
Android 16 Jan
Você provavelmente já passou por diversas situações onde pensou que seria o momento com as condições perfeitas para você ser roubado, mas conseguiu sair com o celular ileso. Mas você também deve ter imaginado que isso nunca aconteceria com você em plena luz do dia em uma rua movimentada quando chega alguém e furta o seu tão querido smartphone que demorou tanto tempo para você configurar e - ainda mais importante - pagar.
Bom, seja como for, o problema está feito: você não tem mais celular e precisa desativá-lo o mais rápido possível ou então encontrar a sua localização para enviar à polícia. O que você faz? Primeiro lê este artigo e logo depois faça exatamente o que está aqui.
Uma das mais práticas,simples e diretas formas de procurar pelo seu celular - caso você tenha perdido ou realmente alguém tenha roubado - é acessar o site oficial da Google: google.com/android/find. Chamado de Encontre Meu Dispositivo, o serviço se conecta à sua conta da Google para identificar o smartphone e onde ele está.
Entretanto, a própria empresa afirma que para utilizar o recurso é necessário que o seu aparelho antes esteja ligado, conectado à internet via dados móveis ou Wi-Fi e com o GPS ligado. Em alguns smartphones as fabricantes desativam a função de desligar o dispositivo apenas pressionando o botão de energia, sendo o portador que estiver com o celular forçado a utilizar a senha para desativar o smarphone (a Samsung, por exemplo, exige a senha para desativar o Wi-Fi, o GPS e próprio aparelho).
O site é bastante intuitivo e fácil de se utilizar, podendo reproduzir o som, bloquear ou realizar a limpeza definitiva do seu celular.
Você também pode baixar o aplicativo para Android e ter acesso às mesmas funcionalidades do site. Para isso, basta clicar aqui ou então procurar por Localizar o Meu Dispositivo na Google Play Store.
Antigamente (e isso tem pouco tempo, na verdade) era necessário que você precisasse anotar o número de IMEI do seu dispositivo para só então apagar o dispositivo e poder inutilizá-lo para a pessoa que roubou. Agora (desde 2014), basta você entrar em contato com a sua operadora e pedir o bloqueio do aparelho.
É possível ainda realizar o bloqueio diretamente da delegacia de polícia enquanto você estiver realizando o boletim de ocorrência, facilitando o processo e te dando menos dores de cabeça, mas diferente do primeiro recurso, essa forma vai inutilizar o seu smartphone com Android.
Nem sempre é possível evitar um roubo ou furto, mas muitas vezes podemos nos precaver de tais acontecimentos. Andar com fones de ouvido em locais desertos, andar sem prestar atenção ao seu redor e usar o celular corriqueiramente a noite na rua e andar mexendo no dispositivo em bairros que você não conhece são práticas que deve evitar.
Caso você saiba que voltará tarde, leve um celular secundário sem informações importantes e que não te dê prejuízo caso seja roubado.
Infelizmente, em um país onde a segurança pública e a educação são instituições deixadas de lado pelo nosso próprio governo e recebem pouquíssimo investimento, temos que nos precaver da forma que for possível e evitar que danos maiores ocorram. E se ainda assim você for roubado, não resista. Melhor você ficar sem celular do que sem a vida, concorda?
O segundo TudoCelular Ensina de 2018 está começando e será voltado totalmente para dicas de uso no Android. Comente logo abaixo o que você está achando de nossas dicas e diga o que você ainda quer ver por aqui! Confira também as mais populares matérias do TudoCelular Ensina de 2017 clicando aqui.
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários