
Android 24 Jan
30 de janeiro de 2018 34
A Alcatel, que há poucos dias lançou o Verso, seu novo smartphone de entrada, acaba de decepcionar milhares de clientes e fãs da marca ao redor do mundo com uma polêmica decisão.
Como sabemos, diversos fabricantes estão portando seus apps nativos para a Google Play Store, para facilitar sua atualização, e reduzir a quantidade de códigos a serem implementados em uma nova versão do Android, acelerando, dessa forma, a liberação de novas builds.
Apesar de isso ser, no papel, uma coisa boa, no caso da marca em questão, teve um 'efeito colateral' extremamente negativo.
Os apps da Alcatel como, por exemplo, a Galeria (que teve seu nome alterado para Candy Gallery), agora não são mais desenvolvidos pela empresa, e sem pela 'Hi Art Studio'.
Com a mudança no desenvolvedor, o app, antes gratuito, foi transformado em um adware (spamware), ou seja, começou a exibir anúncios — sim, dentro do próprio app de galeria da marca.
Diversos clientes da marca ficaram irritados e decepcionados com a decisão; além do mais, em vez de pedir permissão apenas para acessar o armazenamento, o app de Galeria agora pede diversas permissões, inclusive para acessas SMS, localização e até mesmo ter acesso à identidade do usuário.
O aplicativo de Calendário, Clima/Tempo e o Launcher oficial da marca também foram transformados em spamware/adware, exibindo os mais diversos tipos de anúncio, prejudicando a experiência de uso.
A boa notícia é que todos esses apps podem ser desativados, e substituídos por alternativas sem propagandas.
Por exemplo, é possível usar o Google Fotos para gerenciar sua biblioteca de imagens, bem como o Calendário da Google, um launcher alternativo, etc. — nessas horas a versatilidade do Android ajuda bastante.
A Alcatel ainda não deu declarações sobre sua nova estratégia com os apps; vamos aguardar um posicionamento oficial da empresa.
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários