
Android 13 Out
16 de outubro de 2017 3
Depois de abandonar o mercado de hardware, a BlackBerry começou a investir somente em software e acabou por licenciar sua marca para terceiros. Com isso, a empresa começou a investir também no seu departamento de propriedade intelectual para evitar que algumas empresas infrinjam as suas mais de 40 mil patentes.
Após esse novo redirecionamento da empresa, a BlackBerry começou a se envolver em duras e agressivas disputas judiciais e uma delas inclusive foi com a Qualcomm que acabou perdendo US$ 3 bilhões após disputas de royalties. Agora, em mais uma dessas disputas, a Google foi obrigada a intervir devido a agressividade da companhia canadense em conseguir dinheiro com esses processos.
No ano passado, a BlackBerry processou a Blu, conhecida por produzir smartphones Android de baixo custo, por supostamente usar 15 de suas patentes em seus smartphones sem pagar royalties. Dentre essas patentes estão coisas gerais como a transmissão de sinais, mensagens com horário, um sistema de desconexão de bateria, entre outros.
A estratégia da BlackBerry é muito parecida com o que fazem os conhecidos trolls de patente e isso acabou por chamar a atenção da Google. Com isso, a gigante das buscas questionou seis dessas patentes no escritório de patentes dos Estados Unidos, o USPTO. Em resposta, o órgão se manifestou dizendo que o Google tinha "grande probabilidade" de ganhar a invalidação de quatro delas.
Com isso, a BlackBerry recuou na disputa e anunciou um acordo extrajudicial em troca de "pagamentos contínuos", mas não revelou nenhum detalhe sobre valores. Com isso, a Blu se livrou de uma dor de cabeça gigantesca que poderia ter caso o processo tivesse seguido adiante. Ainda mais porque a empresa possuí menos de 1% de participação no mercado de smartphones e qualquer condenação poderia significar a falência da companhia.
Agora resta aguardar para saber qual será a próxima companhia a ser processada pela BlackBerry por infração de patentes. Vale lembrar que é esperado que um dos smartphones com a marca da canadense chegue ao Brasil ainda neste mês.
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários