LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Primeiras impressões do Android Oreo 8.1 beta | Vídeo do TudoCelular

01 de novembro de 2017 30

Enquanto você espera o Android 8.0 Oreo ser lançado para o seu smartphone, Google inicia os testes com a versão 8.1 do sistema. A atualização foi liberada nos últimos dias para aqueles inscritos no programa de teste e permite que os entusiastas tenham acesso a novos recursos e melhorias presentes nesta atualização do Oreo.

Antes que você fique animado achando que verá uma infinidade de novidades, esta atualização é apenas incremental. Aqui temos pequenas melhorias que foram estreadas com a linha Pixel 2, mas que estará presente para os modelos da geração anterior e também para os modelos da linha Nexus que forem contemplados com esta versão.

Easter egg

Quando o Android Oreo foi lançado ele veio com uma animação de um polvo. Inicialmente acreditava-se que o nome do sistema seria Android Octopus, mas eis que Google decidiu investir em um nome mais comercial, felizmente.

Agora na beta do Android 8.1, quando toca várias vezes na versão do sistema aparece o biscoito Oreo com a marca do robozinho. No entanto, ao tocar e segurar no novo easter egg, ainda é exibida a animação do estranho polvo.

Widget de calendário

O Pixel 2 vem com um novo widget de calendário na tela inicial do Android. Agora este widget também está disponível para os aparelhos com acesso à beta do Oreo 8.1. Ele é bastante simples e exibe apenas o dia da semana por extenso, dia do mês e também a temperatura da região.

Ao tocar nele é aberto o app Agenda da Google. Ao tocar e segurar no widget é possível escolher exibir os eventos do app de agenda e também as informações sobre o trânsito.

Transparência

A gaveta de apps e a tela de atalhos do sistema ganharam um pequeno efeito de transparência que permite ver o papel de parede por trás. Este nível de transparência é bastante suave, mas a cor branca por padrão ainda é predominante no Android Oreo.

Infelizmente, o launcher da Google não permite selecionar o nível de transparência, como vemos no Nova Launcher, por exemplo.

Interface escura

Para quem não curte o tom claro do Android Oreo agora é possível ter um sistema escurecido na tela inicial, gaveta de apps e atalhos do sistema. Para isso, basta usar algum papel de parede com fundo preto.

Infelizmente, o menu de configuração do Android ainda continua com fundo claro. De qualquer forma, você não sofrerá mais ao usar o aparelho no escuro.

Barra de navegação

Agora no Android 8.1 Oreo a barra de navegação fica na cor branca quando o usuário acessa a tela de configuração do sistema. Na versão 8.0 a barra sempre ficava preta não importando o que estivesse aberto no celular. No entanto, na tela inicial ainda temos a mesma transparência de antes.

Outra mudança está nos botões virtuais do acesso. Agora eles ficam mais apagados depois de alguns segundos. Sempre que você toca em algum deles os botões voltam a acender.

Apps recentes e menu de gestos

Ao entrar em Apps e Notificações no menu de configuração do Android verá que os apps usados recentemente ficam no topo. O Oreo 8.1 exibe apenas os cinco últimos usados, mas é um recurso interessante e que ajuda a poupar tempo.

Os gestos de controle do Android mudaram de lugar no Oreo 8.1 Agora o menu de gestos pode ser encontrado na opção Sistema, ficando ainda mais fácil de encontrá-los e fazer qualquer alteração.

Menu de reinicialização

Ao segurar o botão de ligar/desligar por dois segundos temos acesso a um novo menu de energia no Pixel 2. Esta novidade agora está presente para todos os smartphones com a versão 8.1 do Oreo. O menu é exibido no canto direito, o que fica mais fácil acessar as opções de reiniciar e desligar.

Por fim, as animações de inicialização e encerramento do Android Oreo também foram reformuladas com o Oreo 8.1. No entanto, smartphones de empresas que contem com Android modificado trarão suas próprias animações de boot.

Mais betas por vir

A versão final do Android 8.1 só sai em dezembro. Até lá Google lançará mais algumas betas com outras novidades e pequenas melhorias para o seu sistema operacional móvel. O TudoCelular analisará todas as atualizações a serem lançadas para trazer as novidades para vocês.

O Google Pixel 2 XL ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

30

Comentários

Primeiras impressões do Android Oreo 8.1 beta | Vídeo do TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas