O Lookout Security & Antivirus é uma suíte de segurança que oferece duas versões: uma gratuita e uma premium, com alguns poucos recursos a mais. Diferente de outras soluções do gênero, que oferecem a versão grátis apenas por um período de tempo, as principais funções, como a localização em caso de roubo, continuam funcionando para sempre. Tudo isso aliado a um belíssimo visual com uma interface super fácil de usar tornam o Lookout uma ótima escolha para quem não quer gastar dinheiro e para aqueles que ainda não estão muito habituados ao mundo da segurança digital e suas complexas configurações. Confiram a seguir tudo sobre o app.
Visual escuro e discreto
Feito isso, o Lookout vai oferecer o acesso Premium a você (ou seja, pago). Essa versão oferece algumas funcionalidades a mais, não disponíveis na versão básica: navegação segura, analisador de apps, bloqueio e limpeza e backup aprimorado. Esses recursos, no entanto, ficam disponíveis no aplicativo free durante duas semanas para avaliação. Após esse período, o aplicativo continua funcionando, mas apenas com as funções básicas.
O visual do Lookout é bem interessante e destoa um pouco de outras soluções do gênero pela escolha de tons escuros e neutros. A maior parte da interface é em cinza escuro, com pouquíssimas cores (apenas algo em verde e azul em detalhes minúsculos).
Outro aspecto interessante é que logo na tela inicial o Lookout exibe algo parecido com “logs” de atividade, mas muito amigáveis. Ele mostra as últimas ações feitas pelo aplicativo, como verificação de apps seguros e a quantidade de sites visiitados que foram conferidos em relação à segurança.
Segurança contra malware
A primeira opção no menu principal é “segurança”. É um nome bastante genérico, que pode significar muita coisa. Neste caso, porém, trata-se da verificação antivírus. Ao tocar nessa opção, o Lookout mostra o resultado da última varredura, com a quantidade de apps verificados e o horário, bem como as ameaças encontradas, se for o caso. Infelizmente, não há como obter maiores detalhes.
Um botão verde ao lado de “atividades recentes” permite a você fazer um escaneamento sob demanda. Aqui, o Lookout apresenta uma grande vantagem: ele faz varredura antivírus em segundo plano. Ou seja, você pode sair do app e voltar à tela inicial, navegar pelo Android e usar outros apps enquanto o aplicativo procura por arquivos perigosos. Inclusive, o desempenho do sistema praticamente não sofre nenhuma queda com esse processo.
Cópias de segurança
Um recurso muito útil do Lookout é o backup. O aplicativo faz cópias automáticas dos seus contatos e armazena nos próprios servidores, tudo com criptografia, e você pode acessar tudo ao fazer login na sua conta do lookout.com. A versão Premium ainda faz backup também das fotos e do histórico de chamadas. Para armazenar tudo isso, o Lookout dá cerca de 1,5GB grátis.
Através desse mesmo site, você pode conferir seus dados salvos e restaurar tudo para o seu smartphone. Seria interessante um backup de aplicativos ou ao menos dos dados deles. Já imaginou perder todas as estrelinhas que você conquistou em “Angry Birds” e ter que começar tudo de novo?
E se eu perder meu smartphone?
O primeiro deles é o alarme, sob medida para os mais desorganizados. Quem nunca esqueceu onde deixou o aparelho? Caso ele esteja conectado à Internet, é só você acessar o site do Lookout em qualquer dispositivo e fazer o seu login. Lá, na área “dispositivo perdido”, você pode ativar o alarme. Assim, seu smartphone irá emitir um som estridente, parecido com o de uma ambulância, mesmo que ele esteja em modo silencioso.
Caso o aparelho esteja bem mais longe do que em algum local esquecido da sua casa, especialmente se foi furtado, você pode usar a interface no browser para localizá-lo no mapa. Você pode, inclusive, notificar seus amigos via Twitter ou Facebook.
Além disso, é adequado que você configure um bloqueio para que a pessoa que achar seu telefone não possa utilizá-lo (e ainda tenha a chance de devolvê-lo a você). Para isso, você deve acessar a área de bloqueio no site da Lookout para inserir uma senha de desbloqueio, uma mensagem para exibir na tela inicial e até um número de telefone alternativo e um endereço de e-mail. Assim, se a pessoa em posse do seu dispositivo for honesta, ficará bem mais fácil tê-lo de volta. Para desbloquear, você pode tanto inserir a senha no próprio aparelho ou selecionar “desbloquear” na interface web.
Outros recursos
Uma das funcionalidades premium do Lookout é a navegação segura, que verifica em tempo real todos os sites que você acessa pelo dispositivo móvel. Assim, ele avisa caso alguma página seja maliciosa ou pratique phishing, ou seja, golpes que tentam roubar dados do usuário.
Na tela da navegação segura, você ainda pode dar uma olhada na atividade do recurso, que funciona em segundo plano, automaticamente. Assim, você confere quantos sites já foram verificados e detectados como perigosos, quando for o caso.
Outra função premium é o analisador de apps, que permite a você conhecer quais aplicativos instalados no seu Android conseguem acessar as suas informações pessoais. A verificação pode ser automática ou sob demanda.
No final, o Lookout avisa se encontrou ou não ameaças. Além disso, ele detalha quantos apps conseguem acessar determinadas informações: localização, número do telefone e número de série, mensagens e contatos. Ao tocar em cada uma dessas categorias, o Lookout exibe exatamente quais aplicativos acessam essas informações.
Configurações e widget
Essa área é bem fácil de usar e bastante intuitiva, já que concentra as opções para todos os recursos do app. Isso significa que você não vai precisar acessar menus separados para personalizar o comportamento de cada funcionalidade.
São várias as possibilidades. Você pode setar o Lookout para procurar por malware, ou desativar essa função. Se quiser, pode agendar verificações automáticas, que podem ser configuradas por frequência, dia da semana ou hora. Ou seja, é possível configurar o Lookout para procurar por malwares diariamente ou apenas aos domingos. Por padrão, ele fica sem preferência por horário, mas você pode escolher entre meia-noite e quatro horas da madrugada para ativar a varredura automaticamente.
Ainda na área de malware, o aplicativo deixa você optar por monitorar ou não o sistema de arquivos, além dos aplicativos, e por fazer parte da rede de ameaças móveis. Se quiser ativar essa caixa, você ajuda a Lookout ao enviar amostras de arquivos perigosos quando forem encontrados.
O analisador de apps tem duas configurações: primeiro, você pode ativar ou desativar a busca por problemas de privacidade. Depois, é possível solicitar ao Lookout que avise você quando alguma atualização mudar as permissões de determinado app. Depois, você pode ativar ou desativar a navegação segura.
As opções de backup incluem ativar ou desativar a funcionalidade, mudar os tipos de arquivos que serão incluídos nos backups (apenas contatos, histórico de chamadas e imagens) e programar o backup automático. Aí, as opções são iguais à da verificação agendada por malwares.
Quanto aos recursos de dispositivo perdido, você pode dar ou retirar as permissões de administrador do Lookout. Isso é necessário para realizar algumas ações, como bloquear o telefone em caso de roubo. Outra opção, ativada por padrão, é a de salvar automaticamente a localização do dispositivo antes que a bateria acabe.
Por fim, você pode ativar um ícone permanente do Lookout na sua barra de status. Assim, ao deslizar a barra, você confere a última ação do app. O Lookout também oferece um widget, que não é lá muito útil. Trata-se de uma barra horizontal cinza que exibe a última ação do aplicativo e funciona como um atalho para a interface principal. Apenas isso.
Considerações finais
O app, porém, tem algumas limitações. Não permite o bloqueio ou limpeza remota do smartphone via SMS, apenas através da interface web. Também não traz nenhuma configuração de bloqueio automático em caso, por exemplo, de troca do chip SIM.
Como pontos positivos, o backup da criptografia e a interface bonita e fácil de usar, tanto no aplicativo quanto no site da Lookout, fazem a diferença na hora da escolha. Isso sem contar a verificação em segundo plano, que não é interrompida quando o usuário realiza outra atividade no smartphone.
Prós e contras







Comentários