
Android 17 Jan
No fim de 2017 nós mostramos que um vírus que infectava smartphones Android conseguia invadir até mesmo o Telegram e mais recentemente também vimos que uma brecha permitia com que hackers conseguissem espionar conversas no WhatsApp.
Agora, de acordo com a Kaspersky, pesquisadores conseguiram descobrir um malware que afeta smartphones Android e usa métodos sofisticados para espionagem. Chamado de "Skygofree" a ameaça consegue usar cinco falhas diferentes do sistema para obter acesso root e driblar a segurança do software.
Com isso, o malware consegue tirar fotos, capturar vídeos, obter registros de chamadas, e ler mensagens de texto. Além disso, ele busca detectar a localização exata do dispositivo, conectar o dispositivo infectado a uma rede Wi-Fi controlada por hackers, e até mesmo tirar uma fotografia do usuário com a câmera frontal do aparelho.
A ameaça ainda vai além e consegue ler conversas de aplicativos criptografados usando o serviço de acessibilidade do Android. Assim ele consegue identificar e ter acesso a todas as conversas feitas dentro do WhatsApp e de outros aplicativos como: Viber, Facebook Messenger e Skype
De acordo com a Kaspersky, o malware foi encontrado no fim de 2017, mas ele já existe desde 2014. A empresa de segurança também alerta que ele se espalha quando o usuário baixa aplicativos falsos que prometem melhorar a velocidade da internet.
Por enquanto, o Skygofree não foi encontrado em aplicativos da Play Store, mas ele já fez algumas vitimas na Itália. Isso porque segundo a Kaspersky, ele foi criado pela empresa italiana Negg Internacional, companhia que atua no ramo de espionagem, sendo a sua ferramenta mais poderosa.
Vale lembrar que, para evitar ameaças do tipo, é recomendado ter sempre uma solução de segurança instalada (e atualizada) no seu celular, não baixar apps de fora da Play Store e tomar cuidado ao baixar aplicativos de desenvolvedores desconhecidos.
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários