimento dele,pois um cabo mto longo tem muita resistência e logo limita a corrente.

                                      • Dúvida Moto g 4 plus quantos por cento carrega em 15 minutos

                                        • Na verdade ele não carrega em 15 minutos, mas ele garante várias horas de uso com esse tempo, eu tenho um Moto X 2014 e usava um carregador convencional da Motorola , ele chegava a demorar até 2 horas para completar a carga , então eu comprei o carregador turbo Motorola, e reduziu bem o tempo de carregamento, em uma hora, no máximo, ele completa a carga.

                                            • Meu Z5 veio com carregador normal... leva 2hs pra carregar... Ou então veio estragado! A não ser que precise habilitar algo que eu não saiba???)

                                              • Cara, comprei um motorola Moto Maxx, e realmente funciona! Bateria carrega "rapidão". Muuuuito bom!

                                                  • Interessante... um carregamento em 15 minutos até que diminui bastante o incomodo da bateria esta constantemente descarregando...

                                                    falta saber é na prática se esse carregador funciona mesmo.

                                                      • sim funciona, o convencional em uma bateria de 3.000 miliamperes leva de 4 a 6 horas ja o turbo leva menos de 2hs

                                                          • Na verdade ele não carrega em 15 minutos, mas ele garante várias horas de uso com esse tempo, eu tenho um Moto X 2014 e usava um carregador convencional da Motorola , ele chegava a demorar até 2 horas para completar a carga , então eu comprei o carregador turbo Motorola, e reduziu bem o tempo de carregamento, em uma hora, no máximo, ele completa a carga, sem contar que quanto mais o nivel de bateria estiver baixo ,mais rápido será o carregamento.

                                                            • Cara, comprei um motorola Moto Maxx, e realmente funciona! Bateria carrega "rapidão". Muuuuito bom!

                                                                • é... depoisn desse meu comentário eu comprei um MOTO X2 que vem com o carregador turbo, e realmente ele carrega bem mais rápido que o carregador convencional...

                                                                  ou seja, na prática, realmente funciona!!!

                                                                • Achei que tinha mágica no carregador, nada de mais! Usaram o principio de transporte de energia, você aumenta a tensão diminuindo a corrente (quanto mais alta, mais robustos tem que ser os cabos e contatos), sendo assim entrega uma potência maior ao aparelho, agora carregar um celular que não seja compatível com esse carregador pode queimar o aparelho... Dica aos meros mortais, os cabos USB utilizados para carregar seus aparelhos podem limitar também a corrente, dificultando a carga e como consequência elevando o tempo de carga, sempre prefiram cabos mais grossos/robustos!

                                                                    • sim quanto maior a voltagem menos amperagem, quanto maior a amperagem menor a voltagem e o princípio de carregar rápido nao é a voltagem mas a amperagem pois a amperagem é o q garante a força da tenção da corrente eletrica exemplo dos carregadores de 5v de 800mah e 5v de 2A notace q ambos são 5v mas o de 2A carrega msis rápido q o de 800

                                                                      • Poxa.. Daqui uns dias os smarts n vão mais precisar carregar HUEHEU

                                                                          • Como funciona? Da mesma forma que a da Samsung.

                                                                              • Achei bem eficiente, mas sinceramente eu prefiro o psafe android para otimizar a bateria do meu celular

                                                                                • Achei bem eficiente, mas sinceramente, app pra otimizar bateria, eu uso o psafe!

                                                                                    Android

                                                                                    Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                    Android

                                                                                    Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                    Windows

                                                                                    Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                                    Economia e mercado

                                                                                    Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista