
01 Outubro 2017
Desde que modificamos nosso padrão de análises para adicionar informações mais técnicas com relação ao desempenho e consumo de bateria, recebemos várias perguntas a respeito do aplicativo utilizado para medir a taxa de quadros por segundo em jogos, sendo ele recentemente adicionado também ao teste de autonomia.
Pensando nisso, resolvemos preparar um rápido tutorial para todos que pretendem utilizar o GameBench em dispositivos Android, sendo ele uma das principais ferramentas para este fim que não demandam acesso root, possibilitando assim que um número muito maior de usuários possa utilizá-lo sem se preocupar em perder a garantia de seus aparelhos.
O GameBench é um aplicativo gratuito, bastando acessar a Play Store para realizar o download diretamente em seu dispositivo. Após a instalação do app em seu smartphone, basta abri-lo e tocar em "avançar" até que chegue à página de login, onde é possível criar a sua conta de maneira rápida e prática, ficando pronto para utilizar a plataforma de testes em pouquíssimo tempo.
Após todo o processo de cadastro e login, você precisará autorizar o acesso do GameBench a algumas informações, já que por não exigir root o aplicativo precisará ser conectado ao computador para que a instalação seja concluída, além de precisar de acesso às estatísticas de uso do Android para medir corretamente a taxa de quadros por segundo e outros dados de consumo.
A primeira permissão requisitada é justamente a de acesso às estatísticas de uso, bastando selecionar o GameBench na lista e ativar a permissão. Após isso, será necessário ativar a depuração USB para que a instalação possa ser finalizada pelo desktop, e então você já estará pronto para o próximo passo.
Assim que a depuração USB é ativada você é levado novamente à tela inicial do GameBench, onde é exibido o link para o site em que você encontrará o programa que deve ser baixado em seu computador. O arquivo possui apenas pouco mais de 28 MB, e não realizará nenhuma instalação em seu desktop, servindo apenas como ponte para que os comandos possam ser enviados ao smartphone para concluir a configuração do app.
Chegou a hora de colocar a mão na massa, mas calma, é tudo bem mais fácil do que parece. Para realizar a configuração final do GameBench basta conectar o seu dispositivo ao computador pela porta USB e abrir o programa, aceitando caso algum tipo de aviso apareça no Windows.
Neste momento será exibido um alerta na tela do smartphone sobre a conexão USB, bastando permitir o acesso por depuração para que todo o processo seja concluído automaticamente, podendo então ser retirado o cabo assim que o aviso da conclusão for exibido na tela do computador.
Agora que você já está com o aplicativo devidamente instalado e configurado, chegou a hora de usá-lo, mas antes você precisa escolher quais dos seus jogos você irá utilizar na ferramenta. Para isso, basta tocar no símbolo "+" no canto inferior-esquerdo e selecionar os títulos desejados, tocando novamente no símbolo "+" que desta vez está no canto superior-direito.
Para remover algum jogo da lista é só seguir o mesmo procedimento, tocando no símbolo "-", selecionando os títulos e confirmando o processo.
Com todos os seus jogos favoritos adicionados à lista do GameBench, basta tocar no botão de reprodução para que o título comece a ser executado, porém na primeira vez em que isto é feito você recebe um aviso sobre o funcionamento do botão flutuante de "stop", responsável por encerrar a atividade da ferramenta e organizar os dados coletados no painel.
Sobre o painel, existem duas versões. A primeira delas é no próprio aplicativo, onde temos informações de maneira resumida mas que já entregam muito sobre o desempenho dos jogos, como taxa de quadros por segundo, expectativa de autonomia da bateria, e consumo de CPU, RAM e GPU, além de ser possível abrir gráficos com a linha temporal da execução para que você saiba exatamente os momentos responsáveis pela queda na taxa de quadros.
A segunda é na web, algo que é melhor de ser feito no próprio computador do que no smartphone. Nela você tem ainda mais informações, incluindo um ranking do desempenho de acordo com todos os títulos e até mesmo todos os aparelhos em que você utilizou a sua conta GameBench, algo muito útil para comparativos posteriores de performance.
Agora que você já sabe como utilizar o GameBench em seu smartphone Android, existem alguns pontos a serem destacados. O primeiro deles é que a conta gratuita possui limitações, sendo a principal delas a possibilidade de utilizar o app para medição por apenas 30 minutos por mês, o que faz usuários convencionais praticamente desconsiderarem o uso para conferir autonomia de bateria, pois isto demanda ao menos 15 minutos de execução.
O segundo é com relação aos outros tipos de conta disponíveis, sendo possível adotar uma conta premium ou uma conta empresarial. A conta premium possui um limite mais amplo de tempo, enquanto a conta empresarial possui acesso ilimitado, suporte especial e até mesmo a possibilidade de solicitar que novas funções sejam incluídas na ferramenta, o que obviamente faz com que ela seja a mais cara.
Infelizmente, ou felizmente, o preço da assinatura é estimado de acordo com a demanda de cada usuário, sendo necessário entrar em contato com os desenvolvedores do GameBench por meio da página dedicada para que você informe a finalidade para a qual gostaria de utilizar a ferramenta, e só então descubra quanto será cobrado para que você seja plenamente atendido.
E você, conhece alguma outra ferramenta para medir fps em jogos sem acesso root e que entregue tantos detalhes sobre o consumo? Deixe-nos seu comentário aí embaixo e não esqueça de assinar o nosso canal no YouTube para ficar por dentro dos próximos testes com o GameBench!
Roteiro, gravação e produção por Wallace Moté.
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários