LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Vire um mestre da fotografia com essas dicas para aproveitar o efeito bokeh no Pixel 2

08 de novembro de 2017 2

O telefone celular há muito jé deixou de ser apenas um dispositivo para você fazer ligações ou mandar mensagens para seus amigos e familiares de onde estiver. Hoje, os smartphones fazem praticamente de tudo, e um dos quesitos que apresentou maior evolução nos últimos 10 anos foi a câmera.

Hoje, é muito comum você sacar o celular do bolso para tirar uma foto qualquer. E ainda esperar que ela tenha qualidade incrível, melhor do que as câmeras fotográficas analógicas do fim do século passado. Mas, por melhor que o sensor e o software de um aparelho seja, sempre há como melhorar a qualidade de suas fotografias.

A Apple vive publicando vídeos com dicas para tirar maior proveito da câmera do iPhone. O TudoCelular já deu algumas dicas para aproveitar melhor as câmeras do Galaxy Note 8, também. Agora, é a vez do Google passar alguns truques para melhorar as fotos em modo retrato no Pixel 2/2 XL.

1. Aproxime-se

De acordo com o Google, essa é a dica mais importante. Diz a gigante das buscas que o ideal é ficar bem próximo do objeto da sua fotografia para conseguir aquele efeito bokeh mais bonito, com o fundo desfocado de maneira elegante.

2. Mantenha distância do objeto da foto e do fundo

É difícil conseguir um fundo borrado se ele estiver muito próximo do objeto da foto. É uma questão de ótica, tudo o que estiver próximo ou em uma distância parecida com o objeto da imagem estará quase tão focado quanto o objeto.

3. Toque o objeto

Essa dica vale para todos os cenários, queira você uma foto com fundo desfocado ou apenas uma imagem bonita de um vaso, um prato de comida, ou mesmo de um grupo de pessoas. Quase todos os smartphones hoje permitem que você toque na tela para informar onde está o objeto de interesse da foto.

Isso ajuda não apenas a câmera a entender o que deve ficar focado, mas que área deve ser priorizada na hora de equilibrar a luz. Essa dica é muito útil especialmente se o objeto estiver à frente de um fundo que seja foco de muita luz, como uma janela, por exemplo.

4. Deixe o objeto na frente

Parece óbvio, certo? Mas você terá mais desfoque e bokeh mais bonito se o seu objeto se destacar e estiver claramente em primeiro plano.

O efeito funciona melhor com o fundo da foto, não tanto com objetos à frente, que podem atrair a atenção do sensor e “roubar” o foco na hora do clique.

5. Mude a sua perspectiva

Um ângulo de visão único adiciona interesse visual a suas fotos, como nos exemplos acima. Desça para a altura dos olhos de uma criança ou animal, ou clique de cima para enfatizar formas e componentes gráficos em um objeto.

6. Lembre-se da regra dos terços

Uma das recomendações mais clássicas na fotografia diz que você deve aproveitar linhas de grade de 3x3 e tentar sempre inserir o objeto da foto em uma das linhas ou em um local onde duas se cruzam para conseguir uma composição mais bacana. O Pixel 2 tem esse recurso da grade, é só ativar nas configurações da câmera.

7. Faça o simples

Evite colocar muitos detalhes na composição da foto, pois eles vão competir pela atenção do objeto de interesse. “Você pode evitar esse problema ao preencher o quadro ou tirar foto com fundos limpos”, recomenda o Google.

8. Entre na linha

Outra recomendação da gigante das buscas é usar e abusar de linhas na composição da foto. “Procure por linhas, como tijolos, azulejos, escadas ou grades de edifícios. Linhas podem ampliar a sensação de profundidade”, observa a fabricante do Pixel.

9. Iluminação é tudo

Quem gosta de fotografia sabe que luz é sempre bem vinda para garantir o melhor clique. Nem sempre podemos controlar a quantidade de iluminação em um ambiente, mas podemos escolher ambientes com luz boa para tirar as melhores fotos.

Em ambientes externos, procure a melhor luz mudando sua posição ou a orientação da câmera, reposicionando objetos, ou tirando fotos na sombra (especialmente ao meio-dia). As nuvens são nossas amigas, pois criam uma luz mais suave e difusa. À noite, tente iluminar seu objeto pelo lado com a lanterna do celular de um amigo.

10. Evite multidões

Fotos em modo retrato ficam melhores quando não tem um grupo muito grande de pessoas na foto, de modo que todos fiquem mais ou menos à mesma distância da câmera. Então, evite o efeito bokeh quando for tirar foto dos colegas de classe, da turma da faculdade, na selfie da família…

Esperamos que essas dicas ajudem. A maioria não vale apenas para fotos com efeito bokeh, e também servem para outros smartphones. Com elas, talvez você consiga emplacar uma fotografia em nossa sessão de fotos dos leitores.

  • O Google Pixel 2 XL ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Google Pixel 2 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

2

Comentários

Vire um mestre da fotografia com essas dicas para aproveitar o efeito bokeh no Pixel 2

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas