Zedge 



Interface moderna
O Zedge tem uma aparência bem bonita e sofisticada, sem perder a simplicidade e a facilidade de uso, dispensando perfurmarias desnecessárias. A tela inicial do aplicativo já mostra tudo o que você pode fazer de principal: buscar por wallpapers, live wallpapers (os famosos papéis de parede animados), ringtones, sons de notificação e games.
Logo abaixo, fica um menu que ajuda você a explorar outras funcionalidades do Zedge: o “home”, como o nome indica, leva você de volta à tela inicial. O “downloads” mostra tudo o que você já baixou pelo Zedge, dividido por categorias. O “Favorites” exibe os itens que você marcou como favoritos. Por último, o “More” traz mais opções: configurações do app, ajuda, “sobre”, e as opções para fazer o upload do seu próprio material, seguir o Zedge no Facebook e no Twitter e recomendar o aplicativo para seus amigos.
Todo em tons de cinza com letras brancas, o Zedge é um aplicativo que demonstra um certo cuidado no visual. Os pequenos detalhes em roxo, como nos botões do menu inferior, trazem um pouco de cor ao app e ajudam você a saber exatamente em qual área dele você está, já que algumas das telas são bem parecidas entre si.
Ao tocar na opção “wallpapers” ou na “live wallpapers”, você tem acesso a uma seção de arquivos “featured”, ou seja, que estão em destaque. Vale destacar essa parte por causa do refinamento no visual. As imagens ficam dispostas em thumbnails quadrados e, ao selecionar uma delas, você é levado a uma tela que mostra a imagem em tamanho menor e as opções de favoritar, compartilhar, dar nota ou baixá-la.
Destrinchado o visual, vamos então conhecer cada um dos recursos do Zedge!
Baixando wallpapers
O Zedge, até o momento, tem uma oferta de mais de 34 mil papéis de parede e 2 mil wallpapers animados. Claro, esse número sempre aumenta porque a comunidade está constantemente contribuindo com novos arquivos, o que é um grande ponto positivo que pesa na escolha deste aplicativo.
Ao tocar em “wallpapers”, você irá observar os papéis de parede em destaque, dispostos em imagens quadradas menores. Ao tocar em qualquer um deles, você irá para outra tela, onde você pode compartilhá-lo por Bluetooth, Facebook, e-mail ou outros serviços. Nessa mesma tela, é possível obter algumas informações sobre a imagem em questão, bastando tocar no ícone de “i”, como uma breve descrição, o tamanho e o número de downloads.
Nessa mesma tela, você ainda pode marcar o arquivo como favorito se não quiser baixá-lo agora, é só tocar no ícone de coração. Também é possível dar uma nota, de uma a cinco estrelas e, é claro, baixar o papel de parede, sem custo algum. É só tocar no botão “free” em azul, logo na parte inferior esquerda.
Caso você queira procurar por qualquer outro wallpaper, diferente dos que são destacados pelo próprio Zedge, basta tocar no ícone de lupa logo acima dos thumbnails dos wallpapers. Aí, o Zedge mostra os resultados não só referentes a wallpapers como a qualquer outra opção de personalização: sons de notificação e ringtones também. Ao lado da categoria, há o número de resultados. No caso abaixo, por exemplo, o Zedge encontrou 14 wallpapers relacionados a Kamen Rider, 558 ringtones, mas nenhum live wallpaper.
Tocando em “wallpapers”, você encontra uma tela idêntica à dos wallpapers em destaque, mas, desta vez, apenas com imagens que tenham relação com o termo que você buscou. O procedimento para baixar, favoritar ou compartilhar, é o mesmo.
Ampla oferta de ringtonesAmpla oferta de ringtones
O Zedge também permite a você procurar ringtones ou sons de notificação. A oferta é gigantesca: são mais de 619 mil ringtones e 105 mil notificações, número que, assim como o de wallpapers, só tende a crescer.
Para escolher um ringtone, o processo é praticamente idêntico ao dos papéis de parede. Na tela inicial, é só escolher “ringtones” ou “notifications”. Você será levado para uma tela com os toques em destaque e pode procurar pelo que quiser ao tocar no ícone com a lupa. Os resultados também aparecem não apenas na categoria de ringtones, como em todas as outras, inclusive wallpapers. Isso faz com que, na prática, você possa buscar por qualquer coisa de qualquer lugar do app.
Caso a busca não retorne nenhum item na categoria que você deseja, é só pressionar o botão “voltar” do Android e fazer uma nova busca. Depois, basta tocar em “ringtones” para visualizar a lista completa de sons encontrados.
A oferta é grande e quase sempre você vai encontrar resultados para o que você busca. Especialmente para quem gosta de games, animes, cultura pop e músicas populares, o Zedge geralmente acerta em cheio.
Na lista de resultados, você pode favoritar um item diretamente ou tocar nele para ir para outra tela, na qual você poderá ouvir uma prévia. Se você estiver em uma rede Wi-Fi, o áudio carrega praticamente em tempo real. Em 3G ou Edge, pode demorar um pouco mais, mas normalmente dá para ouvir mesmo assim, após alguns segundos.
Nessa mesma tela, assim como no caso dos wallpapers, você pode obter informações sobre o som, colocá-lo nos favoritos, dar uma nota ou compartilhá-lo nas redes sociais, por Bluetooth ou por e-mail. Na tela de informações, é possível, inclusive, saber qual usuário fez o upload daquele conteúdo,com um avatar correspondente.
O mesmo processo serve para procurar toques de notificação. E, como os resultados da busca sempre mostram todas as categorias, você não precisa nem voltar para a tela inicial para fazer isso. Basta usar a busca novamente e, ao invés de selecionar “ringtones”, escolher “notifications”.
Ao escolher o som desejado, o Zedge leva você para a mesma tela dos ringtones, onde você pode ouvir o áudio, salvar, compartilhar e obter informações.
Gerenciamento de downloads
Além de procurar e baixar facilmente ringtones, sons de notificação e papéis de parede variados, a interface do Zedge ajuda você a gerenciar tudo o que você baixou através do programa. Basta tocar no botão “downloads”, na tela inicial do app. Essa tela mostra quantos arquivos você já baixou e, ao clicar na categoria desejada, pode ver cada um deles.
Na área de wallpapers, por exemplo, você visualiza um mosaico com todas as imagens que você baixou. Aí, você pode deletar arquivos que não quiser mais. Para isso, você precisa tocar no pequeno “x” no canto superior direito da imagem e, então, pressionar o botão de “opções” do Android. Só aí é que vai surgir a opção de excluir a imagem. Nesse menu, você também pode mudar a ordem de exibição dos arquivos por ordem alfabética crescente ou decrescente, adicionados primeiro ou adicionados por último.
Recursos que enriquecem
O Zedge já seria um ótimo aplicativo de personalização se parasse por aí. Ele tem, contudo, algumas outras funcionalidades que valem a pena ser descritas.
Primeiro: você deve se lembrar de que falamos o tempo todo na possibilidade de adicionar conteúdos aos favoritos, certo? Na tela inicial do app, no menu inferior, há um botão “Favorites”. É ele que leva você a esse conteúdo que você gostou, mas não baixou anteriormente.
Nessa tela, você pode optar por ver os ringtones, wallpapers, sons de notificação ou live wallpapers favoritados. Adivinha o que acontece quando você clica em qualquer um deles? Exatamente o mesmo que ocorre quando você procura por algo no Zedge: você é levado para uma tela com uma prévia do arquivo (seja um som ou uma imagem) e pode obter informações, baixá-lo e compartilhá-lo.
Na opção “More”, também na tela inicial, você tem acesso a recursos mais avançados, como as configurações do Zedge. A primeira delas trata-se do “family filter”, que promete resultados de busca, digamos, “amigáveis” para todas as idades. A função tinha tudo para ser muito interessante, mas nos nossos testes não funcionou a contento. A quantidade e os resultados de busca não mudaram independentemente da ativação ou desativação do filtro, mesmo para termos perigosos, como “women” e “porn”. Há, inclusive, alguns tópicos no próprio fórum do Zedge questionando a utilidade do filtro.
As configurações do Zedge também permitem ativar ou desativar o recurso de reprodução automática na hora de ouvir uma prévia do ringtone que você escolher. Por padrão, o app toca automaticamente o áudio assim que você escolhe o arquivo de som, mesmo antes de baixá-lo. É possível, portanto, mudar isso.
Outro diferencial do Zedge é que ele tem um recurso que troca automaticamente o wallpaper do seu smartphone, desde que imagens tenham sido obtidas através dele. Basta tocar na opção “auto update wallpaper” e definir o intervalo em que ocorrerá a troca, que pode ser de uma, 12 ou 24 horas.
Se você desinstalou o app e depois o instalou novamente, é provável que sua lista de downloads seja zerada. Como o Zedge salva tudo no cartão microSD, é possível recuperá-los e gerenciá-los pela tela de downloads. Para isso, é preciso tocar na opção “recover old downloads”.
O Zedge também permite limpar o histórico de buscas e o cache, restaurar os padrões de qualquer configuração do telefone ligada ao aplicativo e deletar todos os downloads. Você também pode alterar o idioma, mas o Zedge só tem suporte para o inglês, espanhol e norueguês.
Ao selecionar um jogo, você obtém informações sobre ele ao tocar no ícone de “i”, assim como nos ringtones e wallpapers. Também dá para adicioná-lo aos favoritos e compartilhar entre os amigos. Ao clicar no botão para baixar o jogo, o Zedge encaminha você ao Google Play. Não é um recurso exatamente útil, já que ele faz o mesmo que a loja oficial do Google.
O que o Zedge traz de diferente mesmo para os gamers são os widgets “game launcher” disponíveis em tamanho grande e médio. Trata-se de uma “janela” que você coloca em uma das telas do seu Android, que vai exibir os jogos que você recentemente abriu. Assim, você não precisa navegar entre todos os seus aplicativos para encontrar seus games preferidos.
O widget reconhece qualquer jogo, mesmo os que foram baixados diretamente pelo Google Play, sem a intervenção do Zedge. Nem sempre, porém, o critério agrada: assim que você baixa um jogo, o widget mostra automaticamente apenas aquele jogo. Isso só muda quando você abre outros jogos novamente.
Considerações finais
O Zedge é uma das melhores opções para quem quer personalizar seu Android, justamente pela facilidade de uso, pela infinidade de arquivos disponíveis e por toda a comunidade que se formou em torno do aplicativo e seus serviços, que ajuda a alimentar o conteúdo em constante crescimento.
Por outro lado, o app deixa de oferecer certas funções, como a possibilidade de editar um ringtone. Quem quiser fazer isso, vai precisar recorrer a aplicações específicas para isso. Outro problema é que não é possível fazer o upload do seu próprio conteúdo através do app. Você precisa, obrigatoriamente, acessar o site do Zedge em um navegador convencional. Seria muito legal e prático poder criar ou gravar seus toques e compartilhá-los com a comunidade na hora, ou até tirar uma foto e transformá-la em mais um wallpaper disponível para outros usuários.
Por isso, o Zedge é mais do que perfeito para quem só quer baixar papéis de parede e toques, sem precisar colocar a mão na massa. Quem estiver buscando facilidade extrema e uma grande variedade de arquivos, não vai se decepcionar.
Prós e contras








Comentários